CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O SONO DOS SEUS SONHOS - 15 DICAS PARA DORMIR BEM

"15 dicas infalíveis para dormir com os anjos."

"Dormir bem à noite é essencial para que você esteja com o pique lá em cima durante o dia, sem falar na saúde. Um sono inadequado pode estar relacionado com desequilíbrios hormonais reguladores do apetite, maiores taxas de incidência de diabetes e hipertensão arterial, dentre outros problemas.

Para que você fique com o pique e a saúde lá em cima, Solange de Oliveira Saavedra, gerente técnica do Conselho Regional de Nutricionistas - 3ª Região, e Rosa Hasan, coordenadora do Departamento de Sono da Academia Brasileira de Neurologia, fizeram um roteiro do caminho para um sono melhor.

1 - Crie uma rotina

Estabeleça um horário fixo para acordar e dormir, mesmo aos finais de semana. Evite também aquela soneca depois do almoço

2 - Escolha atividades próprias para se acalmar

Ler – seja um livro, revista ou jornal – antes de dormir é ótimo. Outra boa opção é ouvir um pouco de música lenta, instrumental, bem baixa, para você relaxar antes de ir para a cama.

3 - Tome um bom banho antes de deitar
Na hora de dormir, ao invés de ir direto para a cama, tome um banho morno para relaxar. Se for um banho de banheira então, melhor ainda.

4 - Faça exercícios
Saúde é essencial para ter um sono ótimo. Então, trate de fazer exercícios! Só preste atenção no horário, pois ir à academia de noite pode ter o efeito inverso e atrapalhar seu descanso.

5 - Deixe os problemas fora do quarto
Não vá dormir pensando no que tem para resolver no dia seguinte. Faça uma lista de todos os problemas pendentes e livre sua mente disso.

6 - Café, açúcar e outros estimulantes só durante o dia

Bebidas com cafeína, assim como excesso de açúcar e outras substâncias estimulantes irão deixá-la mais alerta e aumentar a ansiedade. Se consumidos no fim da tarde, podem dificultar o sono.

7 - Use o quarto só para dormir
Ao assistir TV ou, pior, trabalhar no quarto, você induz sua mente a pensar que aquele não é só um local de descanso, interferindo na qualidade do seu sono.

8 - Para o jantar, só comidas leves
Faça a última refeição pelo menos duas horas antes de dormir, para não sobrecarregar o seu corpo. Carnes magras, folhas, sopas, arroz ou batata em pequenas quantidades são ideais.

9 - Crie um ambiente correto

Seu quarto deve ter uma temperatura agradável e estar sempre limpo. É bom deixá-lo o mais escuro possível durante a noite e evitar os ruídos ao máximo.

10 - Fuja das bebidas alcoólicas
Reduza o consumo de álcool, pois embora você se sinta mais relaxada depois de beber um pouco, os efeitos são percebidos pouco tempo depois: ronco e sono instável.

11 - Atenção redobrada ao travesseiro e colchão
O apoio para a cabeça e para o corpo interfere no seu sono e na sua postura. Escolha itens de qualidade, que não sejam nem duros nem macios demais.

12 - Aposte na receita da vovó
À noite, beba um copo de leite morno ou um chá de ervas. O leite contém triptofano, uma proteína indutora natural do sono. As infusões de camomila e de melissa também têm o mesmo efeito.

13 - Reduza as horas na frente da TV e do computador
Há quem consiga pegar no sono assistindo televisão, mas o melhor é evitá-la, assim como o computador. Os eletrônicos podem mantê-la em estado de alerta, retardando a indução do sono.

14 - Diga não aos remédios
A menos que sejam receitados por um médico, não faça uso de tranquilizantes, ansiolíticos e soníferos.

15 - Não vá para a cama sem sono
Se, ao deitar, você demorar mais do que 15 minutos para dormir, levante-se. Revirar-se na cama a deixará ainda mais ansiosa, se preocupando em conseguir adormecer."

(Fonte: Revista Zero, Juliana Bellegard, Símbolo Imagens, Estrela Guia e Uol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário