CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

POLÍCIA DO SUSHI

Preocupados com a qualidade da culinária japonesa que vem se espalhando pelo mundo, os principais sushi chefs do Japão, reunidos numa associação, resolveram lançar uma campanha internacional que levará à emissão de certificados para estrangeiros que preparam sushis.

Outras campanhas semelhantes - defendidas pelos japoneses que dizem querer preservar a reputação de sua gastronomia e atacam adaptações feitas no exterior - já foram muito criticadas e apontadas como uma espécie de "polícia do sushi".

Mas os sushi chefs, que promoverão seminários internacionais, dizem estar preocupados principalmente com a falta de higiene, que pode levar à intoxicação alimentar, transformando o peixe cru num alimento perigoso.

O chef Masayoshi Kazato disse à agência France Presse: "A maioria dos restaurantes fora do Japão prepara sushi na mesma cozinha em que faz os pratos de carne. E não é higiênico trabalhar com peixe cru numa cozinha onde não há água constantemente escorrendo para a limpeza", criticou. Segundo ele, é importante ensinar a maneira correta de limpar e cortar o peixe, para evitar a proliferação de bactérias.

Os seminários começarão por Cingapura e também serão realizados em cidades como Londres, Los Angeles e São Francisco.

(Fonte: Cláudia Sarmento - Lá Fora/O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário