CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

DOCUMENTO MILITAR DOS EUA REVELA INTENÇÕES MILITARES NA AMÉRICA DO SUL

"Um documento oficial da Força Aérea dos Estados Unidos causou espanto na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira. Descoberto pelo deputado José Genoino, o texto teve uma tramitação comum nos órgãos democráticos americanos: foi enviado ao Congresso Nacional dos EUA como defesa da liberação do orçamento para construção e manutenção de sete bases militares norte-americanas na Colômbia."

"O problema é que o documento, de acordo com parlamentares brasileiros, extrapola o nível de atuação política normal de um país em uma região. Nele, a construção das bases na America do Sul é justificada como "uma oportunidade única para uma gama completa do operações numa sub-região crítica de nosso hemisfério, onde a segurança e a estabilidade estão permanentemente ameaçadas pelo narcotráfico patrocinado por insurgências terroristas, governos anti-Estados Unidos, pobreza endêmica e desastres naturais recorrentes".

Em parágrafo mais adiante, o texto se refere novamente à região inteira nas ações militares: “relacionamento de forte esquema de segurança também oferece oportunidade para conduzir operações de amplo espectro sobre a America do Sul para incluir a capacidade de mitigar as operações contra o narcotráfico”, afirma o texto.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), grupo terrorista com estreitas ligações com o narcotráfico, controlam uma parte do território e mantém uma guerra com o governo da Colômbia por 40 anos. O governo colombiano acusa o governo de Hugo Chávez de ter uma relação de ajuda ao grupo terrorista. O Plano Colômbia, que regula a cooperação militar entre Estados Unidos e Colômbia, é teoricamente apenas para enfrentar o tráfico de drogas.

Recentemente, uma crise se instalou entre os países da região e a Colômbia, após a informação de que os Estados Unidos iriam instalar as sete bases militares na Colômbia. A parte do texto que pode provocar maior reação política é que se refere a operações em toda a America do Sul. O presidente colombiano Álvaro Uribe esteve no Brasil para explicar ao presidente Lula que as bases americanos serviriam apenas para proteção colombiana na luta contra o narcotráfico."

Leia o texto na íntegra (em .pdf)

(Fonte: Matheus Leitão - IG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário