CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

CASA GIRATÓRIA

De longe, esta casa, localizada em New South Wales, na Austrália, parece não trazer nenhuma novidade. Não há nada na fachada, por exemplo, que a justifique numa manchete de jornal. Mas, chegue mais perto e observe o tablado sobre o qual o imóvel está construído. Pois bem. É por ele que a chamada Rotating House gira 360°. A partir de um painel de computador, os moradores controlam a velocidade e os momentos em que ela deve ser rotacionada.

Criada pela família Everingham, a casa, de 24 metros de diâmetro e três cômodos, tem estrutura octogonal e está amparada por um grande círculo no chão, que gira movido a motor elétrico. Todos os quartos estão conectados ao núcleo central de encanamentos e fiação da casa. Para fazer a propriedade acompanhar o sol, um mecanismo é acionado por dois motores não maiores do que uma máquina de lavar e é controlado por meio de uma tela touch screen na sala de estar. O tempo para concluir a rotação pode variar entre 30 e 120 minutos. Tudo vai depender da vontade do morador.

A idéia nasceu quando os vizinhos dos Everingham manifestaram a vontade de mudar a posição de sua casa. Foi a partir daí que Luke Everingham, engenheiro de som, começou a planejar a criação de seu imóvel rotativo.

- Imediatamente comecei a pensar: peso? A casa média pesaria cerca de 20 a 30 toneladas, ou cerca de 1 tonelada por metro quadrado. O peso não seria difícil. Forma? O prisma retangular convencional não seria apropriada. Depois de experimentar desenhos em diferentes escalas, fiquei agradavelmente surpreso com o formato octogonal - revelou Luke, em seu site.

Para começar, o engenheiro buscou materiais leves e que não elevassem o custo final da casa. Depois de uma década de pesquisa, Luke chegou a uma estrutura de aproximadamente 50 toneladas com paredes externas de vidro e aço. A construção custou 888.638 dólares australianos.O projeto foi concluído em março de 2006.

No site da casa, há um espaço dedicado aos que têm interesse em construir uma casa giratória como a dos Everingham. E o morador pode rotacioná-la quando bem desejar. Por exemplo, quando o sol do meio dia bater na janela do quarto ou mesmo se desejar ter outra paisagem

(Fonte: O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário