CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A MILITARIZAÇÃO DAS POLÍCIAS

Gendarmerie, Scotland Yard, II Carabinieri, Polícia Nacional Portuguesa, Guardia Civil espanhola, Polícia Montada Canadense são polícias militarizadas mundialmente reconhecidas e que prestam um serviço bastante eficiente.

Até o Estados Unidos estão começando a militarizar as polícias: “Dois estados norte-americanos iniciarão no próximo ano uma reforma as suas políticas de segurança pública, que são atualmente a padrão dos EUA”.

O Estado de Washington e o Distrito de Colúmbia, onde se localiza a capital do país, iniciarão no próximo ano a militarização da polícia estadual, de acordo com o modelo brasileiro das Polícias Militares Estaduais.

De acordo com a regra geral americana, as polícias são municipais e civis, divididas em Departamentos de Polícia, nas grandes cidades, ou em Departamento do Xerife nas pequenas.

Agem com policiamento ostensivo e fardado (ou não) e têm hierarquia, no entanto, não há a cultura militar, com cadeia de comando e a hierarquia e disciplina como bases.

Os principais motivos que levaram a tais medidas, de acordo com os dois estados, são o melhor atendimento às situações de segurança pública.

Havendo um comando mais forte, uma cadeia de comando firme e uma disciplina rígida, o que não existe em uma organização civil, tem no meio militar, um atendimento rápido e eficiente.

De acordo com o Chefe de Polícia BilI Donstway, do estado de Washington, “uma organização militar atua de forma muito mais eficiente nas necessidades da segurança pública, com menos casos de corrupção, atendimento a situações e tomadas de decisões mais rápidas”.

Diz também que “a divisão em companhias e batalhões com comandos próprios, mas ligado ao comando general — onde entra a hierarquia e linha de comando — propicia uma organização infinitamente maior no policiamento ostensivo e preventivo”.

Para ele é um equívoco dizer que a cultura militar é incompatível com o atendimento à comunidade civil, para ele é uma questão de educação do policial e uma cobrança firme de disciplina.

Segundo ele, truculência policial existe tanto na policia de organização civil como na militar, em ambas, se não for bem educado, o policial pode vir a achar que é melhor que os cidadãos. “É uma questão de educação”, finaliza.

A decisão dos dois estados é uma reviravolta e uma surpresa, que foi elogiada por muitos intelectuais e organizações americanas, e pode vir a gerar uma onda no país.

Foi fato inesperado também no Brasil, uma vez que vários intelectuais e ONGs defendiam a desmilitarização das PMS tendo como prisma a organização policial dos EUA.”

(Fonte: France Press. Por e-mail do Alexandre Coronel)

Um comentário:

  1. Precisa haver educação do policial,desmilitarizar a policia é uma das maiores bobagens já inventadas por essas ONGs,que na hora do aperto pedem ajuda de militares,a policia militar precisa sair da sombra do Exército,o PM não é um soldado de infantaria.

    ResponderExcluir