CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

LEVARAM O GENERAL

"Nem a praça que fica em frente ao 23º Batalhão de Caçadores do Exército escapou da ação de ladrões. O busto de bronze do general Sampaio e as placas de inauguração do local foram roubados

Tinha tudo para ser um local seguro: movimento intenso, vigilância nas proximidades e um quartel do Exército bem pertinho. Mas não é. A praça General Sampaio, localizada em frente ao 23º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro e entre as avenidas dos Expedicionários e Treze de Maio, no Bairro de Fátima, não escapou dos ladrões.

O busto de bronze do General Sampaio e duas placas, uma de inauguração e outra comemorativa, também de bronze, que decoravam o local, sumiram do dia para a noite. A população responsabiliza o 23º Batalhão. “Isso é uma vergonha. Levaram o busto do general nas vistas do Exército”, reclama o comerciante Luiz Carlos de Oliveira, 64, morador do bairro.

Para ele, que não soube precisar quando o busto foi roubado, a falta de segurança na praça é um problema constante. “Não tem guarda municipal por aqui. Não tem soldado. Ninguém vigia nada”. O proprietário da banca que fica na praça, Francisco Freitas Lopes, 33, conta que o busto desapareceu “da noite pro dia”. “A gente não soube identificar quem roubou. Anda todo tipo de gente por aqui”, diz.

Para ele, o roubo aconteceu, por conta da falha na segurança do local. Segundo Francisco Lopes, a praça tem se tornado um lugar perigoso. Muitas pessoas que tradicionalmente se reuniam lá, no fim da tarde, para jogar xadrez deixaram de ir por medo de assaltos. Segundo ele, além da insegurança, moradores de rua e catadores utilizam o lugar para dormir e fazer comida.

O oficial de Relações Públicas do 23º Batalhão de Caçadores, tenente Sílvio de Paiva, apesar de lamentar o roubo, que, segundo ele, ocorreu há mais de um ano, diz que a praça é de responsabilidade da Prefeitura. “A relação que temos é com aquele que deu o nome à praça”, cita. Conforme ele explica, o terreno, na década de 1980, foi cedido pelo Exército à Prefeitura para melhorar o fluxo de veículos na avenida.

Ele garante que o 23º Batalhão já tentou cobrar uma solução da Prefeitura, por meio de ofícios. “Fazer mais do que isso seria intromissão”, diz. Quanto ao busto, ele disse que, caso a Prefeitura solicite, o Exército poderá analisar como fazer a reposição.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Regional IV (SER IV), a Prefeitura planeja recuperar o busto e prometeu entrar em contato com o 23º Batalhão. Conforme a assessoria, a Prefeitura já realizou diversas abordagens na praça, com os moradores de rua e catadores, sem sucesso.

Já a segurança será reforçada pela Guarda Municipal com a inclusão do local na ronda de uma viatura que fica em frente à Igreja de Fátima,. A assessoria disse que desconhecia as ocorrências na Praça General Sampaio.

SAIBA MAIS

QUEM FOI?

- General Antônio Sampaio nasceu em Tamboril, município do interior do Ceará, em 1810. Em 1830, alistou-se voluntariamente no Exército. Na Batalha de Tuiuti, durante a Guerra do Paraguai (1864-1870), foi atingido três vezes pelo inimigo. Por conta dos ferimentos, faleceu a bordo do navio que o transportava para Buenos Aires. Em reconhecimento a sua atuação no Exército Brasileiro, General Sampaio foi escolhido como patrono da Infantaria.

ANTES.

Começo dos anos 90, surge a Praça General Sampaio, na avenida 13 de maio, em terreno doado pelo Exército. Pompas e solenidade para colocação do busto militar cearense.

HOJE.

A peça de bronze foi arrancada de onde estava por ladrões. Sem problemas com a proximidade do quartel do Exército, levaram ainda duas placas de bronze."

(Fonte: O Povo - Por e-mail do Castelo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário