CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

CORRIDA PRESIDENCIAL BRASILEIRA 2010 - FENÔMENO MARINA SILVA FAZ AUMENTAR PROCURA DE FILIAÇÃO NO PARTIDO VERDE. É A ONDA VERDE

"A onda verde que ganhou força com a provável candidatura presidencial da senadora Marina Silva pelo PV parece ter chegado de vez em Pernambuco. A repercussão de uma terceira via encabeçada pela ex-ministra de Meio Ambiente gerou impacto imediato no diretório estadual do Partido Verde em Pernambuco, onde já cresceu a procura de pessoas interessadas em filiar-se à legenda da moda.

O presidente estadual da sigla e um dos principais articuladores da possível adesão de Marina Silva ao PV, Sérgio Xavier, disse ter registrado um movimento espontâneo de pessoas que se identificaram com a nova diretriz da legenda, baseada da defesa do desenvolvimento sustentável e da independência partidária. "Eu tenho recebido muitas ligações, e-mails, mensagens no celular e até perguntas no twitter (rede social na internet) de pessoas que estão interessadas em saber como é possível participar das atividades do partido. Trata-se de um interesse espontâneo de pessoas que não procuram o partido visando obter interesses pessoais no futuro", disse ele.
Comparando com outras legendas maiores, o PV ainda tem um estrutura modesta no estado, mas a direção está reestruturando os 77 diretórios locais para preparar o partido para 2010. O número de filiados ainda é desconhecido pelo diretório estadual, que vem apostando na internet para atrair adeptos, uma vez que no site do partido é possível registrar filiação sem sair de casa. Hoje, os verdes contam com 33 vereadores e um deputado estadual (Lucrécio Gomes) em Pernambuco.

Vice-presidente estadual da sigla, o vereador do Recife Daniel Coelho lembra que o "movimento de refundação do PV" começou em dezembro do ano passado, quando a antiga direção local da legenda caminhava para uma adesão ao governo do estado e foi trocada por um grupo que defende a independência do partido. O estopim do "motim interno" foi o apoio à candidatura de Cadoca (PSC) a prefeito do Recife. "A imagem era de um partido como todos os outros. Hoje, temos um projeto bem definido. Aconteceu uma reaproximação de quadros que estavam afastados e estamos sendo procurados por pessoas interessadas nesse projeto, especialmente por professores, ambientalistas e estudantes", disse Coelho.

Candidatos locais - Além de Marina Silva na dianteira nacional, a chapa verde deve contar com candidatos próprios a governador e a senador por Pernambuco. "Teremos palanques completos nos estados e chapas proporcionais atraentes", reforça Daniel Coelho, que descarta a coligação com partidos alinhados nacionalmente com as candidaturas a presidente pelo PT ou PSDB.

Se o discurso verde parece cada vez mais oportuno, na prática o partido terá que superar várias dificuldades, como o pouco tempo disponível no horário eleitoral da TV (cerca de 2 minutos) e a dependência do "fator Marina" para emplacar a candidatura própria. "Existem outros partidos da periferia (política) que têm procurado a gente. Afinal, o nome de Marina anima, motiva", afirma Sérgio Xavier, sugerindo uma composição com siglas pequenas paramontar uma chapa competitiva.

Apesar de ter confirmado a sua saída do PT, a senadora Marina Silva só deve registrar a filiação ao PV durante um encontro nacional do partido, marcado para o próximo dia 30 de agosto, em São Paulo."

(Fonte: André Duarte, Correio Braziliense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário