CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sábado, 15 de agosto de 2009

RESPOSTA AO AMIGO LEITOR - SURPRESA NO DIA DO SOLDADO?

Coronel Bessa,
Qual a surpresa que o Sr. acha que irá ocorrer na Policia Militar do nosso Estado no dia do Soldado que foi veiculado no editorial do programa "Rota 22", edição do dia 14/08/2009?

Lhe faço essa pergunta, embora eu saiba que o Sr. talvez nem tenha tomado conhecimento da notícia, mas porque prestigio muito suas opiniões acerca de qualquer tema, principalmente se ligado à area da segurança pública. Independentemente do que seja, essa é opinião minha: algo precisa ser feito para que esse governo passe a respeitar uma instituição que completará 175 anos de existência e de relevantes serviços prestado ao povo cearense. percebe-se que os nossos Oficiais estão desiludidos com a institução.

Uma boa parte deles, embora ame muito a Corporação, estão buscando um caminho para contornar essa montanha de desistímulos que o atual governo colocou nos seus caminhos. Esses Oficiais tem uma carga horária estafante como todo o restante da tropa, e, ainda recebem simultaneamente dois ou até três procedimentos (IPM, Sindicância, Inquérito Técnico ou Conselho de Disciplina ou de Justificação) simultaneamente. As diligências são feitas fora dos seus horários de trabalhos ou expedientes.

Como se pode ver, com uma carga horária dessa dificilmente sobrará tempo para raciocinar e encontrar que tipo de resposta deva ser dada no dia 25/08/2009. Mas há, certamente inteligências nesses homens o suficiente para demonstrar que eles merecem ter suas dignidades respeitadas. Sei que muitos oficiais não estão comandando nenhuma Unidade Operacional, e alguns destes estão doido para comandar uma delas. A verdade é que nenhum deles, estejam no cargo ou não, estão satisfeitos com o tratamento recebido pelo atual governo. Diante dessa realidade, o que fazer? Essa é a pergunta. Que tal, no dia indicado, todos os Oficiais comandantes de unidades operacionais da capital e do interior do Estado colocar seus cargos à disposição e pressionar para que nenhum outro Oficial queira assumir o cargo disponibilizado?

Qual a opinião que vossa inteligência indica como caminho a ser seguido pela classes diante dessa situação?

Resposta ao Leitor:

Prezado (a) Leitor (a)!

Não. Não tive conhecimento da matéria, nem do quem vem para nós no dia do Soldado (25 de agosto), nem assisti o Programa citado. Mas confesso que nos quase nove meses que convivi com o atual Governador, enquanto Comandante Geral da PMCE em 2007, fiquei convicto de que Sua Excelência é bem intencionado. Não é pelo fato de haver sido exonerado, que vou deixar de reconhecer o mérito do Chefe do Executivo ou deixar de agradecer pelo convite à época. Mas em atenção a sua pergunta, acho que boas notícias para nossa tropa seriam:


1) A implantação do Subsídio (prevista na CF e no Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará), que é uma batalha nossa desde 1999, antes de todas as demais categorias, mas só estendido até agora para os Policiais Civis, Médicos da Saúde, Defensores Públicos e Procuradores do Estado;

2) A edição de uma nova LEI DE ORGANIZAÇÃO BÁSICA (deixamos a minuta pronta, tendo chegado até a ALEC e não sei aonde repousa atualmente), pois hoje somos uma Corporação com Corpo e Cabeça distintos, uma espécie de "Frankstein".

3) A implantação do Plano de Saúde e a transformação do nosso HPM num Hospital Referência;

4) Novos concursos para Oficiais Combatentes, de Saúde, Capelães, de Administração e para os Complementares (criado em 2006) e o recrutamento para mais 3000 praças;

5) Criação de novos Colégios da Polícia Militar (deixamos três em vistas:01 em Maracanaú, com a ajuda do Prefeito Roberto Pessoa; 01 em Sobral e outro em Juazeiro do Norte);

6) A distribuição dos novos 1600 PMs nas 168 cidades que não foram atendidas ainda pelo RONDA;

7) A universalização do novo fardamento, haja vista que a atual distribuição é lenta e burocrática;

8) A criação de Unidades Administativo-financeiras para as OPMs do interior até o nível Companhia;

9) Mais cargos comissionados, pois a Polícia Civil dispõe de mais de 500 e a PMCE só 61;

10) A revisão urgente do Estatuto, do Código Disciplinar e do Código de Vencimentos, para reavivar as Promoções, os Cursos, o atendimento Biopsicossocial para os nossos "descamisados" (temos oficiais e praças nas "masmorras" do 5º BPM, em casa - na "geladeira" - e outros em tratamento médico etc.), a implantação da Bolsa Incentivo, do Auxílio Moradia, a "extinção" do bico...

...por aí.

Em 2006 votei no Governador Cid e 80% da minha família também, não pensando em ser Comandante da PM, pois isso nunca passou pela minha cabeça. Pois já havia sido bondade do então Governador Lúcio Alcântara haver me convidado para Comandante Geral Adjunto em 2006 (com sessenta dias entreguei o cargo) e em 2007 passei 257 dias como Comandante Geral a convite do Governador Cid Gomes. Pensando, independente disso, numa Polícia Militar forte, acreditada, prestigiada, justa, trabalhadora...

Tenha certeza que em 2010, meu voto, o seu talvez, e de toda a sociedade cearense, será pesado pelas atitudes tomadas ou não pelo atual Governo (lembre-se que o Governador não Governa só, nós também somos responsáveis, devemos colaborar ao máximo naquilo que for bom, legal e justo! Até se indignando quando necessário, pois a indignação é o princípio fomentador da CIDADANIA).

Quanto a esse "negócio" de entregar cargo, fazer operação "padrão", operação "tartaruga", greve, não concordo. Devemos é trabalhar e escrever para os nossos gestores dizendo a verdade, com respeito e ética. E cobrar documentalmente "interna corporis", e na Justiça, se necessário, e fundamentalmente nas URNAS. Temos que agir politicamente também...

Lembre-se: tudo com respeito, renúncia, tolerância, resignação, trabalho, perseverança e DEUS no coração, pois ele está no comando de tudo.

Um forte abraço e obrigado por haver feito tão interessante pergunta...


ATUALIZADO às 19h43 do dia 16/08/2009:

Leitor (a) Pergunta se não fui contraditório na resposta anterior, haja vista que postei a matéria abaixo em janeiro deste ano. dizendo o seguinte:

"...Entristece, entretanto, é ver outras dificuldades que estamos passando e o silêncio contagiar todos nós. Mais grave ainda é observarmos hoje a Corporação tomando rumo diferente daquilo que defendemos, vendo a mesma ser utilizada como um instrumento personalíssimo, do qual não sabemos aonde querem chegar.

E ainda oficiais e praças vítimas de assédio moral e tratamento excludente e desumano. Desapareceram os princípios da ampla defesa, do contraditório, da presunção da inocência...


Estão padronizando a Corporação por baixo, tornando-a meramente policial, sem padrões doutrinários e até com a extinção da mística e do padrão militar estadual.


Por outro lado, estão dotando-a de ferramentas excepcionais, como as hilux, mas que sequer podem ostentar o brasão e o nome da própria Corporação (PMCE). Portam ostensivamente um nome genérico: POLÍCIA.


As "polícias" existentes dentro da própria PMCE separa, divide, imprime disputa e sacrifica ambos os lados. Tipos, processos, modalidades, ou seja, as variáveis do policiamento devem existir, mas polícias distintas dentro da própria PMCE não.


Destruir nossa APMGEF, por exemplo, é uma forma cruel de submeter a Corporação ao capricho dessas pessoas e fruto das suas inexperiências profissionais para a área.


Queremos sim melhores tecnologias, meios logísticos, formação e instrução de qualidade, mas antes queremos dignidade, respeito pessoal, respeito institucional, promoções, cursos, condecorações, fardamentos, salários justos (cadê o subsídio?) e a preservação do status quo constitucional de MILITAR ESTADUAL. Quem comandará a formação de nossos futuros oficiais militares estaduais nessa nova e genérica Academia?


Por outro lado, gastam-se milhões com poucas coisas, quando a carência permeia nossos destacamentos, postos de serviços, quartéis, etc, faltando o óbvio: papel, caneta, papel higiênico, bobina de fax, xérox, GLP, alimentação, água, vales, dentre outros.


E pior, em nossas casas faltam mais vagas nas escolas, assistência odontomédica, jurídica e a certeza de uma reserva com vida ainda para desfrutá-la e poder continuar fazendo o bem.

Mas existe esperança, porque existe Deus e pessoas como você...
"

Resposta ao Leitor:

Prezado (a) Leitor (a)!

Não tiro nenhuma vírgula do que foi citado. O que estou dizendo é que achei e ainda acho o Governador bem intencionado. Se ele ainda não fez mais do que esperávamos, tenho esperança que ele faça... Também não vou deixar de citar o que não foi feito e ou o que foi feito como "politicagem" ou algo que considero "errado". Quanto ao atual estágio em que se encontra a segurança pública e a Polícia Militar do Ceará, continuo pensando como antes.

Agora, avanço houve, mas temos que avançar muito mais...
O Programa RONDA, por exemplo, foi um avanço, se há algo que merece ser realinhado, que seja.

Não é questão de "hipnose" ou vítima da avalanche de propaganda oficial do Estado" como o nobre companheiro colocou em seus cometários. Sempre fui convicto dos meus pontos de vistas e defendo eles onde quer que esteja, até perante o Governador, mas sempre pedindo a DEUS que seja verdadeiro, justo e ético (DEVER SER). E se errar, também peço a DEUS humildade e oportunidade para reconher.

Se você quer saber se estou satisfeito com o atual estágio da Segurança Pública e da nossa Polícia Militar do Ceará, a resposta é NÃO. Mas vamos torcer para tudo dá certo...

Obrigado pelos comentários e um forte abraço !

Nenhum comentário:

Postar um comentário