CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ EXPÕEM INSATISFAÇÃO SALARIAL

"Oficiais da PM expõem insatisfação salarial."

"Grupo de coronéis denuncia quebra de hierarquia na Polícia Militar, diante de salários equiparados entre soldados do Ronda do Quarteirão e tenentes. Eles reclamam que policiais do programa não têm contato com superiores e cometem faltas graves.

Um protesto silencioso e revertido em benefício da população, com a doação de sangue ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Essa foi a forma que policiais militares encontraram para reivindicar melhores salários e condições de trabalho. Com a doação, por lei, eles têm direito a obter atestado e tirar um dia de folga. A atividade ordeira, porém, teria como pano de fundo uma insatisfação que estaria preocupando oficiais do alto escalão da Polícia Militar.

Durante encontro recente em que participaram vários desses oficiais, sob a condição de anonimato, relataram ao O POVO a existência da quebra de hierarquia, com a desvalorização de militares de alta patente dentro da própria corporação. Segundo os oficiais, é grande a insatisfação do grupo com a política de segurança pública no Estado. “Mesmo os oficiais que têm de defender na imprensa essa política de desvalorização dos oficiais sabem o que se passa na Polícia Militar”, comentou um coronel.

A desvalorização, de acordo com o grupo de oficiais, se dá por meio de uma defasagem salarial, além da ausência de oficiais no programa Ronda do Quarteirão. “Quase sempre é um tenente ou um capitão à frente de muitos soldados, mesmo assim sem acompanhamento constante da tropa. Isso faz com que os novos soldados não adquiram o elo com os oficiais superiores (majores, tenentes-coronéis e coronéis). O resultado são faltas graves de conduta, como na troca de plantão, em que policiais repassam armas e conferem a munição na frente de cidadãos”, ressaltou um tenente-coronel.

Sobre a defasagem salarial, os oficiais reclamam que soldados do Ronda estariam ganhando acima de subtenentes e até tenentes, ao se submeterem a uma escala que, segundo o grupo, não seria adequada ao exercício militar.

A insatisfação dos oficiais seria notada até mesmo pelos próprios comandados. De acordo com um representante da categoria dos cabos e soldados, que pediu para não ser identificado, o Governo do Estado criou a expectativa de que o policial iria ter orgulho de estar na corporação. Mas hoje, ressalta, o salário dos policiais no Ceará é um dos piores do Brasil. “Como o policial pode se orgulhar dessa situação?”, questionou.

O relações públicas da PM, major Marcos Costa, disse ao O POVO que o comando desconhece qualquer insatisfação dos oficiais. Já o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, afirmou que vê o movimento com uma certa preocupação, pois não deixa de ser uma “indisciplina mascarada de legalidade”. O secretário disse ainda que aguardará o andamento das manifestações, pois acredita que não haverá uma maior adesão. “A Polícia tem deficiências, mas em salário não. Para realidade da região, estamos pagando bem”."

(Fonte: Jornal O Povo)

4 comentários:

  1. Cel Bessa, o sr como oficial superior, confirma que há insatisfação no seio do oficialato?

    ResponderExcluir
  2. ESPERO QUE LEIA MEU COMENTÁRIO
    prezado coronel, acredito q a sua insatisfação é por ter q ver 1 policial ñ tremer ao vê-lo, ver o policial mais amparado por 1 melhor salário (mesmo ñ sendo o salário adequado, ainda), aceite a situação, os tenentes e capitães de hoje serão os bons oficiais superiores de amanhã!
    OBS.: em momento algum o soldado ganhará 1 salário igual ao de 1 oficial, os oficiais ocupam cargos de confiança e por estes, "por sua confiança", recebem gratificações, sem falar em agencias bancárias, alimentação, ajudas para "manutenção das companhias", BLÁ, BLÁ, BLÁ etc,... chegam a triplicar o salário,... que tal lutar pela desmilitarização?

    ResponderExcluir
  3. Nao concrdo com o comentario do rp sobrinho,sou praça(1ºSgt)e tambem sinto no bolso,sou superior ao cb e sd, mais nao no QS(dinheiro)o qual seria antes o encentivo de promoçao.

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo rp sobrinho,a desmilitarizaçao nao vai tira a disciplina e respeito pelo o superior,em todo lugar tem hieraquia de posto ou de chefia,prova disso e a guarda civil municipal.

    ResponderExcluir