CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sábado, 29 de agosto de 2009

BLOGOSFERA POLICIAL BRASILEIRA CRESCE E ATRAI INTERESSE DA UNESCO

"Trata-se de um fenômeno ainda recente e pouco visível, mas a caminho de tomar grandes proporções – como toda boa ideia nascida na internet. O seu apelido é “blogpol”, mas pode chamá-lo de “blogosfera policial”.

Já há hoje 74 blogs mantidos por policiais – militares ou civis – dedicados a discutir temas como criminalidade, violência e segurança pública, mas também, com frequência, mergulhar no próprio mundo para falar de política salarial, autoritarismo e corrupção policial.

Este número exato (74) é o primeiro resultado de uma pesquisa inédita, recém-concluída, mas ainda não divulgada, sobre “o fenômeno da multiplicação dos blogs”, nas palavras da socióloga Silvia Ramos, coordenadora do CESeC (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania), ligado à Universidade Cândido Mendes, no Rio.

Sinal do interesse que o assunto desperta, a pesquisa, coordenada por Silvia e pela jornalista Anabela Paiva, conta com o apoio da Unesco, o órgão das Nações Unidas dedicado à educação, ciência e cultura.

“Acreditamos que a blogosfera policial traz possibilidades transformadoras para a área, por oferecer canais inéditos de diálogo entre forças de segurança e destas forças com outros segmentos da sociedade”, diz Anabela. A pesquisa constatou três tipos de blogs: os que se dedicam à crítica das corporações e políticas de segurança, os que fazem prestação de serviços (informações sobre concursos, por exemplo) e os que usam a ferramenta para expressar opiniões variadas, em busca de diálogo com outros blogs.

Em resumo, observa Anabela, estamos testemunhando a construção de um novo espaço de identidade política e intelectual para os policiais, “algo notável em forças em que a expressão de opiniões costuma ser controlada por rígidos regimentos internos”.

(Fonte: Maurício Stycer - Ig).

CIVITATE - BLOG DO CORONEL BESSA

ESTÁ NA BLOGOSFERA POLICIAL


O CIVITATE com sete meses de operacionalização na WEB - www.coronelbessa.blogspot.com, já registrou mais de 150.000 acessos e consta na site da BLOGOSFERA POLICIAL (ONU-UNESCO, SENASP, YAHOO, GOOGLE, CESeC, CAMPUS PARTY, FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA etc.): http://blogosferapolicial.com.br/.

No TWITTER - twitter.com/coronelbessa, em trinta dias já registramos mais de 5.000 acessos.

Juntos por uma SEGURANÇA PÚBLICA GLOBAL !

(Fonte: http://www.coronelbessa.blogspot.com e htttp://twitter.com/coronelbessa)

Um comentário:

  1. Gostei do seu espaço, vim de sampa para conhecer... rsrsrsrsrs, boa sorte!

    Fernanda

    ResponderExcluir