CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

USUÁRIOS DE REDES SOCIAIS SÃO OS QUE MAIS USAM E-MAIL, DIZ PESQUISA

"Ao contrário do que se esperava, os sites de relacionamento e redes sociais fomentam a comunicação por correio eletrônico em vez de a substituírem."

"Embora as redes sociais sejam uma alternativa prática de comunicação pessoal, seus usuários “engajados” passam mais tempo lendo e escrevendo e-mails do que quem não as utiliza, diz o estudo divulgado ontem no blog da empresa de pesquisas Nielsen.

A teoria aceita até então era a de que aderir às redes poderia levar à diminuição do uso dos e-mails, devido a estudos passados sobre o aumento gerado no consumo de mídia social.

Para comprová-la, os pesquisadores da empresa dividiram a população online em 4 grupos, de acordo com o nível de utilização de mídias sociais. Em seguida, avaliaram o tempo de utilização de e-mails de cada um, pelo período de um ano, para então comparar os que consomem esse tipo de mídia com aqueles que não o fazem.

Após a análise dos dados, a Nielsen descobriu que, ao contrário do que pensavam, as redes sociais possuem usuários que utilizam muito o e-mail, especialmente os highest users. Uma das explicações possíveis é a quantidade de e-mails enviados pelos próprios sites (como é o caso de Facebook e Orkut), que, dependendo das configurações, lotam a caixa do usuário. Os pesquisadores acreditam também que os laços entre as pessoas criadas nas redes muitas vezes são estendidas aos e-mails, assim como às conversas telefônicas e encontros reais.

O site de notícias da CNET afirma que a empresa pretende aprofundar o estudo para descobrir se estas relações seriam as mesmas em diferentes grupos demográficos e comportamentais."

(Fonte: Nielsen, Geek - Nátaly Dauer e Ig Tecnologia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário