CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

TRÁFICO DE COCAÍNA ATRAVÉS DE SUBMARINO

"Guatemala apreende 10 toneladas de cocaína em submarino."

"A polícia da Guatemala, em operação conjunta com os Estados Unidos, anunciou, nesta quinta-feira, a apreensão de um submarino que transportava até 10 toneladas de cocaína da Colômbia - um recorde no país centro-americano.

Os policiais suspeitam que a embarcação levava a droga para traficantes no México, especializados no contrabando de cocaína para os Estados Unidos. Essa quantidade de droga pode ser comercializada por US$ 200 milhões.

Quatro homens foram presos na operação - três colombianos e um mexicano.

O correspondente da BBC em Medelín Jeremy McDermott disse que a apreensão revela como os cartéis colombianos estão se tornando mais sofisticados e ambiciosos na construção de submarinos "caseiros" e também como este meio de transporte está se tornando o favorito no tráfico da Colômbia para o mercado americano.

Segundo McDermott, os traficantes colombianos estão cada vez mais usando os submarinos para o transporte de grandes quantidades de drogas, já que os aviões são localizados com mais facilidade e os barcos pesqueiros, iates e containeres são revistados regularmente.

Os submarinos, que navegam em baixa profundidade, são difíceis de serem detectados por radares convencionais.

Construídos com fibra de vidro, eles funcionam com motor a diesel e são montados em florestas e mangues da costa do Pacífico na Colômbia. Cada embarcação custa até US$ 1 milhão e são perfurados para que afundem após a entrega da droga."

(Fonte: BBC Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário