CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

PETROBRÁS MOBILIZA AGRICULTORES EM QUIXADÁ - CE

“A Petrobras Biocombustível e o Ministério do Desenvolvimento Agrário promovem nesta quarta-feira, 28/10, em Quixadá (CE) o Encontro de Mobilização para a Safra 2009/2010. O objetivo é incentivar os agricultores familiares das regiões de atuação da empresa a produzir oleaginosas, como a mamona e o girassol, no âmbito do programa de suprimento de matéria-prima para a produção de biodiesel.

Este é o quarto encontro de uma série. O primeiro foi realizado em Montes Claros (MG) e reuniu 300 produtores de oleaginosas. O segundo ocorreu em Irecê (BA), com a participação de 550 agricultores familiares, e o terceiro no município de São Raimundo Nonato (PI) para 107 agricultores.

A Petrobras Biocombustível tem, no Ceará, contratos com 22.356 agricultores familiares, mas a meta é chegar a 30.700 famílias. Para isso, a empresa desenvolve um programa destinado a estimular o mercado agrícola regional, que vai desde a prestação de assistência técnica ao fornecimento de semente certificadas, passando pela viabilização da logística para o transporte da produção.

Além de firmar contratos com prazo de cinco anos, negociados com as entidades de classes dos agricultores familiares, a Petrobras Biocombustível garante a compra da produção, sempre a preço de mercado ou pelos valores estabelecidos no Programa de Grantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF), caso se apresentem mais vantajosa ao produtor.

Paralelamente ao incentivo à produção, a empresa iniciou a compra de grãos produzidos pelos agricultores na última safra. Foram adquiridos até agora 67.581 quilos, de 281 produtores de oleaginosas em Quixadá.

A cerimônia na cidade cearense terá a presença do presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, e do representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário Marco Antônio Leite, coordenador de Biocombustíveis da Secretaria da Agricultura Familiar.

(Fonte: Agência Brasil no Portal O Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário