"A maior parte das fraturas dos idosos ocorre dentro de casa, mais especificamente no banheiro, e durante o dia. Os dados são de uma pesquisa feita por ortopedistas em vários hospitais do Rio de Janeiro e serão apresentados no 41º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, neste sábado, no RioCentro. Foram ouvidos 174 idosos com mais de 65 anos que sofreram fraturas, sendo que do total 75% eram mulheres: quase 30% quebraram o fêmur; 52% sofreram a queda em casa; e 18% caíram no banheiro.
- O fato de a maioria ser mulher chama a atenção para o problema da osteoporose. Outro ponto que merece ser levado em conta é que a maioria dos tombos foi durante o dia, o que nos leva a concluir que deve ter sido na hora do banho. Deixar o banheiro um local mais seguro é fundamental - explica o presidente do congresso, Renato Graça, que diz que o asilo de idosos Lar de São Francisco, no Rio, será reformado com base no que deve ser a "casa segura" a partir de recursos arrecadados pela comissão social do evento.
As medidas para tornar um lar seguro devem começar por escolher piso antiderrapante para o banheiro, não ter degrau na entrada do box, usar barras laterais no box do chuveiro e preferir vasos sanitários mais altos, que exijam menos esforço do idoso para se levantar.
- E, na casa, os móveis devem ser sem quina, com curvas arredondadas - explica o especialista.
Os locais onde também ocorreram tombos com frequência foram no quintal da casa e no quarto."
(Fonte: Simone Intrator, O Globo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário