CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

IDOSOS - CUIDADOS COM ACIDENTES DOMÉSTICOS

"Maior parte das fraturas dos idosos ocorre dentre de casa, diz pesquisa."

"A maior parte das fraturas dos idosos ocorre dentro de casa, mais especificamente no banheiro, e durante o dia. Os dados são de uma pesquisa feita por ortopedistas em vários hospitais do Rio de Janeiro e serão apresentados no 41º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, neste sábado, no RioCentro. Foram ouvidos 174 idosos com mais de 65 anos que sofreram fraturas, sendo que do total 75% eram mulheres: quase 30% quebraram o fêmur; 52% sofreram a queda em casa; e 18% caíram no banheiro.

- O fato de a maioria ser mulher chama a atenção para o problema da osteoporose. Outro ponto que merece ser levado em conta é que a maioria dos tombos foi durante o dia, o que nos leva a concluir que deve ter sido na hora do banho. Deixar o banheiro um local mais seguro é fundamental - explica o presidente do congresso, Renato Graça, que diz que o asilo de idosos Lar de São Francisco, no Rio, será reformado com base no que deve ser a "casa segura" a partir de recursos arrecadados pela comissão social do evento.

As medidas para tornar um lar seguro devem começar por escolher piso antiderrapante para o banheiro, não ter degrau na entrada do box, usar barras laterais no box do chuveiro e preferir vasos sanitários mais altos, que exijam menos esforço do idoso para se levantar.

- E, na casa, os móveis devem ser sem quina, com curvas arredondadas - explica o especialista.

Os locais onde também ocorreram tombos com frequência foram no quintal da casa e no quarto."

(Fonte: Simone Intrator, O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário