CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

AVIÃO DA FAB QUE ESTAVA DESAPARECIDO É ENCONTRADO NA AMAZÔNIA

"O Comando da Aeronáutica informou no início da tarde desta sexta-feira que 9 das 11 pessoas que estavam a bordo do avião modelo C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB), que desapareceu na quinta-feira pela manhã, com 11 pessoas a bordo, sobreviveram e passam bem. Ainda de acordo com a FAB, há um desaparecido e indícios de um possível óbito.

O C-98 - que transportava 7 funcionários da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e quatro militares - foi localizado na manhã desta sexta-feira por integrantes da tribo Matis, em meio à Floresta Amazônica. Segundo a FAB, o avião pousou no Rio Ituí, afluente do rio Javari, entre as Aldeias Aurélio (da Tribo dos Matis) e Rio Novo (da Tribo dos Murugos).

"O Comando da Aeronáutica iniciou, imediatamente, uma operação para o resgate, envolvendo as aeronaves que já estavam encarregadas nas buscas", diz um trecho da nota divulgada pela FAB.

No total, oito aviões - sete da Força Aérea e um do Exército - participam da operação de resgate. São dois helicópteros H-60L BlackHawk, um helicóptero HM-3 Super Cougar (Exército), um KC-130 Hércules, um SC-95 Bandeirante, dois C-105 Amazonas e um R-99.

No fim da manhã, foi divulgada a lista com os nomes dos sete passageiros e dos quatro tripulantes da aeronave. Segundo a FAB, os militares são: Carlos Wagner Ottone Veiga (1° tenente), José Ananias da Silva Pereira (2° tenente), Marcelo dos Santos Dias (suboficial), e Edmar Simões Lourenço (1° sargento).

Já os passageiros foram identificados pela Funasa como: Diana Rodrigues Soares (técnica). João de Abreu Filho (técnico), Jositéia Vanessa de Almeida (enfermeira), Marcelo Nápoles de Melo (técnico), Maria das Dores Silva Carvalho (técnica), Maria das Graças Rodrigues Nobre (técnica) e Marina de Almeida Lima (técnica).

Aeronave emitiu sinal de alerta após a decolagem

O avião desapareceu na manhã de quinta-feira, quando fazia um voo entre Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM). A aeronave dava apoio à Operação Gota, do Ministério da Saúde, de vacinação de comunidades indígenas.

À noite, a FAB informou que o avião emitiu sinal de alerta 58 minutos após a decolagem. O sinal foi captado pelo Salvaero. Ainda segundo a FAB, "eram boas as condições meteorológicas no horário do desaparecimento da aeronave".

O modelo C-98 Caravan foi desenvolvido no início dos anos 1980 nos Estados Unidos para transporte de pequenas cargas e passageiros em curtas distâncias. No Brasil, é utilizado desde 1987 em tarefas de apoio, utilitárias e de evacuação aeromédica. Também é usado pelo Correio Aéreo Nacional e em ações cívico-sociais do Exército."

(Fonte: O Globo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário