CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

domingo, 7 de março de 2010

POLICIAIS FLAGRADOS ESPANCANDO HOMEM


"DC flagra policiais militares espancando homem desarmado em Florianópolis."

"Tapas no rosto, golpes pelo corpo com cassetete e um pedaço de pau. O homem está sem arma, dominado e com os braços para trás. Não demonstra nenhum tipo de reação. Os agressores são policiais militares. Estão fardados e usam um carro da Polícia Militar. Após a sessão de violência, que dura 10 minutos, vão embora como se nada tivesse acontecido.

A cena de violência foi testemunhada na manhã de sexta-feira (05/03) por uma equipe do Diário Catarinense no bairro Coqueiros, parte Continental de Florianópolis - SC.

Dois policiais militares chegam a um casebre na rua José de Alencar com a Parati de placas MHC-9934. Batem na porta. Um morador sem camisa aparece, conversa com o policial e chama outro homem, que sai da casa vestindo camisa branca e bermuda laranja.

Os dois são levados para os fundos da pequena residência. O que está sem camisa é liberado. O de camisa branca, não. Daí em diante, o que se vê é um espancamento brutal, sem nenhuma reação. A reportagem registrou a cena em 141 fotos.

À tarde, o DC telefonou para o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) para pedir informações sobre o que havia acontecido de manhã no bairro Coqueiros.

O oficial responsável informou que a única ocorrência atendida naquele horário na região foi às 8h12min. Não tinha nada a ver com a rua José de Alencar. Foi em um condomínio no bairro Itaguaçu, perto de Coqueiros, onde um homem de bermuda branca estaria armado em uma atitude considerada suspeita.

Horas depois da agressão, a reportagem encontrou o homem alvo dos militares. Estava trancado em sua casa. Falou rapidamente com a equipe mantendo a porta entreaberta. Sobre os golpes que levou, disse apenas que tinha ocorrido "um mal entendido" entre ele e os policiais.

Assustado, afirmou que os militares procuravam um criminoso que teria cometido um abuso, mas não quis dar detalhes. Dizendo-se desempregado, declarou que era inocente, que nunca tinha sido preso e que vive há 25 anos naquele lugar.

Na rua em que mora, catadores de material reciclável costumam fazer triagem do que coletam. Ninguém interveio na agressão.

Secretário critica gesto de violência

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Ronaldo Benedet, estava na sexta-feira no Sul do Estado. Mesmo sem ver as fotos feitas pelo DC, ele prometeu uma investigação rigorosa pela Corregedoria da Polícia Militar contra os militares.

Benedet garantiu que, se houver indícios de abuso, os policiais serão afastados. Ao ressaltar que haverá apuração exemplar, o secretário comentou que não engaveta nenhuma mazela de sua secretaria e que os policiais flagrados terão de dar a justificativa do episódio à Justiça.

— Existem policiais e policiais. Policial bem treinado não faz isso — disse Benedet, para quem violência policial faz parte do que chama de cultura militar do tempo da ditadura, "quando policial agia com violência para dar resposta à sociedade"."

Confira a sequência de fotos da agressão policial (veja melhor utilizando a internet via Mozilla Firefox):

(Fonte: Diogo Vargas - Diário Catarinense)

Um comentário:

  1. Eu como Militar do EB, me sinto enojado por tão terrivel covardia praticada pelo troglodita negro. A pessoa dominada, sem reagir, sendo golpeada compedaços de pau!! A policia tem mandar para rua animais como este que vi nesta cena.

    ResponderExcluir