CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sábado, 6 de março de 2010

CEARÁ - CONSTRUÇÃO DA USINA SOLAR TERÁ INÍCIO AINDA EM MARÇO

“A construção da Usina Solar no município de Tauá terá início ainda no mês de março”. A confirmação foi feita pelo governador Cid Gomes na tarde desta sexta-feira (05/03), durante uma reunião com representantes da MPX Solar, empresa proprietária do novo empreendimento em Tauá, na Região dos Inhamuns. A usina será a primeira unidade na modalidade solar da América do Sul, com capacidade de 1 MW, potência que pode chegar a 5 MW já autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O projeto piloto receberá um investimento de R$ 12 milhões, com apoio do Governo do Estado, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Prefeitura de Tauá.

Segundo Paulo Monteiro, diretor de Novos Negócios e Meio Ambiente da MPX, o Ceará é o único estado da Federação a possuir uma legislação exclusiva para a energia solar. Paulo reforçou que a empresa já está pronta para começar a construção da unidade, com previsão de conclusão até o final de 2010. “O Governo do Estado é pioneiro. Isso faz com que o Ceará não tenha, nos próximos anos, problemas com a falta de energia”, comemorou.

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) já emitiu a licença provisória e nos próximos dias estará emitindo a licença ambiental definitiva para a instalação da usina solar. O primeiro módulo, onde as placas fotovoltaicas vão ser instaladas, terá uma área ocupada de 2 hectares, porém o projeto total chega a 204 hectares. No momento, a MPX está negociando a contratação de painéis fotovoltaicos e dos serviços de construção e montagem de equipamentos. A energia produzida em Tauá será vendida no mercado livre e ligada ao sistema elétrico.

O representante a MPX relatou que Tauá foi escolhida para sediar a usina porque possui os melhores índices solares do Nordeste. “Inclusive o município esta localizado bem próximo à Linha do Equador e esse foi um fator que os técnicos levaram em conta”, disse. Paulo Monteiro confirmou ainda que o investimento em energia solar será uma importante plataforma de crescimento de longo prazo para a MPX. “O preço da energia solar está em trajetória de queda e, no futuro, ela poderá ganhar competitividade em comparação com outras fontes, portanto, ganha a MPX, ganha o Ceará e ganham os usuários”, finalizou. A empresa MPX também é responsável para instalação da usina termelétrica do pecém que tem inauguração prevista para 2011."

(Fonte: Casa Civil - Site do Governo do Estado do Ceará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário