CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

terça-feira, 9 de março de 2010

ALUGUE UM AMIGO

"Quando viaja, Alice Moura (foto acima) foge dos passeios tradicionais. Ao invés de ir aos lugares que todos os turistas se sentem obrigados a visitar, ela prefere procurar aqueles cantinhos escondidos que só quem mora na cidade conhece. A jornalista paulistana gosta tanto desse estilo de viajar que acabou transformando-o em trabalho e criou o site Rent a Local Friend.

O serviço é simples: em vários lugares do mundo, você pode, como o nome sugere, alugar um amigo local para que ele te mostre o melhor que aquela cidade tem a oferecer. Um roteiro personalizado é montado de acordo com seus interesses e você é acompanhado pelo "local friend" durante os passeios.

"Quando você viaja com um amigo que mora na cidade, é sempre mais divertido. Além disso, você não se estressa por não saber a língua, visita lugares bacanas, não entra em roubadas", comenta Alice, que mora atualmente no Rio. Outra vantagem que a jornalista de 27 anos vê nos tours personalizados é a informalidade. "As coisas acontecem de acordo com os interesses da pessoa. Não existe nenhum roteiro fechado e definitivo", completa.

Brincadeira que virou trabalho

Alice conta que a ideia surgiu por acaso. Em 2006, quando fazia pós-graduação em Londres, ela montou o blog Local Life, onde escrevia sobre lugares diferentes que descobria na cidade. "Eram dicas de barzinhos, mercados legais e outros achados do dia-a-dia", conta.

Quando o blog já tinha um ano e meio de vida, a jornalista recebeu um e-mail que inspirou a criação do Rent a Local Friend. "Uma italiana que morava em Londres perguntou se eu poderia levar o irmão dela para um passeio na cidade. Achei o pedido esquisito e, de brincadeira, coloquei um anúncio no blog que dizia "me alugue por um dia", conta Alice. A quantidade de pessoas que se mostrou interessada no serviço surpreendeu a jornalista, que precisou deixar o projeto de lado por falta de tempo.

Depois de terminar os estudos em Londres, em 2008, a paulistana foi a Lisboa passar o verão. Gostou tanto da cidade que acabou ficando por lá. "Anotei todas as coisas legais que conheci em Lisboa e, depois de três meses, tinha praticamente um guia de viagem montado. Foi então que decidi ressuscitar a ideia e criei o site", explica ela.

Para alugar um amigo

Atualmente, vinte cidades no mundo contam com o serviço. As opções vão desde as famosas Paris e Nova York até lugares menos comuns, como Xangai e Nova Délhi. No Brasil, o serviço pode ser contratado em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Existem duas formas de experimentar esse "estilo de viagem", como Alice define: o turista pode contratar um amigo local para passear com ele por um dia ou pode optar somente por receber um roteiro personalizado – nesse caso, o viajante vai sozinho aos lugares recomendados pelo morador local. Independente da escolha, o interessado deverá preencher um formulário com seus dados pessoais, seus hobbies, principais interesses na viagem, expectativas e outras informações que vão ajudar na criação do tour.

Para saber mais detalhes do serviço, acesse o site oficial do Rent a Local Friend."

(Fonte: Carolina Monterisi, iG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário