CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sexta-feira, 12 de março de 2010

AS 12 CHAVES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL


"Desde que Daniel Goleman escreveu Inteligência Emocional, o assunto parece ter encontrado o seu caminho na literatura de sucesso em todo o mundo. Mas o que é exatamente a Inteligência Emocional e porque é tão importante?

Pois bem o “porquê” parece bastante claro. Muitas pessoas acham-se pessoas de sucesso em todas as formas tradicionais (dinheiro, vida social, etc), mas mesmo assim não se sentido satisfeitas. Criar um significado na vida requer necessariamente uma forte componente de relacionamentos entre o indivíduo e tudo o que o rodeia, e para isso é necessária a Inteligência Emocional.

Neste momento a pergunta será, “Mas como é que criamos um forte sentido dessa tal de Inteligência Emocional?”. Vou descrever os doze aspectos envolvidos e também uma breve descrição sobre cada um.

1. Ser consciente: Reconhecer individualmente cada emoção e como é que ocorrem, entender também o porquê daquela emoção. Compreender os seus efeitos (bons ou maus) sobre você.
2. Controle: Resistir aos impulsos, manter a calma mesmo quando o caos prevalece, e pensar sempre de forma ponderada, quando os que o rodeiam não podem
3. Avaliação: Conhecer os seus pontos fortes e as suas fraquezas, aprendendo com os erros, e tentar sempre construir com base no que já tem numa tentativa de se tornar melhor.
4. Visão: Criar um sentido de orientação na sua vida, tentando prever e antecipar problemas, necessidades antes que surjam, e prestando atenção aos detalhes.
5. Criatividade: Pensar sempre mais alem, desenvolver tolerância pela ambiguidade, e mantendo uma abertura à mudança.
6. Inovação: Procurar soluções não convencionais para os problemas, mantendo o espírito aberto à novidade, e aplicando a criatividade em formas práticas.
7. Ambição: Definir metas difíceis mas atingíveis, elevar constantemente a barra em busca da excelência, e alimentando a necessidade de realização sempre que puder.
8. Iniciativa: Dê o primeiro passo quando surge a oportunidade, nunca se retraia apenas porque não é a sua descrição de trabalho, e terá por vezes de flexibilizar as regras quando se tratar de fazer progressos.
9. Caráter: Aceite a responsabilidade pelo seu desempenho individual, adoptando uma abordagem centrada no seu trabalho, e ter a compreensão de que mais ninguém tem a culpa das suas incapacidades.
10. Adaptabilidade: Admita o erro quando falhar, permanecendo flexível diante os obstáculos, e nunca ser demasiado teimoso quando é necessário mudar.
11. Independência: Viver com um inabalável senso de quem você é, de fazer as suas próprias decisões em face da pressão de outros, e não ter medo de agir apesar das enormes dúvidas e do possível risco.
12. Otimismo: Compreenda que todos cometem erros, mas escolha persistir, não importa quantas vezes tenha fracassado, e mantenha sempre a esperança que o sucesso estará ao virar da esquina.

Tenha a consciência que a melhor maneira de mudar um hábito é faze-lo durante um mês e um hábito de cada vez. Comece no topo da lista a trabalhar a sua inteligência emocional ou simplesmente escolha aquele que para si terá maior impacto imediato na sua vida seguindo com o mesmo raciocínio para o seguinte. Lenta mas seguramente, irá começar a ver as mudanças. Desde que reserve algum tempo para gravar estes comportamentos no seu íntimo eles irão permanecer sempre consigo e você sentirá certamente a diferença ao longo da sua vida."

(Fonte: Edgar Pina - Via e-mail Clipagem Sindieventos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário