CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

terça-feira, 6 de outubro de 2009

CRISE NA SEGURANÇA - 28 EXECUÇÕES NO FIM DE SEMANA

"Em apenas um único fim de semana, a Grande Fortaleza viveu "onda" de homicídios, que dobrou o índice do último Carnaval."

"Enquanto o Estado vive uma crise na área da Segurança Pública (um embate entre os delegados da Polícia Civil e o atual secretário da Segurança, Roberto Monteiro), Fortaleza e sua Região Metropolitana sofrem uma onda de assassinatos sem precedentes. No último fim de semana, nada menos que 28 pessoas foram assassinadas, enquanto em todo o período do último Carnaval foram 12 homicídios. No acumulado do ano já são 1.068 execuções na Grande Fortaleza.

Somente no domingo, foram 11 execuções. No Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), em Messejana, onde atualmente funciona de forma provisória o Instituto Médico Legal (IML), o quadro na manhã de ontem era parecido com um período de "feriadão" violento de Carnaval e Ano-Novo. Dezenas de pessoas aguardavam a liberação dos corpos de familiares. Além dos assassinatos, o órgão registrou também 15 mortes por acidentes de trânsito.

Mais uma vez, a maioria dos crimes foi praticada com armas de fogo, 23. Os primeiros registros foram de quatro homens que morreram em hospitais da Capital depois de terem sido baleados. Um deles, não identificado, faleceu no hospital "Frotinha" do Antônio Bezerra. O estudante João Emílio Veras Mota e o operador de caixa Antônio Alves do Nascimento Neto, além do agricultor Valmir Silva dos Santos, morreram no IJF.

No Caça e Pesca, o pintor e ex-presidiário Wellington Pires Bernardo foi morto a tiro. Diego de Oliveira Matos e Sinvaldo da Silva Gomes, vendedor, também foram assassinados no Conjunto Palmeiras e no Centro, respectivamente.

Durante o sábado, mais cinco homicídios. Antônio Pereira da Silva e Paulo Domingos Quintela Júnior foram vítimas de homicídio a bala, nos bairros Dom Lustosa e Conjunto Esperança.

No domingo (4), outros 11 casos. As vítimas foram: Francisco Cláudio Sales (assassinado em Itaitinga), Francisco Raimundo Ribeiro, Edmilson Gomes Rodrigues do Nascimento (na Granja Portugal), Francisco Elvis do Nascimento (em Maranguape), Valdir Sousa Magalhães (em Aquiraz), Francisco Antônio Barbosa da Silva, Raimundo Nonato Ferreira da Silva (Cidade dos Funcionários), Francisco Daniel Freire Maia, Antônio Marcos Silva Holanda, Antônio Pascoal Ferreira dos Santos, Diego Pinheiro do Nascimento, Adriano Procópio da Silva e Lucivaldo de Sousa Santos.

OUTROS

Ontem, mais sete assassinatos foram registrados desde a primeira hora da madrugada até as 6 da manhã. O adolescente Samuel da Costa Alves,15, foi morto, a tiro, nas margens do Rio Maranguapinho; Luciano Santos de Sousa foi fuzilado na Granja Portugal; Jerônimo Luiz do Nascimento Filho foi vítima da violência urbana no Bonsucesso; e José Cândido Lima, em Pacatuba.

No fim da madrugada, o servidor público Raimundo Nonato de Lima foi morto a golpes de faca em Pacajus, sendo o 30º homicídio do ano naquele Município da RMF.

JORNALISMO

Diário apresentou raio X da violência


A crescente violência que domina Fortaleza e sua Região Metropolitana - principalmente em relação aos registros de homicídios e latrocínios - vem sendo revelada pelo Diário do Nordeste em constantes reportagens especiais. Na edição de ontem, o jornal apresentou uma radiografia da criminalidade, apontando os bairros e distritos com maior incidência de óbitos de causas violentas, são os "territórios da morte".

Um desses "territórios da morte" é o Município de Pacajus (a 49Km da Capital), onde, na madrugada de ontem, foi registrado o 30º assassinato do ano, contra somente 13, em 2008.

Em casa

A mais recente vítima foi um funcionário público municipal. Tratava-se de Raimundo Nonato de Lima, 43, que trabalhava como agente administrativo em uma escola da região. Ele foi assassinado, a golpes de faca, dentro de sua residência, na Rua Naídes Costa Menezes, bairro da Aldeia. No dia anterior, Raimundo promovera uma feijoada para os amigos em sua casa. O último a sair do encontro foi um jovem, com pouco mais de 17 anos, que confessou friamente o crime à Polícia, ainda ontem pela manhã.

Segundo o advogado José Maciel Braúna, que estava acompanhando o adolescente na Delegacia Metropolitana de Pacajus, o rapaz contou que não tinha sido convidado para a feijoada, mas só apareceu por lá na noite de domingo.

"A vítima era homossexual e mantinha relacionamento com rapazes jovens. Meu cliente disse ter pedido a ele (Raimundo) uma roupa nova, porque Raimundo havia comprado algumas peças naquele dia. O homem recusou a dar o presente e o jovem quis ir embora, mas foi impedido. Houve uma discussão e o adolescente disse ter dado uma pancada na cabeça de Raimundo, e depois o matou", disse o advogado.

PMs do Ronda prenderam o adolescente ainda na residência, deitado em uma rede."

(Fonte: Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário