CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

COMEÇA O IV FESTIVAL DA LAGOSTA EM ICAPUÍ - CE


"O IV Festival da Lagosta será realizado no período de 2 a 4 de outubro de 2009, em Icapuí, município litorâneo situado ao leste do Estado do Ceará, integrante do Fórum de Turismo e Cultura do litoral leste e inserido no roteiro turístico Rota das Falésias - Cenário de Cores. O Festival é uma promoção da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí – GDTur, com o apoio da Secretaria do Turismo do Estado, do Sebrae e da Prefeitura Municipal de Icapuí.

Na sua quarta edição, o Festival da Lagosta de Icapuí constitui-se em evento estratégico com o propósito de agregar valor ao potencial turístico do município, promover o aumento do fluxo de turistas, divulgar a gastronomia e a cultura locais, gerando oportunidades de abertura de canais de comercialização dos produtos artesanais e incentivando o crescimento e profissionalização do segmento de turismo.

Outro propósito desse evento é estimular a promoção de uma maior integração entre os empresários que formam a cadeia produtiva do turismo de Icapuí, evidenciando a importância do associativismo empresarial e a soma dos esforços em alcançar objetivos comuns – Promover o Destino Turístico “Icapuí”, política atualmente em desenvolvimento sob o patrocínio do MTur, Setur – Ceará e Sebrae.

Na programação do Festival estão previstos cursos de capacitação e qualificação das pessoas que trabalham diretamente com o turismo no município, oficinas especializadas de capacitação para os pescadores artesanais de lagosta, orientando-os na manipulação e conservação da lagosta “in natura”, com o objetivo de agregação de valor ao produto final para obtenção de melhor preço no mercado. Na ocasião ocorrerá mesa redonda de discussão dos problemas em torno da pesca da lagosta, estando prevista a participação do Labomar, Marinha do Brasil, Ibama, Fundação Brasil Cidadão e associações locais de pescadores. Uma outra mesa redonda, com participação da MTur, Setur-Ceará, Setur-Icapuí, GDTur e Sebrae, discutirá um modelo de desenvolvimento sustentável do turismo para o município.

A degustação será o ponto alto do evento, em salão-restaurante com música ao vivo, com pratos à base de lagosta. Mostra de arte e artesanato será apresentada no mesmo local, expondo os saberes dos artesões de Icapuí. Uma mostra itinerante de fotografia – Gente e paisagens de Icapuí, a cargo do fotógrafo Tibico Brasil, dará mais um tom cultural ao evento.

A parte dos shows musicais, na Praia de Barreira das Sereias, contará com chorinho e saxofone ao pôr do sol, concertos de sanfona e violão, música nordestina, forró pé de serra e apresentações de músicos locais. No encerramento está previsto show com artista de prestígio nacional, ainda por definir.

Em Icapuí, terra da lagosta, o mar, no seu verde alencarino, se apresenta com águas de agradável temperatura durante o ano todo, destacando-se no seu cenário o coqueiral sempre verde, os manguezais, dunas e falésias ponteadas de cavernas e areias coloridas."

(Fonte: Carmen Inês - SETUR/CE (0xx85) 3101.4661 no Portal do Governo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário