CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

CIENTISTAS ENCONTRARAM MAIS ANTIGO ANCESTRAL HUMANO, QUE VIVEU HÁ 4,4 MILHÕES DE ANOS

"Uma equipe internacional de cientistas anuncia, na última edição da revista "Science", lançada nesta quinta-feira, a descoberta do mais antigo ancestral humano. O "Ardipithecus ramidus" (ou apenas "Ardi", como foi apelidado) viveu onde hoje é a Etiópia há cerca de 4,4 milhões de anos. O espécime analisado, uma fêmea, é pelo menos 1 milhão de anos mais velha que Lucy, o esqueleto de uma outra espécie, chamada 'Australopithecus afarensis', estudado por muito tempo como o mais antigo esqueleto de um ancestral humano.

Segundo os pesquisadores, a descoberta indica que fornece evidências de que os chimpanzés e os humanos evoluíram de um ancestral comum, há muito tempo. Cada espécie, porém, tomou caminhos distintos na linha evolutiva.

- O elo perdido - o ancestral comum aos humanos e aos macacos de hoje - era diferente de ambos e os macacos evoluíram tanto quanto os humanos a partir desse ancestral comum - disse Tim White, da Universidade da Califórnia em Berkeley, que ajudou a coordenar a equipe de pesquisa.

A criatura de 1,2 metro. Ela tinha uma cabeça semelhante a de macaco e dedos dos pés oponíveis que permitiam que ela subisse em árvores com facilidade, mas suas mãos, pulsos e pélvis mostram que ela caminhava como um humano moderno e não como um chimpanzé ou um gorila.

- "Ardi" é claramente um ancestral humano - relataram os pesquisadores na revista "Science". - E seus descendentes não viraram chimpanzés ou macacos - relataram os pesquisadores na revista "Science".

O estudo genético sugere que os humanos e nossos parentes mais próximos, os chimpanzés, diferenciaram-se há 6 milhões ou 7 milhões de anos, embora algumas pesquisas sugiram que isso pode ter ocorrido há 4 milhões de anos.

- As pessoas meio que assumiram que os chimpanzés modernos não evoluíram muito, que o último ancestral comum era mais ou menos como um chimpanzé e de que a linhagem humana passou por toda a evolução - afirmou White. - Mas "Ardi" é ainda mais primitiva que um chimpanzé - disse White."

(Fonte: O Globo com agências internacionais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário