CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

DIA 1º DE OUTUBRO É O DIA DO IDOSO, VALE UMA REFLEXÃO: O OCASO DA VIDA

"A chegada das pessoas à velhice, sempre tem sido causa de preocupação desde longa data, seja por causa do fator financeiro, seja por causa de doenças.

O professor Raimundo Gomes, diretor da Faculdade de Odontologia, quando lá ingressei, gostava de conversar com os alunos nos intervalos das aulas. Certa vez, cercado de estudantes, ele deu o conselho: ``meninos, quando vocês estiverem começando a vida profissional, qualquer sobra de renda que tiverem façam aplicação. Comprem uma fazenda,b uma casa ou uma casinha, qualquer coisa que possa ser vendida na velhice. Quando ela chega precisamos estar prevenidos. Conheço muitas pessoas que viviam bem, mas que no fim da vida, por imprevidência, terminaram com carência de recursos para as mínimas necessidades, chegando quase à indigência. A velhice é cruel!``. Isto foi dito ainda na década de 40.

O economista professor universitário de São Paulo Steven Kanitz escreveu em junho de 2007 um artigo na revista Veja intitulado ``Aviso aos quarentões``. Nele, o professor Kanitz fez uma porção de considerações sobre a necessidade de as pessoas se prevenirem para as dificuldades que sempre chegam à velhice. Ele se baseia em aplicações financeiras. Diz que para uma pessoa ter o rendimento de dez mil por mês, daqui a alguns anos necessitará ter dez milhões aplicados. Sabendo que isso é impossível para quase todo mundo, termina afirmando que o indivíduo tem que se contentar em viver com três mil ou menos por mês.

Este aviso do professor Kanitz é pertinente e corre na mesma linha de raciocínio do professor Raimundo Gomes. Todos os dias, vemos pessoas que chegam ao fim da vida sem nenhuma reserva para enfrentarem as vicissitudes da velhice. As pessoas que ainda têm um pouco de ``gás`` devem se prevenir para poderem ter uma velhice calma, sem grandes preocupações. É hora de economizar! "

(Fonte: Celina Côrte - O Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário