"Depois de ser exonerado, sob acusação de tortura de presos, junto com uma delegada e um inspetor, o delegado Francisco Cavalcante agora é quem oficializa denúncia. Ele entregou, nesta segunda-feira (9), ao secretário de Segurança Pública do Estado um DVD com imagens de uma ação policial que mostrariam o superintendente da Polícia Civil, Luís Carlos Dantas, torturando presos. As imagens mostram policias humilhando fisicamente e psicologicamente um homem.
O delegado chegou cedo à Secretaria de Segurança Pública, entrou com uma representação contra o superintendente da Polícia Civil e anexou ao processo às imagens. Em seguida, conversou com o secretário Roberto Monteiro, que segundo ele, não se supreendeu com a denúncia.
Outros órgãos
A denúncia de tortura também foi encamihada à procuradora geral de Justiça do Ceará, Socorro França, às comissões de Direitos Humanos da Assembléia, Câmara e Defensoria Pública. Além de instituições federais como o Ministério da Justiça, Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e direção geral da Polícia Federal, em Brasília. Em todas as representações, o mesmo pedido: o afastamento imediato do superintendente Polícia Civil.
A procuradora de Justiça, Socorro França, que também se reuniu com o secretário de Segurança no final da manhã desta segunda-feira, disse que já tomou conhecimento do caso e que deve tomar as providências cabíveis.
Acusado diz que gravação é armação
Luís Carlos Dantas, entrou em contato com a produção da TV Diário e disse que não vai se pronuciar sobre as denúncias feitas pelo delegado Cavalcante. Com relação ao DVD, o superintendente confirma que as imagens foram feitas durante uma prisão realizada por ele, em 2006. Dantas ainda afirmou que a gravação é uma armação para prejudicá-lo."
(Fonte: Portal do SVM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário