CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

UM CONTADOR DE HISTÓRIAS

"Contar a história de personalidades importantes é contar um pedaço da história de um povo. Seja um artista, político, pesquisador ou um guerreiro, é através de vultos de notória popularidade que se conta e se lembra mais sobre épocas, pensamentos e ideias. Daí registrar suas vidas ser como guardar a memória de muitos outros. Foi pensando nisso que João Soares Neto escreveu Gente que conta, livro que lança nesta noite, às 19 horas, no Centro Cultural Oboé.

O livro traz entrevistas, realizadas ao longo dos últimos sete anos, com 16 personalidades cearenses, nas mais diversas áreas, como comunicação, economia, humor e literatura, por exemplo. Seus eleitos foram Ana Miranda, Artur Eduardo Benevides, Chico Anysio, Elano de Paula, Ernando Uchoa Lima, José Alcides Pinto, José Dias Macedo, Zé Júlio Cavalcante, José Raymundo Costa, Juarez Leitão, Lúcio Alcântara, Lúcio Brasileiro, Lustosa da Costa, Marcelo Linhares, Mauro Benevides e Ubiratan Aguiar.

Como critérios para a seleção dos participantes, João pensou em quatro mais importantes: tinha que ser alguém com uma história pra contar; alguém que saiba contar esta história; teria que ter uma posição já definida na sociedade; e teria que ter mais de 60 anos. O critério da idade, explica ele, é por conta de se tratarem de pessoas com mais conteúdo. A única exceção, no entanto, foi a Ana Miranda que ele define como “uma das maiores escritoras brasileiras” e só por isso já valeria o espaço.

Gente que conta é o sexto livro de João Soares Neto e o seu primeiro de entrevistas. Leitor ávido e dono de uma variada biblioteca, ele lembra de se interessar pela escrita aos 14 anos. “Sempre gostei de ler e, aos 14 anos, comecei a escrever diário. Eu fazia análises da cidade, do dia a dia. Como sempre tive senso crítico, eu já tinha essa percepção”, conta ele. Formado em direito e administração, ele é hoje um “empresário por acidente”, uma vez que sempre teve queda pela literatura. Sua estreia aconteceu em 1999 com a coletânea de contos Sobre a vida e o amor. Depois dele, vieram outros quatro títulos dedicados a crônicas e contos.

Dada a variedade de temáticas que abordaria neste primeiro livro como entrevistador, João diz que usou a própria experiência, uma vez que também já trabalhou como jornalista, e buscou não seguir modelos. “Eu queria que fosse um livro histórico, do ponto de vista de contar a história do Ceará”. Descrevendo suas entrevistas como um universo importante de se mergulhar, o autor encerra a conversa afirmando: “Chega uma hora em que é necessário contar estas histórias. As pessoas precisam conhecer estas histórias, se não, chega o momento onde elas esquecem”.

E MAIS

Conheça os livros publicados por João Soares Neto

Sobre a Vida e o Amor (1999)

Microcontos (2000)

Sobre todas as coisas (2001)

Sobre a gênese e o caos (2002)

Conversas de domingo (2009)

Gente que conta (2010)

Conheça os principais fóruns e associações de que faz parte

Academia Fortalezense de Letras

Sociedade Consular do Ceará

Associação Brasileira de Bibliófilos

Associação Cearense de Imprensa

Associação Universitária Interamericana

SERVIÇO

GENTE QUE CONTA - Lançamento do sexto livro do empresário e escritor João Soares Neto. Hoje (20), às 19h, no Centro Cultural Oboé (Rua Maria Tomásia, 531 – Aldeota). Preço do livro: R$ 30. Outras informações: 3264 7038."

(Fonte: Marcos Sampaio - O Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário