"Os produtos mais consumidos no Carnaval vão custar mais caro aos consumidores neste ano. De acordo com levantamento da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o preço desses itens, em média, 4,97% entre fevereiro de 2009 e janeiro deste ano, acima da variação do IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que ficou em 4,42%.
As bebidas alcóolicas, por exemplo, estão entre os três itens que mais subiram no intervalo. Os destilados, como vodka e cachaça, tiveram alta de 13,65% desde o último Carnaval, enquanto chopp e cerveja consumidores em bares registraram elevação de 9,57%.
O álcool combustível, cujo preço vem subindo há alguns meses, acumula alta de 27,33% nos últimos 12 meses e completa a lista dos itens com maior elevação de preços. A gasolina, por sua vez, teve alta de apenas 2,6%.
O antiácido, usado para combater os problemas estomacais, também está mais caro, o preço do medicamento subiu 4,34% entre fevereiro do ano passado e janeiro de 2010.
Além disso, as refeições fora de casa registraram elevação de preços. Comer em restaurantes está 6,83% mais caro neste ano, enquanto fazer as refeições em bares é lanchonetes deve custar cerca de 6,37% a mais.
Com o forte calor que atinge boa parte do país, os protetores para pele (3,60%) e os desodorantes (2,45%) também não escaparam da alta.
Entre os itens que ficaram mais baratos, o destaque fica com as passagens aéreas, cujo preço caiu 31,89% no ano, seguidas das sandálias femininas (-1,65%)."
(Fonte: Folha Online)
Nenhum comentário:
Postar um comentário