CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

VÍTIMAS DE BALAS PERDIDAS CAÍRAM 26,7% NO PRIMEIRO SEMESTRE

"Cinquenta e cinco pessoas foram vítimas de balas perdidas no primeiro semestre de 2009 no Estado do Rio, segundo relatório divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). O número representa uma queda de 26,7% em relação ao mesmo período de 2008, percebida mais fortemente no número de casos fatais: enquanto em 2009 foram três mortes por balas perdidas, no ano passado haviam sido oito. A série de relatórios sobre bala perdida teve início em 2007, com dados de 2006.

A análise levantou o sexo e idade das vítimas e apontou o local das ocorrências, identificando se teria havido nas proximidades eventos como ação policial, ação de criminosos ou, ainda, fatos de natureza diversa, como disparos contra terceiros e roubos.

A capital do estado foi a região com mais casos de bala perdida (41), concentrando todas três as mortes. Entre os óbitos, um caso aconteceu entre jovens (18 a 29 anos), outro entre crianças (0 a 11 anos) e outro ainda entre idade não informada. Com relação ao local das mortes, nenhuma ocorreu próxima a qualquer área de confronto armado: dois casos foram em via pública, e um dentro de residência.

Como a bala perdida é um fato de natureza aleatória, chama atenção a maioria de vítimas do sexo masculino: 66,7%. O número fica ainda mais expressivo considerando a distribuição da população do estado, segundo o Censo 2000 do IBGE: 48% são homens (6.900.312) e 52% são mulheres (7.491.794).

O relatório foi produzido a partir do que se convencionou chamar de "vítima de bala perdida", ou seja, quando uma pessoa sem qualquer participação no evento em que houve disparo de arma de fogo é atingida pela bala, vindo a falecer ou não. Estes casos são descritos e numerados no campo "Dinâmica dos fatos" dos Registros de Ocorrência Policial (RO) elaborados nas delegacias.

O relatório do ISP observa que o preenchimento dos RO é afetado pela subjetividade tanto de quem relata o fato, como de quem faz o registro.

"Alguns casos de homicídio e de lesão corporal que seriam caracterizados como decorrentes de bala perdida podem não apresentar esse termo no seu Registro. O mesmo pode ocorrer em certos casos identificados cados inicialmente como resultantes de bala perdida: após a investigação, estes revelam ser fruto de dinâmica distinta" - diz o relatório."

(Fonte: O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário