CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

GUERRA: A PAZ NA AMÉRICA DO SUL ESTÁ AMEAÇADA ?

“O líder cubano Fidel Castro defendeu o direito da Venezuela de investir em armas diante da "ameaça" representada pelas bases dos Estados Unidos no território da Colômbia, segundo artigo divulgado nesta quarta-feira (05/08) na internet. "A Venezuela não se arma contra o povo irmão da Colômbia, se arma contra o império, que tentou derrubá-lo já e hoje pretende instalar nas proximidades da fronteira venezuelana suas armas sofisticadas", disse Castro no artigo "Sete punhais no coração da América", publicado no site Cubadebate.

Referindo-se à decisão colombiana de permitir que Washington utilize algumas de suas bases militares, que podem chegar a sete, o ex-governante cubano destacou que "a experiência histórica, o destino manifesto proclamado e aplicado pelos Estados Unidos (...) obrigam irremediavelmente a Venezuela a investir em armas".

Castro afirma ainda que "seria um erro grave pensar que a ameaça é apenas contra a Venezuela", defendendo que ela é "dirigida a todos os países do Sul do continente". No entanto, estimou que "a pátria de Bolívar" é a que "mais preocupa (os Estados Unidos), devido a seu papel histórico nas lutas pela independência dos povos da América".

Neste sentido, fez um apelo a todos os médicos e professores da ilha que trabalham na Venezuela para que "dêem tudo no cumprimento de suas missões" para "demonstrar que os povos podem resistir".

Por fim, instou os governantes dos países da Unasul, do Mercosul e do Grupo do Rio "a analisar a justíssima pergunta venezuelana: Que sentido têm as bases militares e navais que os Estados Unidos querem estabelecer ao redor da Venezuela e no coração da América do Sul?".

"As gerações atuais e futuras julgarão seus líderes pela conduta que adotarem neste momento. Não se trata apenas dos Estados Unidos, e sim dos Estados Unidos e do sistema. O que oferece? O que busca?", indagou Castro."

(Fonte: EFE e Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário