CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sexta-feira, 10 de julho de 2009

CEARÁ - O DESABAFO DE UMA ESPOSA DE UM POLICIAL MILITAR

"Quero aqui, em nome de todas as esposas dos Policiais Militares, fazer uma homenagem em forma de protesto ao Sd. F. Santos do Grupamento RAIO, morto ontem 02/07, em confronto com marginais no bairro Monte Castelo.

Nós esposas que sofremos com a ausência, cada vez maior, agora com esta nova escala desumana, uma ausência dolorida de quem sai de casa e não sabe se volta, de quem dá a vida em beneficio da proteção do cidadão e é tão injustiçado e pouco valorizado, tanto pela sociedade, quanto pelo poder publico, que seja na forma de um direitos humanos utilizado de forma indevida, onde o real cidadão não tem sua assistência, seja pela própria corporação que não valoriza os praças que estão na linha de frente do confronto direto, arriscando sua vida e que não é promovido em seu tempo hábil e correto, em cumprimento há legislação, mais sim quando morto em confronto.

Onde o cidadão F. Santos, só para exemplificar, tinha 14 anos de serviço e era Soldado, onde a lei de promoções diz que “... com 8 anos de serviço tem tempo para ser habilitado a Cabo, e com 14 anos de serviço tempo para ser habilitado a Sargento...”, e o mesmo ainda era SOLDADO sem nem habilitação de Cabo, agora MORTO, provavelmente será promovido post-mortem... Ironia ou injustiça?

Queremos a valorização de nossos esposos em vida. Será que precisamos passar por essa dor dilacerante de perdermos os nossos maridos. Será que precisa os nossos filhos ficarem órfãos para que haja um reconhecimento e uma promoção?

Não queremos aqui, que os direitos humanos vá à casa do policial, não! Até mesmo porque não vai na casa de cidadão, principalmente do cidadão policial. Queremos sim, que os direitos humanos da OAB, da Assembléia e dos movimentos sociais, deixem a inércia e passem a exigir o cumprimento do acordo feito na Assembléia pelo líder do Governo de que em no máximo 180 dias se apresentaria uma nova escala de trabalho para o policial e até agora com mais de ano não se cumpriu isso. Querem resolver o problema de décadas da segurança publica, de um déficit de homens, matando os poucos que hoje fazem o serviço, haja vista, o grande desvio de função de policiais em trabalhos meramente burocráticos. Será que não pode ser visto que até mesmo ESSA MORTE pode ter tido como causa o stress, pela falta de reflexo causada pelo acumulo de cansaço de uma escala maluca, desumana e no mínimo irresponsável. Quantos ainda terão que deixar filhos e esposas órfãos para que isso se resolva?

Apelo para que falem por quem não tem voz e nem vez, porque até esse direito constitucional de se manifestar lhe é tirado, por uma hierarquia ditadora e ultrapassada.

Querer comparar o serviço de quem esta na rua, em uma linha de combate, de instabilidade e em um stress constante sem saber se volta para sua família, com o serviço de quem fica atrás de um birô, protegido em seu casulo, é realmente algo irreal, irracional e desumano; atitude tomada por quem não sabe o que é viver na rua, na linha de combate, no mundo real dessa guerra civil hoje vivida em todo o Brasil.

Como ficam nossas famílias onde somente temos o nosso chefe de família, o marido, o pai, o companheiro, o conselheiro e nosso rumo e porto seguro somente uma vez por semana? (e que na grande maioria ainda coincide com dia de trabalho de suas esposas e não chegam nem a se encontrarem realmente) é a falência da família. Como querer exigir humanidade de quem é tratado de forma tão desumana como se fosse máquina ou algo sem vida própria?

Fica aqui minha dor e o meu protesto, onde a única solução é continuar rezando para que meu marido a cada dia de saída para o seu trabalho possa no seu final retornar para mim e para nossos filhos, rogando a Deus que ilumine o coração de quem está agora, colocado por nós, no poder e possam realmente cumprir seu papel e defender essa classe tão oprimida e pouco valorizada.

(Fonte: Rejane Holanda- Esposa de um Policial Militar do Grupo RAIO, por e-mail do César)

Um comentário:

  1. revolta-me a muito a forma como sao tratados os familiares de companheiros,que sao abatidos nessa verdadeira guerra urbana,somos sabedores dos riscos que corremos,porém desmotiva-nos combater e saber que em nossa falta nossos familiares passarão por todos os tipos de agrurias por parte da negligência do estado,infelizmente não sabemos quem será o proximo.

    ResponderExcluir