CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

domingo, 19 de julho de 2009

PAPA PASSA BEM DEPOIS DA QUEDA E FRATURA

"O papa Bento 16 passa bem e celebrou uma missa normalmente neste sábado, um dia depois de passar por uma pequena cirurgia em um pulso fraturado, informou o Vaticano.

"O papa passou a noite pacificamente e sua condição geral é boa", disse o padre Federico Lombardi, porta-voz do papa, a jornalistas.

A fratura foi causada por uma queda durante a noite, enquanto o papa passava férias no norte da Itália. Ele terá que ficar com a região da fratura imobilizada por um mês, disse o Vaticano.

"A coisa que mais o aborrece é não poder escrever, algo que ele planejava fazer frequentemente nesses dias", disse Lombardi.

Ele acrescentou que Bento 16 dará a bênção do Angelus como de costume no domingo e sua agenda no vale de Aosta, próximo à fronteira com a França, segue normalmente.

O papa, que tem 82 anos, sorriu e cumprimentou os presentes ao deixar o hospital nesta sexta-feira. Minutos depois, entrou no automóvel que o levou a Les Combes, onde continuará as férias de verão (hemisfério norte).

O diretor do hospital, Pierluigi Berti, reiterou que a queda do papa foi acidental e afirmou que os exames médicos descartaram que Bento 16 tenha escorregado devido a um desmaio ou outras causas.

A operação do papa foi realizada por Amedeo Emmanuel Mancini, chefe de traumatologia do hospital, e Enrico Visetti, chefe de reanimação.

Saúde

Este é o primeiro problema de saúde do papa alemão desde o início de seu pontificado. Somente alguns sinais de cansaço haviam sido notados até então, principalmente ao voltar de algumas viagens ao exterior.

Assim que ele assumiu como Papa, em abril de 2005, o jornal de grande tiragem alemão Bild havia afirmado que o futuro papa havia sido internado durante quase um mês em 1991 após uma hemorragia cerebral e sofreu diversos esgotamentos nos últimos anos.

Fontes próximas ao caso em Roma, disseram que o incidente de 1991 não havia deixado nenhuma sequela.

Em agosto de 1992, o então cardeal Ratzinger levou um tombo durante suas férias em Bressanon (norte). Ele teve um corte na cabeça, levou pontos e ficou alguns dias em observação. O Vaticano não publica boletins de saúde do Papa, exceto em caso de doença ou de acidente.

Seu predecessor João Paulo 2º, morto em 2 de abril de 2005, tinha doença de Parkinson. Ele precisou, durante os últimos anos de sua vida, de cuidados médicos constantes."

(Fonte: Reuters e Uol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário