CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

quarta-feira, 15 de julho de 2009

POLÍCIA FEDERAL TESTA AVIÃO NÃO TRIPULADO PARA VIGIAR A FRONTEIRA

"A Polícia Federal testa na região Oeste do Paraná um veículo aéreo não tripulado (Vant) dotado de câmeras para vigiar ações na tríplice fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina). A aeronave é controlada remotamente por terra e tem capacidade de vigiar durante a noite. O uso do equipamento por uma polícia é inédito no mundo, segundo a PF.

A nave de fabricação israelense tem 10 metros de envergadura e autonomia de vôo de mais de 20 horas. Segundo a Polícia Federal, há a previsão de outras duas aeronaves agirem em outras regiões do país - a instituição ainda não divulgou quais serão essas regiões.

Para Maurício Leite Valeixo, superintendente da PF no Paraná, o equipamento servirá tanto para fazer o policiamento preventivo quanto para gerar provas de crimes.

- Um caso de utilidade serão nos delitos ambientais, onde se tem a necessidade de fotografar uma área para fazer o geoprocessamento - exemplifica o agente federal.

O Vant será operado a partir de uma base em São Miguel do Iguaçu, região Oeste do Paraná, durante esse período de testes, que não tem data para terminar. Quando estiver pronta para uso total, a base poderá ser móvel, segundo Valeixo, para uso em outras regiões.

O lançamento oficial do Vant está marcado para o dia 23 deste mês, em cerimônia que deve ter a presença do Ministro da Justiça, Tarso Genro. Outros detalhes técnicos serão divulgados no evento."

(Fonte: Portal RPC e O Globo)

Um comentário:

  1. sera que acabara com o contra bando?Ou acabarao com o aviao primeiro?Boa sorte a esse novo metodo da policia federal.

    ResponderExcluir