CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

terça-feira, 21 de julho de 2009

PRESIDENTE LULA DIZ QUE FALTAM POLÍTICAS PARA ENFRENTAR VIOLÊNCIA CONTRA JOVENS

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu nesta terça-feira (21/07) que ainda faltam políticas públicas para evitar que os jovens sejam vítimas da violência. Estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República apontou nesta terça-feira que 33 mil jovens entre 12 e 18 anos devem ser assassinados no Brasil até 2012. O alerta foi feito a partir de uma pesquisa que mediu a Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) em 267 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes.

"Acho que ainda faltam muitas políticas públicas para que a gente comece a enfrentar o problema da violência. Há vários problemas para se enfrentar na questão da violência", disse o presidente.

De acordo com Lula, a despeito de os resultados ainda estarem longe do patamar considerado ideal, o governo tem desenvolvido programas de reforço à segurança pública e projetos que oferecem educação formal e perspectivas à juventude brasileira.

"O Ministério da Justiça lançou o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) no ano passado, que é um programa que cuida da segurança como um todo, forma profissionais, ao mesmo tempo que tem preocupação com a juventude brasileira. No PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), temos investimento importante na urbanização dos espaços degradados nas favelas, pensando também na juventude brasileira e acho que estamos no caminho certo. Os investimentos que temos feito na educação são extraordinários para cuidar da juventude brasileira e achamos que esse é o caminho que vamos fazer para tentar recuperar a juventude, dando a ela esperança, com muita educação e com possibilidade de trabalhar", ressaltou Lula.

Segundo o indicador demonstrado na pesquisa da Unicef, a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, lidera o ranking de homicídios de jovens nos municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, com 9,3 mortes para cada grupo de mil pessoas entre 12 e 18 anos. Governador Valadares (MG) e Cariacica (ES) aparecem em segundo e terceiro lugares, respectivamente, com IHA equivalente a 8,5 e 7,3.

Entre as capitais, estão empatadas na primeira colocação as cidades de Maceió (AL) e Recife (PE), que apresentam o mais elevado IHA. O Índice de Homicídios coloca o Rio de Janeiro (RJ) na terceira posição, com Vitória (ES) no patamar seguinte. A média nacional de adolescentes assassinados no Brasil antes de completarem 19 anos é de 2,03 para cada grupo de mil."

(Fonte: Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário