CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

quarta-feira, 15 de julho de 2009

BRASIL - ANUALMENTE OS POBRES PRECISAM TRABALHAR MAIS QUE OS RICOS PARA PAGAR IMPOSTOS

"As famílias com renda de até dois salários mínimos mensais precisaram trabalhar 197 dias no ano passado para pagar seus impostos. Se a família recebeu mais de 30 salários mínimos, foram necessários 106 dias para honrar os compromissos com tributos.

Os cálculos que mostram o desequilíbrio na cobrança de tributos fazem parte do estudo Receita Pública: Quem Paga e Como se Gasta no Brasil, divulgado hoje (30) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Receita Federal.

Segundo o levantamento, os 10% mais pobres da população brasileira usaram 32,8% de seus rendimentos para o pagamento de impostos no ano passado. Entre os 10% mais ricos, esse percentual cai para 22,7%.

Os economistas do Ipea também estimaram a renda gasta com impostos por pessoas que tinham ou não propriedades no ano de 2006. Segundo o estudo, os proprietários de algum bem (empresa, casa, automóvel) comprometaram 13,6% de sua renda com o pagamendo de tributos. Quem só recolhe a contribuição previdenciário e o Imposto de Renda (IR) foram classificados como "não proprietários" e usaram 24,4% de seus rendimentos na quitação de tributos."

(Fonte: IPEA, Agência Brasil e Por e-mail da Fundação Lauro Campos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário