CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

domingo, 26 de julho de 2009

CEARÁ - POLÊMICA ENVOLVE VIAGENS DA 1ª DAMA DO ESTADO

"A polêmica em torno de gastos com viagens internacionais volta a atormentar o governador Cid Gomes. Depois do escândalo pelo uso de jatinho fretado em voos pela Europa em 2008, agora surgem denúncias envolvendo viagens da primeira-dama para Portugal e Egito. Haveria problemas em compras de passagem de primeira-classe e na publicação dos atos no Diário Oficial. O caso ganha repercussão nacional neste fim de semana, com matéria na revista Veja. O deputado estadual Heitor Férrer (PDT-CE) vai levar as denúncias ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) na próxima segunda-feira (27).

Em abril deste ano, a primeira-dama do Ceará, Maria Célia Habib, em abril deste ano, viajou para Portugal divulgar o artesanato local, em companhia de uma funcionária da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social. A questão é que a passagem da esposa de Cid Gomes custou R$ 8,3 mil, na primeira classe, enquanto a da servidora foi de R$ 3 mil, na classe econômica.

Heitor Férrer, em entrevista ao Jornal O Povo, questiona a diferença e diz que o governador cria um expediente inexistente na administração pública. “Quer dizer que qualquer pessoa que não é do staff do Governo pode ser custeado pelo Estado?”, indaga. A demora com que o gasto foi publicado no Diário Oficial do Estado, três meses após a viagem, fato classificado como “ato semi-secreto” do Governo.

Já neste sábado (25), o deputado denunciou, à TV Jangadeiro, que a primeira-dama viajou para o Egito, em dezemnro de 2008, em condições semelhantes: também de primeira-classe e acompanhada por uma servidora. Dessa vez, ela participou de um fórum mundial e os atos foram publicados com antecedência no Diário Oficial.

Em defesa do Governo Cid, o procurador-geral do Estado, Fernando Oliveira, disse que não há nenhuma ilegalidade na viagem de Maria Célia. Ele afirmou que o pedido passou por uma análise jurídica na Procuradoria e foi aprovado porque “a primeira-dama tem função de representação do Estado”. Sobre o valor diferenciado das passagens, o Governo alegou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o posto de primeira-dama também permite viagens em primeira classe. Já a demora na publicação, de acordo com a assessoria, foi considerada “normal” e pode acontecer em diversas situações.

O governador Cid Gomes, já figurou em episódios semelhantes. No ano passado, foi questionado por usar dinheiro público para pagar um tour europeu da mulher e da sogra e uma viagem ao Caribe dos filhos de seu irmão, Ciro Gomes."

(Fonte: TJonline, O Povo e Revista Veja).

Confira a matéria exibida pelo Jornal Jangadeiro, afiliada SBT em Fortaleza - CE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário