CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

MEMÓRIAS DE UM CORONEL DE POLÍCIA 272

Teresópolis - RJ

Ausente de Fortaleza nos últimos dias, quase não assisti televisão e estava sem acesso à internet. Hoje, entretanto, tomei conhecimento mais pormenorizado dos acontecimentos provocados pelas chuvas, desmoronamentos e avalanches pelo Brasil afora, tal qual na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, principalmente em Teresópolis e Petrópolis.

Em 1998 tive a oportunidade de visitar pela primeira vez ambas as cidades, bem como fazer contato e amizade com muita gente daquelas paragens. Também empreendi viagem de estudos na região, juntamente com a turma do Curso Superior de Polícia Militar, da Escola Superior de Polícia Militar da PMERJ.

As três fotos acima foram registradas em Teresópolis. A primeira numa visita à sede da CBF - Confederação Brasileira de Futebol, local onde funciona por exemplo, a Concentração da Seleção Brasileira de Futebol. Em visita à sede da CBF, fotografamos, dentre outros, com o companheiro de CSPM, o Major PM Walter Pachá Medeiros Costa (PMERJ). As outras duas fotos registra o momento quando fomos anfitrionados por companheiros da PMERJ em Teresópolis, onde fotografei com colegas da PMERJ, dentre eles o Tenente Coronel Antônio Domingos Cardoso Campos, o Major PM Roberto Flávio Santana, o Major PM Renato Fialho Esteves, o Major PM Djalma Quintanilha e o Tenente Coronel Hudson de Aguiar Miranda (Era o Sub Comandante da ESPM-PMERJ e Chefe da nossa Delegação. Anos depois ele foi Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro).

As duas outras fotos abaixo foram registradas em Petrópolis. Visitei a cidade na companhia dos companheiros da Polícia Militar da Bahia, o Major PM Joalde Barros Costa e o Major PM Júlio Pereira da Silva Filho. Também nos acompanhou naquela viagem, o companheiro da PMERJ, o Major PM Paulo Cézar de Almeida Vieira.

Em Petrópolis, como podemos observar nas fotos abaixo, dentre os locais interessantes visitados, o Hotel Quitandinha (onde na época bebia-se uma legítima cerveja Bohemia - a 1ª cerveja do Brasil, produzida em Petrópolis desde 1853) e a Praça da Liberdade, onde podia-se fazer passeios em carrocinhas puxadas à bode.

Petrópolis - RJ

3 comentários:

  1. o senhor continua sendo um marco na história recente na nossa PMCE

    ResponderExcluir
  2. Rever essa foto de Joalde me lembra os tempos de menino, lá em paripe. Esse Joalde é amigo e irmão Abraços Artur Massa arturmassa@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Rever esta foto de Joalde, me lembra os tempos de menino, lá em paripe. Abraços Artur Massa

    ResponderExcluir