CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

MEMÓRIAS DE UM CORONEL DE POLÍCIA 276


"VAI SAIR O ÚLTIMO TREM !"

Tal expressão fazia os Cadetes, então Alunos Oficiais do Curso de Formação de Oficiais, da APMGEF - Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, da Polícia Militar do Ceará, "suarem frio".

A APMGEF possuiu dentre os cursos ofertados, o de Formação de Oficiais (CFO), considerado o curso principal daquela modelar ex-casa de ensino, desativada e demolida desde 2009. O CFO funcionava em sistema de semi-internato, onde o Cadete entrava até as 22h00 do domingo e permanecia em atividades escolares até o meio-dia da sexta-feira.

Com uma formação militar disciplinar muito rígida, as saídas dos Cadetes eram programadas em horários pré-estabelecidos, caso o Cadete perdesse aquele horário, era fatal, ficaria para o próximo, caso contrário só sairia depois das 17h00 da sexta-feira.

A saída organizada era denominada de "TREM". Geralmente os "trens" eram organizados de uma em uma hora (12h00, 13h00 e 14h00), ou ainda, dependendo da flexibilidade de alguns Oficiais-de-Dia, de trinta em trinta minutos, e raramente, quando o Cadete estava a 100 dias para ser Declarado Aspirante-a-Oficial, a saída era liberada individualmente para os considerados "augustíssimos". Para os demais Cadetes dos 1º e 2º Anos, permanecia as saídas através dos "trens".

Na foto acima, datada de 1985, podemos apreciar a saída de um "TREM" de Cadetes marchando através do Corpo da Guarda da então Academia de Polícia Militar General Edgard Facó.

Nas sextas-feiras, logo que o Piquete (Corneteiro) tocava o "final de expediente", era uma correria só dos Cadetes para não perderem o "ÚLTIMO TREM".

2 comentários:

  1. Cap PMAM Franciney Bó21 de janeiro de 2011 às 15:44

    Houveram algumas épocas durante o meu curso(94-96) que nós "laranjeiras"(alunos de outros estados) tinhamos que sair fardados nos "trens", o que era um absurdo, pois moravamos na APM e se por exemplo, fossemos nos divertir tinhamos que ir uniformizados...mas logo apareceram oficiais lúcidos e baniram tal obrigação... bons tempos...saudades!!!!

    ResponderExcluir
  2. Saudades da APMGEF, Coronel. Tenho boas recordações dela. Foram três anos de CFO, mais um de CIEF. Sem contar com as aulas de educação física que ministrei e as inúmeras instruções de pilotagem para os neoraianos, realizadas no pátio externo. Essa demolição foi um crime contra a história da PMCE... uma pena!

    ResponderExcluir