CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sábado, 22 de janeiro de 2011

CIOPS COMPLETA 12 ANOS DE INTEGRAÇÃO

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) está completando neste sábado, dia 22/01, 12 anos de integração entre a Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e Corpo de Bombeiros, além da Perícia Forense (Pefoce), Guarda Municipal, Defesa Civil, Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Sindionibus, totalizando dez instituições presentes e atuando de forma integrada na coordenadoria. Desde sua criação a Ciops registrou mais de oito milhões de ocorrências, representando uma média de 715 mil ocorrências por ano.

Atualmente 575 funcionários da sala de despacho, monitoramento e Samu revezam-se 24 horas por dia, realizando atendimento de urgência e emergência, e descolando, de maneira mais ágil e coordenada, as 700 viaturas e 200 motos que compõem o sistema de atendimento online do Estado. As equipes sabem, a cada minuto, a localização das viaturas graças à tecnologia de GPRS (General Radio Packet Service), um serviço que permite a transmissão de informações por intermédio de um sistema de telefonia móvel.

Com a criação da coordenadoria foi possível centralizar e otimizar os serviços de atendimento de ocorrências de segurança pública na Capital, Região Metropolitana e Interior. A Ciops está equipada com um sistema que transmite gratuitamente as ligações realizadas para os telefones 190, 193 e 197, além de direcionar os números internacionais de emergência como 911, 112 e 196, as tele-atendentes realizam o contato inicial. Algumas informações são essenciais no momento da ocorrência, são elas: características dos assaltantes, veículo de fuga, se houve armas, além do endereço.

Interiorização da Ciops

A exemplo do acontece na Ciops central, em Fortaleza, a célula de Sobral, Região Norte do Estado, inaugurada no dia 11 de dezembro de 2010, funciona 24 horas por dia, realizando atendimento de urgência e emergência, além de rastrear em tempo real todas as viaturas das PM, PC e Corpo de Bombeiros. As informações também são interligadas à base de dados do Sistema de Informações Policiais (Sip), do Detran e da rede Infoseg.

Os dados coletados auxiliam no levantamento estatístico e de análises criminais de ocorrências do município permitindo, por exemplo, a polícia redirecionar seu efetivo em ações de prevenção ao crime. A célula conta com 77 profissionais entre colaboradores terceirizados e servidores públicos. A ideia é que todo este serviço também esteja interligado nacionalmente durante a Copa do Mundo de 2014.

Campanhas

A Ciops tem feito campanhas educativas. A primeira foi para diminuir o número de trotes recebidos pela coordenadoria. A ideia é conscientizar crianças e adolescentes a não passar trote, pois assim eles estarão prejudicando o atendimento. Equipes da Ciops visitam escolas da rede pública ou privada, orientando sobre o verdadeiro papel da Coordenadoria. Os alunos também podem visitar as dependências da Coordenadoria.

Recentemente a Ciops divulgou a campanha “Não dê esmola a criança em situação de rua”. O intuito foi conscientizar as pessoas quanto aos riscos das crianças que vivem em situação de mendicância. Com a medida, procura-se evitar, entre outras questões, a exploração comercial da infância.

Saiba mais

Oficialmente a Coordenadoria foi criada em 22 de janeiro de 1999, com o nome de Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). Em 2008 a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) sofreu mudanças administrativas e o que era centro passou a ser uma coordenadoria através da publicação do decreto no 29.488, porém a sigla permaneceu inalterada.

Serviço

  • A Ciops central está localizada na Rua Silva Paulet, 505, Bairro Meireles. Telefones: (85) 3101-6000 ou 190.
  • A Ciops em Sobral fica localizada na Av. Dr. Guarany, 590, próximo ao Samu. Telefone: 190.

(Fonte: Site do Governo do Ceará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário