CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

terça-feira, 29 de setembro de 2009

ASSEMBLEIA QUER SAÍDA DE CORREGEDOR DA SEGURANÇA

"Uma audiência pública realizada na tarde de ontem, na Assembléia Legislativa - CEARÁ, pela Comissão dos Direitos Humanos da Casa, aprovou a elaboração de uma moção a ser enviada ao governador do Estado, Cid Gomes, solicitando a exoneração do corregedor geral da Segurança Pública, delegado federal aposentado José Armando Costa.

Na audiência, que contou com a participação de diversos representantes de entidades populares e de parlamentares de esquerda, foi mais uma vez enfatizada a denúncia de que o atual corregedor teria participado da tomada de depoimentos de opositores do regime militar, implantado no País após 1964, envolvendo a prática de tortura.

O presidente da Associação 64/68 Anistia, Mário Albuquerque, lembrou que a denúncia surgiu a partir de uma matéria publicada no jornal Campos, da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UNB), edição de abril deste ano. Na reportagem, os estudantes do curso ouviram vários presos políticos do Ceará, sendo citado que em 1973 José Armando Costa era o inspetor da Polícia Federal, assistia às sessões de tortura e até ameaçava devolver os presos para a Casa dos Horrores, caso eles não assumissem as acusações que "lhes eram impostas".

Os presos políticos eram levados encapuzados para a Casa dos Horrores e ali sofriam todos os tipos de maus-tratos. "Os indícios são de que essa Casa funcionava próximo à Penitenciária Agrícola do Amanari", adiantou Albuquerque.

Em entrevista sobre o fato, o secretário da Segurança Pública, Roberto Monteiro, afirmou que o corregedor já foi beneficiado com a Lei da Anistia."

(Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário