CIVITATE - INCENTIVADORES

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

SENADO BARRA LEI QUE PERMITE GAY NAS FORÇAS ARMADAS

A proposta de lei para derrubar a proibição a gays de servir abertamente nas Forças Armadas dos EUA foi barrada por manobras no Senado americano nesta quinta-feira (09/12), inviabilizando sua votação por tempo indeterminado.

Apesar de ter maioria dos votos (57), democratas partidários da lei não conseguiram chegar aos 60 necessários para passar por cima das objeções procedimentais republicanas. Como resultado, a votação ficou parada.

É uma derrota para o presidente Barack Obama, que tinha na derrubada da política conhecida como "Don't ask, don't tell" (não pergunte, não responda) uma de suas prioridades.

Ele agora tem dois caminhos: ou agir por meio de medida provisória ou tentar fazer com que democratas tentem levar a lei ao plenário do Senado de novo.
As duas opções são complexas.

A primeira é polêmica. Mas, para a segunda, será preciso convencer os senadores que impediram a votação ontem a mudar de ideia antes do recesso de final de ano.

A partir de janeiro, as chances de aprovação caem consideravelmente, pois chegam mais republicanos ao Congresso (vencedores das eleições de novembro).

A derrubada da proibição tem o apoio dos mais altos comandantes das Forças Armadas e do Pentágono.

A proposta de lei estava incluída em uma lei mais ampla de financiamento para Defesa.

(Fonte: Andréa Murta - Folha.com, Uol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.