CIVITATE - INCENTIVADORES

domingo, 26 de dezembro de 2010

QUALIDADE DE VIDA DEPENDE DE PROCURA PESSOAL

Ficar atento à vida social, fazer uma atividade física, buscar atividades culturais, entre outras coisas, é fundamental. O maior desafio que se enfrenta para obter qualidade de vida é a mudança dos maus hábitos.

Os hábitos saudáveis devem ser transformados em valor pessoal. O equilíbrio físico, emocional e social tem de se transformar em um objetivo a ser alcançado. Devemos acreditar que esta mudança é possível, desde que se opte por viver melhor e fazer planos nessa direção, afinal, se o essencial é viver muito e viver bem, não há por que postergar os cuidados com os fatores fundamentais para uma melhor qualidade de vida.

Algumas dicas para ajudar a melhorar sua qualidade de vida:

• Tenha certeza do que quer

No começo de cada dia, faça como os budistas e pergunte-se: “Estou fazendo tudo que preciso fazer? Estou sendo a pessoa que quero ser?”

• Mexa-se!

Faça atividade física 30 minutos por dia, durante cinco dias semanais. Troque o elevador pela escada, desça um ponto antes e caminhe até o seu trabalho.

• Alimente-se de forma saudável

Reduza o consumo de alimentos muito energéticos, como biscoitos, doces, bebidas açucaradas e todo tipo de fast-food; acrescente em sua alimentação cinco porções diárias de frutas e hortaliças; coma grãos e cereais, mas cuidado com sua conservação, pois a umidade favorece o crescimento de fungos.

• Busque um sono adequado

Um sono melhor, mais profundo e reparador. É por meio deste descanso diário que garantimos a qualidade de nossa saúde física e mental.

• Viva um dia de cada vez

Vivendo o momento presente, a ansiedade tende a diminuir.

• Planeje-se

Tenha um rumo a seguir para se sentir caminhando.

• Espiritualidade

Desenvolva sua espiritualidade, não importa que crença você tenha, busque o significado e as respostas para a sua existência dentro de si.

• Descarte sentimentos ruins

Ódio, rancor, mau humor e tristezas são todos sentimentos descartáveis. Livre-se deles e os substitua por pensamentos e hábitos que lhe façam bem. Exercícios de relaxamento ou ioga podem ajudá-lo nessa empreitada.

• Preserve o bom humor

Ele nos ajuda a enfrentar as tempestades da vida. Segundo estudo realizado na Harvard Medical School sobre envelhecimento, os otimistas e bem-humorados vivem mais e melhor que os pessimistas.

Altruísmo

Ajude o próximo e pratique o bem. Seja feliz fazendo os outros felizes.

• Felicidade

Busque ser feliz todos os dias! Isso só depende de você. Faça suas escolhas buscando seu bem-estar com alegria.

(Fonte: Silvia Ligabue - Uol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.