CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

quinta-feira, 26 de março de 2009

A TRANSNACIONALIZAÇÃO DO CRIME - BUTCH CASSID E SUNDANCE KID EXISTIRAM ?

BUTCH CASSID, SUNDANCE KID E ETTA PLACE




Robert LeRoy Parker ou Butch Cassid, nasceu a 13 de abril de 1866 , em Beaver, Utah , EUA. Quando jovem adotou o pseudônimo de Butch Cassidy, em homenagem ao um criminoso americano, chamado Mike Cassidy. Com o amigo Elzy Lay, comecou a roubar bancos, trens, carruagens pagadoras, cavalos e gado, muito embora seu “professor” no crime tenha sido Mike Cassidy. Com a prisão de Elzy Lay em 1899, juntou-se a Sundance Kid , formando uma dupla que se tornaria conhecida mundialmente.

Sundance Kid, cujo verdadeiro nome era Harry Longabaugh, nasceu em 1870 , na cidade de Sundance, Wyoming , EUA. Sundance Kid iniciou sua vida de criminoso aos 15 (quinze) anos de idade.

Foi preso a primeira vez por roubo de cavalo. Depois juntou-se ao criminoso Butch Cassid. Com a namorada, Etta Place e Butch Cassid, migrou para a América do Sul .

Quanto à vida de Etta Place é um mistério. Talvez seu sobrenome não seja o verdadeiro, pois há quem sustente que era uma prostituta e adotara vários nomes. Ela se identificava como professora.

Os detetives da Agência Nacional de Detetives Pinkerton , dos EUA, que foram contratados por parte das vítimas americanas da dupla para localizá-los e ajudar a prendê-los, jamais conseguiram resolver o mistério da sua vida. Sabe-se que em julho de 1909 , uma mulher manteve contato com o diplomata americano, Frank Aller, pedindo-lhe para obter junto ao consulado dos EUA em La Paz, Bolívia, um atestado de óbito de Harry Longabaugh ou Sundance Kid. Essa é a última notícia que se tem sobre Etta.

Antes porém, constantou-se que a famosa dupla de criminosos procurados pela polícia americana e que fugiu para a América do Sul , chegou a Buenos Aires, na Argentona , em 1901 , juntamente com a Etta Place .

Usando nomes falsos e com 12 (doze) mil dólares oriundo do último assalto a trem nos EUA , fizeram amizade com o vice-cônsul norteamericano George Newbery e compraram uma fazenda na província de Chubut.

Entre 1902 e 1906 , levaram uma vida estável, entretanto, quando acabou o dinheiro voltaram a delinquir. Na Argentina assaltaram bancos em Rio Gallegos, Província de Santa Cruz e Villa Mercedes, Província de San Luis. Depois de outros delitos de menor porte, fugiram para a Bolívia.

Em 1907 , Etta Place voltou para os Estados Unidos, muito doente, enquanto os dois criminosos permaneceram na América do Sul, roubando trens, minas e bancos na Bolívia, Peru e Chile.

Em 1908 , próximo a San Vicente, (Bolívia), Butch e Sundance foram acuados por militares bolivianos e mortos a tiros.

A vida de crimes da dupla virou tema de filme famoso, exibido para milhões de expectadores em todo o mundo.

(Fonte: Enciclopédia wikipedia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário