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domingo, 15 de março de 2009

INDÚSTRIAS DE CHOCOLATE QUEREM ATRAIR OS ADULTOS NA PÁSCOA







“A indústria de chocolates resolveu dar mais atenção a um público meio esquecido em outras Páscoas: o adulto. Isso porque, em anos anteriores, esses consumidores ficaram relegados aos tradicionais ovos, com papéis coloridos e bombons no recheio. Este ano, no entanto, poderão se deliciar com chocolates em formatos diferenciados, caixas com embalagens luxuosas e ainda prêmios que variam de R$ 100 a uma casa. Tudo como tentativa de ampliar o faturamento em 7% e atingir R$ 828 milhões em vendas no período.
A criatividade das empresas é fundamental na hora de conquistar o cliente. A primeira conquista é feita pelos olhos. Ao caminhar sob as parreiras lotadas de chocolates, brasileiros de todos os cantos do país vão se deparar com ovos em formatos inusitados. A Garoto, por exemplo, criou um Talento de 375 gramas em forma de cubo. - “O quadrado é a forma do tablete de Talento e procuramos manter esse produto como ele é conhecido”, afirmou Ronaldo Carneiro, gerente de marketing da Garoto. Esse é um dos 14 lançamentos da empresa neste ano. A linha Talento, além do ovo em cubo, traz o chocolate em forma de ovo em sabores diversos: frutas vermelhas, avelãs, castanha do Pará e intense, esse último com 55% de chocolate.
Há 18 meses, quando começou a preparar a Páscoa deste ano, a Lacta, da Kraft Foods, constatou que os adultos queriam produtos mais voltados a eles nesta época do ano. A empresa, então, resolveu lançar um conhecido chocolate, mas em tamanho gigante. Foi assim que surgiu o Bis de 455 gramas. -“Fizemos pesquisas com os consumidores e percebemos que eles gostam de ser surpreendidos não apenas com os sabores, mas com formatos e brinquedos dentro dos ovos”, revela Eduardo Nigro, diretor de chocolates da Kraft Foods. Além do “ovo” retangular, a Lacta repetiu a dose e trouxe o sonho de valsa em forma de coração e o diamante negro em formato de diamante, sucessos dos anos anteriores.
A linha voltada aos adultos vem ainda com um recheio especial: cupons da promoção que oferece prêmios instantâneos de R$ 100 a R$ 400 e ainda dá ao consumidor a chance de concorrer a sorteios de R$ 1 mil e R$ 10 mil. -“A promoção vai dar ao comprador mais valor ao produto adquirido”, afirma Nigro.
Oferecer brindes também foi a estratégia adotada pela Nestlé para conquistar os adultos. Na tentativa de levar as pessoas mais cedo às lojas — muita gente compra os ovos apenas na semana da Páscoa — a empresa vai sortear um casa e seis viagens para conhecer a fábrica do grupo na Suíça. Poderão concorrer todos que gastarem mais de R$ 35 em produtos da marca voltados para a Páscoa. Além disso, a cada R$ 7 em compra, os clientes podem concorrer a ovos de três quilos. -“Quem comprar antes tem mais chances de ganhar porque será um sorteio por semana”, avisa o diretor de chocolates Nestlé, Luiz Felipe Rêgo. Para atrair o público adulto, a Nestlé apostou também em embalagens diferenciadas e até mesmo em licenciamentos, técnica muito usada para seduzir os consumidores mirins. A empresa oferece, neste ano, ovos de times de futebol paulistas, do Bahia e do Vitória. O São Paulo, equipe vencedora do campeonato brasileiro de 2008, estampa latas de bombons sortidos. Essas embalagens são também o atrativo do ovo classic, que novamente vem dentro de uma lata retrô, com propagandas antigas da Nestlé. Como essa versão esgotou no ano passado, a empresa dobrou a produção, revela Rêgo. Os apaixonados por futebol poderão comprar inclusive uma bola de Páscoa.
A novidade ficou por conta da Arcor. A empresa traz ovos dos times cariocas, gaúchos e do São Paulo. Há ainda duas opções com embalagens do Pelé. Todos em forma de bola de futebol. Dentro, em vez de bombons, uma corneta para os torcedores.
Para quem quer dar apenas uma lembrancinha mais sofisticada, a Kopenhagen traz coelhos de chocolate amargo. Há ainda os ovos de galinha recheados de chocolate e o ovo de coração com um porta-retrato de brinde. Os que preferem um presente mais chique, mas com cara de brincadeira, podem optar pelo coelhão com cenoura de chocolate, ambos dentro de um ovo de acrílico.
Essa embalagem também foi escolhida pela Cacau Show para armazenar as trufas que, ao todo, somam 240 gramas. Essa é apenas uma das apostas da empresa que planeja crescer 70% na Páscoa deste ano frente à de 2008.”

(Fonte: Correio Braziliense)

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