“O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), continua na liderança do ranking de avaliação dos governadores, segundo pesquisa do Instituto Datafolha, publicada na edição desta quarta-feira do jornal "Folha de São Paulo". O levantamento mostra que em uma escala de zero a dez, Aécio recebeu nota 7,6 dos eleitores. O índice de aprovação ao seu governo subiu de 76% para 77%.
Apesar de o índice de aprovação a sua gestão ter subido cinco pontos, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que está à frente das pesquisas para a sucessão presidencial em 2010 e disputa com Aécio a candidatura no partido, caiu duas posições no ranking e ocupa agora a quinta posição, com nota 6,6. No levantamento anterior, realizado em novembro de 2007, sua nota era 6,5. Já o índice de aprovação ao seu governo saltou de 49% para 54%.
Com a mesma nota de Serra (6,6), o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), - que antes estava em 5º - ocupa agora a quarta posição no ranking. De acordo com o Datafolha, ele ganha no índice de popularidade, adotado como critério de desempate.
O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), caiu uma posição no ranking e está em novo lugar, com nota 6,0. De acordo com a pesquisa, a taxa de aprovação ao seu governo subiu de 36% para 39%.
Em segundo lugar, está o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com nota 7,0. Na pesquisa anterior, ele ocupava a quarta posição, com nota 6,4. A taxa de aprovação ao seu governo também apresentou crescimento, saltando de 40% para 56%.
Já o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), que antes era o segundo colocado, com nota 6,6, está agora em terceiro, com nota 6,9. De acordo com a pesquisa, o índice de aprovação a sua gestão subiu de 45% para 55%.
Quem também subiu no ranking foi o governador do Distrito Federal (DF), José Roberto Arruda, que saltou da nona posição para o sexto lugar, com nota 6,4. A aprovação ao seu governo, que antes era de 38%, chega agora a 59%.
Já o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), se manteve na sétima posição, com nota 6,4, embora a pesquisa tenha registrado crescimento no índice de aprovação a sua gestão, que passou de 30% para 44%.
O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), caiu duas posições no ranking e ocupa agora o oitavo lugar, com nota 6,3. O índice de aprovação ao seu governo subiu de 42% para 45%.
A última posição continua sendo da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), com nota 4,3. Porém, a aprovação ao seu governo cresceu, oscilando de 46% para 49%.
A pesquisa, feita do dia 16 ao dia 19 de março, inclui os nove principais estados do país e o Distrito Federal.”
(Fonte: O Globo e DATAFOLHA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário