CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

quarta-feira, 11 de março de 2009

QUESTÃO DE PRIORIDADE: ACQUÁRIO x ALUNOS DO RONDA

Hoje a mídia explorou o fato da questão de prioridade imposta pelo Governo do Ceará. Enquanto os "ALUNOS DO RONDA" estão sem receber dinheiro, o Estado anuncia obras milionárias: Aumento do Porto, Duplicação de Estradas, Construção de Aeroporto no Litoral Leste, o Pavilhão de Feiras... e agora o ACQUÁRIO.

Vejamos as matérias:

ACQUÁRIO DO CEARÁ

"O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo, realizou na tarde desta terça-feira (10) audiência pública para discutir a construção do Acquario Ceará. Durante a reunião o secretário do Turismo, Bismarck Maia, apresentou o projeto e a repercussão da obra no incremento do turismo no Estado. Em seguida, o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, mostrou os pontos mais importantes do edital para a construção da estrutura de concreto da edificação principal do Acquario Ceará – Centro Oceânico e Praça das Águas. Essa etapa da obra está estimada em R$ 22.628.148,72 (recursos do Tesouro do Estado e recursos de compensação ambiental). Segundo ele, o edital sairá no dia 1º de abril e a abertura de propostas será no dia 5 de maio. A previsão é que a ordem de serviço seja assinada em agosto e a empresa vencedora terá o prazo de conclusão de 180 dias.
O primeiro aquário internacional da América será construído na Praia de Iracema, no prédio onde era instalado o Dnocs. A previsão é que equipamento receba 1,2 milhão de visitantes por ano, gerando uma rentabilidade de R$ 21,5 milhões/ano. No total, serão 15 milhões de litros de água, com 21.500 metros quadrados de área, gerando 150 empregos diretos, 1.600 indiretos e 18 mil empregos da cadeia produtiva. Vários representantes da sociedade civil que compareceram à audiência pública elogiaram a iniciativa do Governo de construir o Acquario.
Segundo Bismarck Maia, o diferencial do aquário de Fortaleza é que ele será um equipamento científico-educacional de apoio ao meio-ambiente que se tornará um importante atrativo de visitação fortalecendo também o turismo no Ceará. Além da localização e do espaço contemplativo, o Acquario Ceará terá em seus quatro pavimentos áreas de lazer, dois cinemas 4D, simuladores de submarino, dentre outras atrações. “Ele terá uma grande interação, o que não existe nos maiores aquários do mundo”, acrescentou o secretário.
A audiência pública contou com ainda com as presenças do secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo; do procurador geral do Estado, Fernando Oliveira; e do secretário do Turismo de Fortaleza, Henrique Sérgio Abreu."

(Fonte: SETUR e site do Governo do Ceará)


ALUNOS DO RONDA DO QUARTEIRÃO SEM AJUDA DE CUSTOS


"Alunos do curso de formação do Programa Ronda do Quarteirão estão sem receber ajuda de custo. Alguns, que não quiseram se identificar temendo represálias, disseram para a reportagem da TV Verdes Mares, nesta terça-feira, que vivem situação de sufoco.O secretário-adjunto da Segurança Pública do Ceará, José Nival Freire, informou que há dinheiro e que o atraso ocorreu por causa da má interpretação de uma portaria (não mencionou qual).Ou seja, a velha burocracia que sempre é reclamada pelo governador Cid Gomes (PSB) em seus projetos, acabou virando um problemão mesmo." (Sic)


(Fonte: Eliomar de Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário