CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

terça-feira, 31 de março de 2009

CERCAR FAVELAS ?

"JOSÉ SARAMAGO CRITICA CERCAMENTO DE FAVELAS NO RIO"


"José Saramago, prêmio Nobel de Literatura de 1998, criticou a proposta de construir muro de cimento para cercar as favelas cariocas. Após comentar ontem no blog Caderno de Saramago a demarcação da reserva indígena da Raposa da Serra do Sol, em Roraima, o escritor falou sobre a violência do Rio: "Cá para baixo, na Cidade Maravilhosa, a do samba e do carnaval, a situação não está melhor. A ideia, agora, é rodear as favelas com um muro de cimento armado de três metros de altura. Tivemos o muro de Berlim, temos os muros da Palestina, agora os do Rio. Entretanto, o crime organizado campeia por toda a parte, as cumplicidades verticais e horizontais penetram nos aparelhos de Estado e na sociedade em geral. A corrupção parece imbatível. Que fazer?"

O Morro Dona Marta, em Botafogo, foi o primeiro a receber um muro. O objetivo, segundo o governo estadual, é conter a expansão da favela rumo à mata. A iniciativa já construiu 55 dos 634 metros previstos para a primeira fase do projeto no Dona Marta. A próxima comunidade que ganhará muros será a Rocinha, onde está prevista a construção de um paredão de 2.800 metros de cumprimento. No total, serão mais de 11 mil metros de concreto para conter o surgimento de novas construções em onze comunidades, a maioria na Zona Sul.
De acordo com o presidente da Emop, Ícaro Moreno, a expectativa é que, até o fim deste ano, as obras já estejam concluídas em todas as favelas contempladas. Há a previsão ainda de que cerca de 550 casas tenham de ser derrubadas durante os trabalhos.
Além da Rocinha e do Dona Marta, a lista das favelas que serão contornadas por muros inclui a Benjamin Constant (Urca); o Parque da Cidade (Gávea); Morro dos Cabritos e Ladeira dos Tabajaras (Copacabana); Morro da Babilônia e Chapéu Mangueira (Leme); Cantagalo (Ipanema), Pavão-Pavãozinho (Ipanema); e Vidigal (Leblon)."

(Fonte: O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário