CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sexta-feira, 27 de março de 2009

PASSOS DOS PROBLEMAS E SOLUÇÕES

1º Passo – Defina o problema ou a oportunidade.
Einstein dizia que um problema bem definido já é metade da solução. Invista o tempo necessário para definir objetivamente o seu problema, a sua oportunidade, o seu sonho, o seu desejo.
A definição ideal é aquela mais objetiva e sucinta, com o mínimo de palavras. Observando estas dicas você manterá seu foco no centro do problema.
Muitas vezes o que parece ser o problema não o é em realidade. Esta realidade coloca‑o em risco de trabalhar sobre um assunto pensando que é problema, quando na verdade não o é.

2º Passo – Crie a maior quantidade possível de idéias.
Você somente chegará a uma ótima idéia se tiver produzido muitas idéias para ter o que escolher. Nesta fase, anote todas as idéias que vierem à mente. Mesmo aquelas que possam parecer absurdas. Não julgue nenhuma delas.
Tudo são idéias. Nesta fase utiliza‑se diversas técnicas de geração de idéias, tais como: Scamper, De que maneiras eu posso...?, Lótus, Post‑its etc.

3º Passo ‑ Avalie as idéias criadas.
Relacione todas as vantagens/desvantagens e os pontos positivos/negativos de cada uma das idéias geradas.
Identifique também todos os pontos/características inovadoras de cada idéia.
Você terá um enorme quadro com a avaliação de cada idéia.

4º Passo – Priorize as idéias.
Selecione as idéias para serem aplicadas já. Forme um grupo de idéias boas que serão aproveitadas a médio prazo e um outro a longo prazo. Atualmente existem várias técnicas que permitirão a você priorizar cada uma das idéias.

5º Passo ‑ Plano de ação.
Defina um plano de ação para implementar a idéia selecionada. Defina O QUE será feito, COMO será feito, QUEM fará cada tarefa e QUANDO cada tarefa deverá estar pronta. Não se esqueça de que a sua idéia sem um plano de ação bem detalhado corre o risco de terminar no fundo de uma gaveta.
Somente o plano de ação executado corretamente garantirá a realização, a concretização de sua idéia.

Conclusão.
Para se conseguir ultrapassar as situações desafiadoras, com êxito e um ótimo desempenho é necessário equilíbrio, agilidade, saber inovar e pensar rápido, pois em determinadas ocasiões o seu plano de ação poderá ser responsável pelo sucesso ou insucesso dos seus atos.
(Fonte: www.pensediferente.com.br - Elementos para motivar profissionais de segurança pública)

Nenhum comentário:

Postar um comentário