CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sábado, 28 de março de 2009

O ABACAXI

Álvaro era profissional e trabalhava num setor administrativo de sua instituição. Profissional sério, dedicado, cumpridor de suas obrigações e, por isso mesmo já estava com seus 20 anos de serviço público. Um belo dia, ele vai ao gestor maior da sua instituição para fazer uma reclamação:
- “Senhor, tenho trabalhado durante esses 20 anos na instituição com tanta dedicação, só me sinto um tanto injustiçado. O Ricardo que está conosco há menos tempo do que eu, está ganhando uma gratificação a mais do que a minha”.

O gestor, fingindo não ouví-lo disse:
- “Foi bom você vir aqui. Tenho um problema para resolver e você poderá fazê-lo. Estou querendo umas frutas como sobremesa ao nosso pessoal após o almoço hoje. Aqui na esquina tem uma barraca. Vá até lá e verifique se eles tem abacaxi”.

Álvaro, sem entender direito, saiu da sala e foi cumprir a missão. Em 05 minutos estava de volta.
- “E aí, Álvaro”. Perguntou o gestor.
- “Verifiquei como o senhor mandou. O moço tem abacaxi”.
- “E quanto custa?
- “Isso eu não perguntei não”.
- “Eles tem quantidade suficiente para atender a todos os profissionais?
Quis saber o gestor.
- “Também não perguntei isso não”.
- “Há alguma fruta que substitua o abacaxi?
- “Não sei não...
- “Muito bem Álvaro. Sente-se alí naquela cadeira e me aguarde um pouco”.

O gestor pegou o telefone e mandou chamar o Ricardo. Deu a ele a mesma orientação que havia dado ao Álvaro. Em oito minutos, o Ricardo voltou.
- “E então?” Indagou o gestor.
- “Eles tem abacaxi sim. Em quantidade suficiente para todo o nosso pessoal e se o senhor preferir, tem também laranja, banana, melão e mamão. O abacaxi estão vendendo a R$ 1,50 cada; a banana e o mamão a R$ 1,00 o quilo; o melão R$ 1,20 a unidade e a laranja a R$ 20,00 o cento, já descascada. Mas como eu disse que a compra seria em grande quantidade, eles me concederam um desconto de 15%. Deixei reservado. Conforme o senhor decidir, volto lá e confirmo”. Explicou Ricardo.

Agradecendo pelas informações, o gestor dispensou-o. Voltou-se para o Álvaro, que permaneceu sentado ao seu lado e perguntou-lhe:
- “Álvaro, o que foi que você estava mesmo me dizendo?
- “Nada sério não, senhor. Esqueça. Com sua licença”.
E o Álvaro deixou a sala.

Esta é a diferença entre o eficiente e o eficaz...

Nenhum comentário:

Postar um comentário