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sexta-feira, 20 de março de 2009

METRÔ DO CARIRI - A AVALIAÇÃO PARA APERFEIÇOAR O SISTEMA ACONTECERÁ NO TRECHO MURITI (CRATO) ATÉ A ESTAÇÃO DE JUAZEIRO DO NORTE

"A empresa Bom Sinal, fabricante dos trens que serão utilizados pelo Metrô do Cariri, realiza nos próximos dias 24 e 25 novos testes de velocidade e frenagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), denominado Transporte Rápido Automotriz (TRAM) do Metrô do Cariri.
A avaliação para aperfeiçoar o sistema acontecerá no trecho Muriti (Crato) a estação de Juazeiro do Norte. O Metrô do Cariri faz parte de um conjunto de ações do Governo do Estado visando a requalificação do transporte ferroviário de passageiros em alguns municípios do interior do Estado.
O Metrô será composto por dois TRAMs com dois carros cada um. Os veículos estão sendo fabricados em Barbalha e custaram ao Estado R$ 4,5 milhões, incluindo a manutenção das máquinas por dois anos.
O projeto utiliza-se do modal ferroviário aproveitando, em sua maior parte, o leito do sistema atualmente operado pela Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), preconizando um sistema que venha a estruturar de forma mais ordenada o transporte de passageiros entre os municípios de Juazeiro do Norte e Crato. O Metrô do Cariri tem uma extensão total de 13,6 km.
Todo o trecho foi remodelado para atender às condições de operacionalidade e segurança do sistema ferroviário. Serão implantadas quatro estações, que estão em processo de licitação, bem como as oficinas de manutenção e centro de administração e controle de tráfego.
O trecho adotado é o mesmo do antigo ramal ferroviário do Crato utilizado pela Rede Ferroviária Federal S.A. – RFFSA, até o início dos anos 80. Atualmente o ramal tem sua operação de cargas administrada pela concessionária CFN até o distrito de Muriti, município do Crato. O projeto é de grande relevância social por beneficiar contingente populacional de baixa renda e oferecer condições de segurança, rapidez e pontualidade, além de propiciar uma profunda reformulação do sistema urbano, em especial na questão da requalificação do transporte intermunicipal.
O material rodante é composto por duas composições com tração diesel hidráulica mecânica, formadas por dois carros equipados com ar condicionado e capacidade de transporte de 330 passageiros por composição. A velocidade máxima operacional será de 60km/h. A demanda inicial estimada é de 5.000 passageiros/dia com período operacional entre 5:30 e 22:30h horas, com 38 viagens em cada sentido, num total de 76 viagens/dia. Sua implantação encontra-se em andamento com previsão de início de sua fase operacional prevista para o segundo semestre de 2009."

(Fonte: José Milton - josemilton@seinfra.ce.gov.br)

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