CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

quinta-feira, 24 de junho de 2010

UNIVERSITÁRIOS ENTRE OS QUE MAIS USAM DROGAS

"De cada quatro universitários brasileiros, um utilizou drogas ilícitas no último mês e bebeu álcool em um padrão arriscado, classificado internacionalmente como BINGE, que significa ingerir pelo menos cinco doses (para homens) ou quatro (para mulheres) em cerca de duas horas. Levantamento divulgado ontem pela Secretaria Nacional Antidrogas, feito com 18 mil estudantes de nível superior nas 27 capitais do país, apontou também que dirigir depois de ingerir bebidas é comum para 18% dos alunos. Vinte por cento deles fazem uso sistemático de tabaco. Abaixo da maconha e derivados dela, consumida por 9,1% dos alunos nos 30 dias que se passaram, as anfetaminas são a segunda substância psicoativa mais frequente, sobretudo entre a população universitária feminina.

Em qualquer base temporal, a utilização de drogas ou álcool pelos universitários é maior que o consumo na população em geral (veja quadro). Enquanto 74,6% dos brasileiros entre 12 e 65 anos tomaram bebidas no últimos 12 meses, por exemplo, o índice entre os estudantes é de 86,2%. Quanto ao uso de drogas ilícitas, os futuros graduados também superam a média nacional, com 48,7% contra 22,8%. “É absolutamente alarmante verificar que 25% dos universitários usaram drogas no último mês, porque estamos falando dos futuros líderes do nosso país”, afirma o pesquisador Arthur Guerra, psiquiatra da Universidade de São Paulo que coordenou o levantamento.

Para Carlos Salgado, presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas, dois fatores influenciam. “A disponibilidade dessas substâncias e uma tolerância inadequada, inclusive da família”, argumenta Salgado."

(Fonte: Renata Mariz - Correio Braziliense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário