CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sábado, 28 de fevereiro de 2009

RESSACA DO CARNAVAL VIOLENTA - POLÍCIA REGISTRA ONDA DE VIOLÊNCIA COM MAIS DE 12 MORTES EM 48 HORAS

Vários casos de homicídios foram registrados nas últimas 48 horas no Estado, entretanto, só em Fortaleza e Região Metropolitana, mais de 12 mortes aumentaram as estatísticas da violência urbana.

1) Além dos casos em Caucaia (um detento da Casa de Custódia que faleceu no Frotinha do Antônio Bezerra após ser agredido naquele Presídio e de um viciado encontrado executado numa rua daquela urbe) e dos registrados na PRAIA DO FUTURO (ROMÉRIO SOUSA DE ALMEIDA) e HENRIQUE JORGE (Maria Valdina Lessa Coelho), outros casos foram registrados:
5) JARDIM VIOLETA - VÍTIMA: FRANCISCO E. S.
6) PARQUE JERUSALÉM - VÍTIMA: FRANCISCO E.C.S.
7) ÁLVARO WEYNE - VÍTIMA: FRANCISCO O. G. FILHO.
8) PICI - VÍTIMA: FRANCISCO M. A. DA SILVA.
9) ALTO ALEGRE II - VÍTIMA: CÍCERO N.S.
10) JARDIM IRACEMA - VÍTIMA: FRANCISCO R. P. M.
11) PARQUE SANTA ROSA - VÍTIMA: SEM IDENTIFICAÇÃ O, SEXO MASCULINO.
12) GUAJERÚ/SÃO MIGUEL - VÍTIMA: RONALD A. DA COSTA.

EXPLOSÃO NA SEDE DA POLÍCIA FEDERAL DE MANAUS - CONFIRMADA A TERCEIRA MORTE

A explosão no Laboratório da Sede da Superintendência da Polícia Federal do Amazonas, em Manaus, resultou na morte de Antonio Carlos Oliveira, Max Neves e Maurício Barreto. A explosão ocorreu quando eles periciavam com um maçarico um cilindro que poderia conter drogas, na tarde de ontem (27). Um quarto perito também ficou ferido, mas não corre risco de morte, segundo o hospital.

(Fonte: CBN, Portal Amazônia, Globo News TV e O Globo)

POLÍCIA RODOVIÁRIA DETÉM DUAS SENHORAS COM "FRAUDÕES" RECHEADOS DE COCAÍNA

“A Polícia Rodoviária Federal flagrou nesta sexta-feira duas senhoras bolivianas com “fraudões” revestidos em suas vestes, amarrados e colados com esparadrapos e recheados de cocaína. A apreensão ocorreu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no km 453 da BR-163, durante uma fiscalização rotineira em um ônibus que seguia para São Paulo.
Ao fiscalizar os passageiros, os agentes da PRF desconfiaram das duas mulheres pelo nervosismo e volume das roupas que estavam vestindo. Foram encontrados com Alberta Cespedes Olivera, de 77 anos, mais de quatro quilos de cocaína e com Betty Torrico Rojas Carrillo, de 50 anos, cerca de cinco quilos da mesma droga.
As duas senhoras disseram aos policiais que foram abordadas por uma senhora na Bolívia que ofereceu para cada uma delas a quantia de U$500 (quinhentos dólares) para que fizessem a viagem com a droga colada ao corpo até a capital paulista. Os traficantes embarcaram as senhoras na noite anterior de Corumbá para Campo Grande e embarcaram em outro ônibus com sentido à capital paulista para não chamar muito a atenção.”

(Fonte: IG)

BANDIDOS INVADEM CIDADE, DOMINAM POLICIAIS E EXPLODEM BANCO – SERIAM AS DINAMITES ROUBADAS EM QUIXADÁ ?

Cidade de Tucumã - Pará

“Pelo menos seis bandidos tentaram assaltar, na madrugada deste sábado, uma agência bancária do Bradesco, em Tucumã, no sudeste paraense. Eles renderam policiais civis e militares e explodiram duas portas de acesso ao cofre do banco, mas não conseguiram roubar o dinheiro. De acordo com informações da polícia, por volta de 1h da manhã, o grupo de assaltantes rendeu policiais militares e civis que faziam ronda pelo centro da cidade.
Dos policiais os criminosos roubaram vários armamentos, como pistolas ponto 40 e carabinas. Houve troca de tiros e um PM ficou ferido na coxa.
- Depois eles foram até a agência bancária e explodiram duas portas que dão acesso ao cofre, mas não conseguiram roubar nada - disse o investigador Otávio Silva, da Superintendência Regional do Araguaia.
Segundo a delegacia de Tucumã, na fuga, a quadrilha roubou dois veículos, mas os carros quebraram e foram abandonados na estrada.
De acordo com a polícia, o bando fugiu em direção aos municípios de Ourilândia do Norte e Água Azul do Norte. A polícia pediu reforço de outras delegacias da região. O superintendente da região do Araguaia, delegado Luiz Antônio Ferreira, está a caminho do município.
O policial militar foi encaminhado para o Hospital Municipal e seu estado de saúde é estável.”

(Fonte: Portal ORM e G1)

LEVANTE-SE !

Nos primeiros dias do serviço militar ao jovem lhe fôra ensinado que ao passar algum superior teria que levantar-se. Isto lhes parecia uma imposição prepotente de um duro regulamento militar. No entanto, com o passar do tempo, mais amadurecido viria a compreender o valor de estar de pé.

A ação levantar-se denota três realidades: de estar sentado, deitado ou mesmo caído. Para uma vida de realizações na batalha do dia a dia urge estar de pé. Não se pode permanecer na postura anterior, seja qual for.

Jesus em seu ministério quando quis operar seus milagres exigia que as pessoas ficassem de pé. Levantar-se portanto, tornou-se necessidade para obtenção de suas ansiedades e vontades. Os seus problemas são muitos e difíceis, a antevisão de dias sombrios o amedronta, porque continuar em atual situação? LEVANTE-SE.

Você meu (minha) amigo (a) talvez esteja precisando tomar essa decisão. Por que ficar abatido, julgando-se incapaz para a realização de tantos sonhos outrora desejados? Por que considerar-se enfraquecido para os embates do mundo ao seu redor? Por que viver uma vida de inutilidade, para sí e para os outros.

LEVANTE-SE para sair da incerteza quanto ao perdão de seus pecados;
LEVANTE-SE para sair ao encontro de Jesus Cristo e dele obter a salvação de sua alma;
LEVANTE-SE e diga a Deus que você quer ter uma nova vida, ser uma criatura capaz de melhores e maiores realizações. De levar aos outros as manifestações da graça divina operada em sua própria vida.
LEVANTE-SE para colocar sua vida numa submissão alegre e feliz ao serviço do senhor.

Jesus Cristo está ao seu lado lhe chamando a levantar-se e ir ao seu encontro. Faça isto agora onde você estiver, neste momento, e depois sai depressa correndo, a anunciar as alegrias resultantes de sua decisão e coragem.

LEVANTAR-SE não é apenas uma opção, mais sim uma necessidade.


Amém.

(Fonte: Liodir Barreto de Aguiar)

HOMICÍDIOS EM PERÍODO DE QUARESMA – NUM DELES UM POLICIAL MILITAR DO RONDA DO QUARTEIRÃO AGIU EM LEGÍTIMA DEFESA PRÓPRIA E DE TERCEIROS

A área da Praia do Futuro vem preocupando as autoridades. Segundo relato do Delegado Dr. Maurício Tindô à imprensa local em publicação de hoje, só naquela área da cidade, ultimamente, foram registrados sete homicídios.

O último caso envolveu o soldado da Polícia Militar, Tárcio Morais de Almeida, do Batalhão de Policiamento Comunitário (PROGRAMA RONDA), que reagiu a um assalto e matou Romério Sousa da Mota, ex-presidiário.

OUTROS CASOS NA CAPITAL

O período da “Quaresma” está sendo marcado por homicídios, outros três casos foram registrados nas últimas horas. No bairro Henrique Jorge, ontem pela manhã foi encontrado o corpo de Maria Valdina Lessa Coelho, 80 anos - um pedaço de pau estava ao lado do corpo.
Em Caucaia foram dois casos, um deles na Casa de Custódia, onde um presidiário após ser agredido morreu no Frotinha de Antônio Bezerra. Também um viciado foi encontrado morto naquela urbe.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

RADIOPATRULHAMENTO - HILUX HOJE, FUSCA ONTEM

FORÇA POLICIAL ESTRÉIA NO BRASIL

Uma estréia chega às telonas neste fim de semana. "FORÇA POLICIAL" (Pride and glory), de Gavin O'Connor, é um thriller policial estrelado por Edward Norton e Colin Farrell. A história é sobre uma família de policiais de Nova York que sofre sério abalo quando uma denúncia de corrupção envolve um de seus membros. As revelações irão transformar a vida da família e do departamento de polícia da cidade.
(Fonte: G1)

HABEAS-PINHO

Em 1955, em Campina Grande-PB, um grupo de boêmios fazia serenata numa madrugada fria do mês de junho, quando chegou a Polícia e apreendeu o violão. Decepcionado, o grupo recorreu aos serviços do advogado Ronaldo Cunha Lima, então recentemente saído da Faculdade, e que também apreciava uma boa seresta. Ele peticionou em juízo para que fosse liberado o violão. Aquele pedido ficou conhecido como “Habeas-Pinho” e hoje enfeita as paredes de escritórios de muitos advogados e de bares de praias do Nordeste. Abaixo, a famosa petição:

HABEAS-PINHO
Exmo. Sr. Juiz de Direito da 2ª. Vara desta Comarca:

O instrumento do crime que se arrola
Neste processo de contravenção
Não é faca, revolver, nem pistola
É, simplesmente, Doutor, um violão;

Um violão, Doutor, que na verdade
Não matou nem feriu um cidadão
Feriu, sim, a sensibilidade
De quem o ouviu vibrar na solidão;

O violão é sempre uma ternura
Instrumento de amor e de saudade
Ao crime ele nunca se mistura
Inexiste entre eles afinidade;

O violão é próprio dos cantores
Dos menestréis de alma enternecida
Que cantam as mágoas e povoam a vida
Sufocando suas próprias dores;

O violão é música e é canção
É sentimento de vida e alegria
É pureza e néctar que extasia
É adorno espiritual do coração;

Seu viver, como o nosso, é transitório
Porém seu destino se perpetua
Ele nasceu para cantar na rua
E não ser arquivo de Cartório;

Mande soltá-lo, Doutor Juiz, pelo amor da noite
Que se sente vazia em suas horas
Para que volte a sentir o terno açoite
De suas cordas leves e sonoras;

Libere o violão, Doutor Juiz
Em nome da Justiça e do Direito
É crime, por ventura, o infeliz
Cantar as mágoas que lhe enchem o peito ?

Será crime e, afinal, será pecado
Será delito de tão vis horrores
Perambular na rua um desgraçado
Declamando ali as suas dores ?

É o apelo que lhe dirigimos
Na certeza do seu acolhimento
Juntando esta petição aos autos nós pedimos
E pedimos também DEFERIMENTO.

Resposta do Juiz Arthur Moura (também um poeta):

Para que eu não carregue remorsos no coração
Determino que seja entregue ao seu dono
Desde logo, o malfadado violão;

Recebo a petição escrita em verso
E, despachando-o sem autuação
Verbero o ato vil, rude e perverso
Que prende, no Cartório, um violão;

Emudecer a prima e o bordão
Nos confins de um arquivo em sombra imerso
É desumana e vil destruição
De tudo que há de mais belo no Universo;

Que seja Sol, ainda que a desoras
E volte à rua, em vida transviada
Num esbanjar de lágrimas sonoras;

Se grato for, por acaso, ao que lhe fiz
Noite de lua, plena madrugada
Venha tocar à porta do Juiz.

CRATO - HOMEM MATA E LESIONA FAMILIARES

Cidade do Crato - Ceará
Uma tragédia em família foi registrada nesta manhã na Rua Cícero Lobo (Bairro Muriti) no município de Crato - CE.

Rubens da Silva Gadeas, de 37 anos, matou e lesionou familiares .

A primeira a receber os golpes de faca foi a esposa, Cleide de Farias Gadeas, depois um filho de quatro anos identificado como Mateus Gadeas. No momento em que o homem praticava o crime, o seu sogro, Cícero Antonio Farias, saiu na defesa da filha e do neto, também foi esfaqueado. Ele tentou escapar da fúria do genro e caiu esfaqueado no meio da rua. De faca em punho, Rubens lesionou ainda a sogra Santina Maria Farias.

Até o momento morreram a esposa e o sogro do criminoso.

A Polícia Militar agiu rápido e o homicída foi preso em flagrante delito.

(Fonte: Site Miséria)

FURTO DE ARMAS NO QUARTEL DA PMCE EM TAUÁ

Cidade de Tauá - Ceará
A TV Diário noticiou, bem como também noticiaram alguns blogs do interior do Estado (lindomarrodrigues.blogspot.com), no dia de ontem, Quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2009, que está sendo investigado caso de furto de armas no Quartel da Polícia Militar em Tauá, na Região dos Inhamuns, no Ceará. Duas armas, uma pistola e um revólver, desapareceram. Segundo a polícia, a falta dos armamentos foi percebida no momento da recontagem na manhã de ontem (26). O caso está sendo investigado pela Delegacia do município.

PM’s DO RONDA SÃO SUSPEITOS DA MORTE DE DOENTE MENTAL

"Policiais do Ronda do Quarteirão, do Jardim Iracema, foram acusados por moradores do bairro de espancarem e causarem a morte de Francisco Rogério Pinheiro, 28. A vítima sofria de transtornos mentais e, após invadir residências, teria sido espancada pelos PMs. Depois apareceu morta dentro de casa."

(Fonte: Diário do Nordeste)

BANCO ASSALTADO – É A 5ª AÇÃO NO INTERIOR EM 2009

Cidade de Cruz - Ceará

O Diártio do Nordeste, edição de hoje, publicou a seguinte notícia: “Homem ataca posto do BB e foge sozinho com R$ 70 mil - A Polícia da Região do Acaraú (Litoral Oeste do Estado) está à procura de um homem que, na manhã de quarta-feira de Cinzas, invadiu o posto de auto-atendimento do Banco do Brasil de Cruz (distante 240Km de Fortaleza) e, sozinho, conseguiu roubar cerca de R$ 70 mil. De acordo com a Polícia, ele teria entrado na agência desarmado e rendido os dois vigilantes. A ação ousada do bandido foi filmada pelo circuito interno do posto.

Segundo o capitão da PM George Vidal, que esteve na tarde de ontem vendo as imagens, o furto durou menos de três minutos. “Ele chegou desarmado, tomou a arma do primeiro vigilante e, em seguida, apontou o revólver para o segundo segurança, obrigando que o mesmo abrisse a porta que dá acesso à parte interna onde é feito o abastecimento dos caixas eletrônicos. Com a ajuda de um cliente, conseguiu colocar na mochila todo dinheiro do posto”, disse Vidal.
A ação do assaltante foi acompanhada de perto por várias pessoas, não só as que se encontravam na agência, mas também aquelas que estavam do lado de fora do prédio. “O assaltante saiu tranqüilamente levando a arma e a mochila cheia de dinheiro. Sorridente, pedia calma. Montou na moto que estava estacionada na outra esquina e fugiu”, contou uma comerciante que tem uma loja próxima ao banco. Ao rever as imagens do crime, o oficial PM assegura que o bandido já está identificado. “

NEMO TENETUR SE DETEGERE

Leitora Suely, pergunta a respeito da expressão "NEMO TENETUR SE DETEGERE".
Prezada Suely, a expressão diz respeito a um dos Princípios do Direito Processual Penal, que em tradução significa "ninguém é obrigado a fazer prova contra si mesmo". Em tese, esse Princípio garante ao acusado o direito ao silêncio, que não será interpretado de forma onerosa para a defesa.

MULHERES x CRIMES


O Envolvimento de mulheres com o crime, aumentou 51% nos últimos 10 anos nos Estados Unidos da América. E no Brasil ?
(Fonte: Discovery Channel)

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

BOMBEIROS - MOTIVO PARA VENCER

A mãe de 26 anos parou ao lado do leito do seu filhinho, que estava morrendo de leucemia. Embora o coração dela estivesse pleno de tristeza e angústia, ela também tinha um forte sentimento de determinação.

Como qualquer outra mãe, ela gostaria que seu filho crescesse e realizasse seus sonhos. Agora, isso não seria mais possível, por causa da leucemia terminal. Mas, mesmo assim, ela ainda queria que o sonho de seu filho se transformasse em realidade. Ela tomou a mão de seu filho e perguntou:
- “Filho, você alguma vez já pensou o que gostaria de ser quando crescer? Você sonhou o que gostaria de fazer com sua vida?”

- “Mamãe, eu sempre quis ser um bombeiro quando eu crescer!”

A mãe sorriu e disse: -“Vamos ver se podemos transformar esse sonho em realidade!”

Mais tarde, naquele mesmo dia, ela foi ao Corpo de Bombeiros local, onde se encontrou com um bombeiro de enorme coração. Ela explicou a situação de seu filho, seu último desejo e perguntou se seria possível dar ao seu filhinho de seis anos uma volta no carro dos bombeiros em torno do quarteirão.

O bombeiro disse: - “Veja, nós podemos fazer mais do que isso! Se você estiver com seu filho pronto às sete horas da manhã, na próxima quarta-feira, nós o faremos um bombeiro honorário por todo o dia. Ele poderá vir para o quartel, comer conosco, sair para atender as chamadas de incêndio! E se você nos der as medidas dele, nós conseguiremos um uniforme verdadeiro para ele, com chapéu, com o nosso emblema e botas também.”

Três dias depois, o bombeiro pegou o garoto, vestiu-o em seu uniforme de bombeiro e escotou-lhe do leito do hospital até o caminhão dos bombeiros. O menino ficou sentado na parte de trás do caminhão, e foi levado até o quartel central.

Ele estava no céu. Ocorreram três chamados naquele dia na cidade e o garoto acompanhou todos os três. Em cada chamado ele foi em veículos diferentes: no caminhão tanque, na ambulância dos médicos e até no carro especial do Comandante do Corpo de Bombeiros. Ele também foi filmado pelo programa de televisão local.

Uma noite, todas as suas funções vitais começaram a cair dramaticamente e a enfermeira-chefe, que acreditava no conceito de que ninguém deveria morrer sozinho, começou a chamar ao hospital toda a família.

Então, ela lembrou do dia que o menino tinha passado como um bombeiro e ligou para o Comandante e perguntou se seria possível enviar algum bombeiro para o hospital naquele momento de passagem, para ficar com o menino.

O Comandante dos bombeiros respondeu: - “Nós podemos fazer mais do que isso! Nós estaremos aí em cinco minutos. E faça-nos um favor... Quando você ouvir as sirenas e ver as luzes de nossos carros, avise ao sistema de som que não se trata de um incêndio. É apenas o Corpo de Bombeiros vindo visitar, mais uma vez, um de seus distintos integrantes. E você poderia abrir para nós a janela do quarto dele?...”

Cinco minutos depois uma “pick-up” e um caminhão com escada magirus chegaram no hospital, estenderam a escada até o andar onde estava o menino e 16 bombeiros subiram pela escada até o quarto do menino. Com a permissão da mãe, eles o abraçaram, seguraram e falaram para ele o quanto eles o amavam.

Com um sopro final, o menino olhou para o Comandante e perguntou: -“ Chefe, eu sou mesmo um bombeiro?” – “Você é um dos melhores!” Disse o chefe.

Com estas palavras, o menino sorriu e fechou seus olhos pela última vez.

E você, diante da vida, tem respondido: “Eu posso fazer mais do que isso!”

Reflita se sua vida tem sido em serviço ao próximo, e tome uma decisão hoje mesmo.

PADRÃO E INTERESSES SIGNIFICATIVOS DE UM POLICIAL

Padrão mínimo de aptidões exigidas de um policial:

1) Inteligência geral
2) Destreza
3) Memória (detalhes de idéias)
4) Expressão oral
5) Concentração
6) Rapidez e percepção
7) Raciocínio verbal
8) Atenção distribuída
9) Coordenação visomotora.

Interesses significativos exigidos de um policial:

1) Contato com o público
2) Motivação humanitária
3) Motivação operacional
4) Personalidade caracterizada e apta à:
a) Iniciativa
b) Adaptação
c) Estabilidade emocional
d) Relacionamento
e) Autoconfiança
f) Tranqüilidade
g) Maturidade
h) Renúncia
i) Amor à verdade
j) Lealdade.

(Fonte: Manual Policial de Cidadania)

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS


Art. 1º – Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos.

Art. 2º – Todos os homens têm capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração.

Art. 3º – Todo homem tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Art. 4º – Ninguém será mantido em escravidão ou servidão.

Art. 5º – Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.

Art. 6º – Todo homem tem direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa humana, perante a lei.

Art. 7º – Todos são iguais perante a lei, e têm direito, sem quaisquer distinção, a igual proteção da lei.

Art. 8º – Todo homem tem direito a receber assistência efetiva contra os atos que violem os seus direitos fundamentais.

Art. 9º – Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.

Art. 10 – Todo homem tem direito a um justo e público julgamento, por tribunal independente e imparcial.

Art. 11 – Todo homem acusado de delito tem o direito de ser considerado inocente, até que seja provada sua culpabilidade.

Art. 12 – Ninguém será sujeito a interferência na sua vida privada, na sua família, no seu lar, ou na correspondência.

Art. 13 – Todo homem tem direito à liberdade de locomoção e residência.

Art. 14 – Todo homem, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e gozar asilo em outros países.

Art. 15 – Todo homem tem direito a uma nacionalidade.

Art. 16 – Todo homem e mulher maiores de idade têm direito de contrair matrimônio e fundar uma família.

Art. 17 – Todo homem tem direito à propriedade, só ou em sociedade com outros.

Art. 18 – Todo homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião.

Art. 19 – Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão.

Art. 20 – Todo homem tem direito à liberdade de reunião e associações pacíficas.

Art. 21 – Todo homem tem direito de tomar parte no governo do próprio país e de ter acesso aos seus serviços públicos.

Art. 22 – Todo homem tem direito aos bens econômicos, sociais e culturais indispensáveis à sua dignidade e desenvolvimento pessoal.

Art. 23 – Todo homem tem direito ao trabalho, à livre escolha do emprego e à proteção contra o desemprego.

Art. 24 – Todo homem tem direito a repouso e lazer.

Art. 25 – Todo homem tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar, a si e sua família, saúde e bem-estar.

Art. 26 – Todo homem tem direito à instrução, que será gratuita pelo menos nos graus elementares.

Art. 27 – Todo homem tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade.

Art. 28 – Todo homem tem direito a uma ordem social e internacional que garanta os direitos estabelecidos na presente Declaração.

Art. 29 – Todo homem tem deveres para com a comunidade, pois só nela é possível o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade.

Art. 30 – Nenhuma disposição da presente Declaração poderá servir de pretexto para a destruição de qualquer liberdade aqui estabelecida.

(Fonte: ONU, 10/12/1948)

ORAÇÃO DO PODER

Deus, de toda força e poder, dai-me a segurança de
teu amor e a certeza que estás comigo.
Peço-te ajuda e proteção para o dia de hoje,
porque preciso de tua assistência e de tua misericórdia.

Tira de mim o medo que me invade,
tira de mim a dúvida que me perturba.
Esclarece o meu espírito abatido com a luz
que iluminou o teu divino filho Jesus Cristo aqui na terra.

Que eu possa Senhor perceber toda a tua grandeza
e a tua presença em mim. Sopras o teu espírito
dentro de minha alma, para que eu sinta tua voz dentro de mim
e ao meu redor, e em minhas decisões eu perceba qual a tua vontade.

Que eu sinta teu maravilhoso poder através da força da oração
e com esse poder, minha pessoa seja atingida
pelo milagre que podes realizar a meu favor,
amamentando a minha fé.

Não me abandones, oh! Senhor Jesus, fica comigo para
que eu não me desespere e nem te esqueça,
levanta o meu espírito quando encontrares abatido.
Ajuda a seguir-te sem vacilar e sem olhar para trás.
Entrego-te neste dia, a minha vida,
a dos meus filhos e de toda minha família.
Livra-nos de todo o mau que possa ser dirigido a nós,
ainda que seja por milagres.

Sei Senhor que vais me atender, porque me amas e
me escutas amorosamente, te agradeço meu Deus e meu pai,
e embora esteja com a alma inquieta, te suplico;
dai-me o poder de aceitar, acima de tudo
que se cumpra em mim a tua vontade e não a minha.

Amém.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

PERIFERIA DE FORTALEZA: MAIS UM CRIME NO BOM JARDIM


"ESTUDANTE MATA O PADRASTO COM DOIS TIROS
Neste plantão de carnaval, 44 corpos deram entrada no Instituto Médico Legal (IML) de Fortaleza; 18 pessoas foram assassinadas. Um dos crime aconteceu nesta quarta-feira (25), no Conjunto Tatú Mundê, no Bom Jardim. Um estudante matou o padrasto com dois tiros. A vítima, Francisco Elias Ferreira tinha 42 anos. Felipe Araújo Costa, de 18 anos, está foragido. Segundo testemunhas, o rapaz praticou o crime depois de ver a mãe ser agredida pelo padastro."

(Fonte: TV Verdes Mares)

SITE DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ DIVULGOU O RESULTADO DA OPERAÇÃO CARNAVAL – “CARNAVAL MAIS TRANQUILO EM 2009”, DIZ (57 MORTES)


"A Operação Carnaval desencadeada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social chega ao fim registrando queda nos índices de violência no Estado. Os números contabilizados a partir das 18 horas de sexta-feira (20) até às 6 horas desta Quarta-Feira de Cinzas (25) foram considerados positivos, mesmo “lamentando-se as mortes ocorridas, quando o ideal é zero”. Os crimes violentos letais intencionais - homicídios dolosos, à bala, à faca e outros meios (pedrada, paulada...) - caíram de 45 no ano de 2008 para 23 este ano, representando redução de – 48,89%. O mesmo ocorreu com mortes não intencionais, cujas ocorrências registradas em 2008 chegaram a 37 casos e em 2009 a 34, o que representa uma queda - 8,11% no total.

As atividades de polícia judiciária e bombeirísticas, como prisões em flagrante por porte ilegal de armas, nesse caso tiveram aumento, demonstrando que a polícia trabalhou mais e melhor. Enquanto as prisões saltaram de 22 em 2008 para 29 este ano, os casos de afogamento diminuíram de 10 em 2008 para seis em 2009. “Este ano, fizemos um trabalho de prevenção aquática que resultou em 505 possíveis afogamentos evitados”, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel João Vasconcelos. Antes de apresentar os números à imprensa, o secretário Roberto Monteiro reuniu-se com os comandantes das vinculadas – polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense – e agradeceu pelo esquema e trabalho desenvolvido por cada um no sentido de garantir a ordem e o bem estar de todos.

A estratégia montado na Operação Carnaval teve como objetivo articular o emprego de recursos humanos, materiais e suplementares a fim de oferecer segurança aos foliões cearenses e aos turistas que procuram usufruir das belezas e da hospitalidade da nossa gente. Durante a operação, foram realizadas patrulhas a pé e motorizada nos locais mais visitados; incrementados os serviços velados, por intermédio dos órgãos de inteligência e otimizado o desempenho do policiamento ostensivo, além de outras iniciativas de policiamento, inclusive com o apoio do policiamento aéreo, com o emprego dos helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer)."

(Fonte: www.ceara.gov.br)

PRINCÍPIO DA LEGALIDADE

Leitor Távora pergunta: no que se resume o Princípio da Legalidade? (Sic)

Prezado Távora, em resumo eis o Princípio da Legalidade:
"Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer algo senão em virtude de Lei."

SALMOS - 35

Salmos 35:1
Contende, SENHOR, com os que contendem comigo; peleja contra os que contra mim pelejam.

Salmos 35:2
Embraça o escudo e o broquel e ergue-te em meu auxílio.

Salmos 35:3
Empunha a lança e reprime o passo aos meus perseguidores; dize à minha alma: Eu sou a tua salvação.

Salmos 35:4
Sejam confundidos e cobertos de vexame os que buscam tirar-me a vida; retrocedam e sejam envergonhados os que tramam contra mim.

Salmos 35:5
Sejam como a palha ao léu do vento, impelindo-os o anjo do SENHOR.

Salmos 35:6
Torne-se-lhes o caminho tenebroso e escorregadio, e o anjo do SENHOR os persiga.

Salmos 35:7
Pois sem causa me tramaram laços, sem causa abriram cova para a minha vida.

Salmos 35:8
Venha sobre o inimigo a destruição, quando ele menos pensar; e prendam-no os laços que tramou ocultamente; caia neles para a sua própria ruína.

Salmos 35:9
E minha alma se regozijará no SENHOR e se deleitará na sua salvação.

Salmos 35:10
Todos os meus ossos dirão: SENHOR, quem contigo se assemelha? Pois livras o aflito daquele que é demais forte para ele, o mísero e o necessitado, dos seus extorsionários.
Salmos 35:11
Levantam-se iníquas testemunhas e me argúem de coisas que eu não sei.

Salmos 35:12
Pagam-me o mal pelo bem, o que é desolação para a minha alma.

Salmos 35:13
Quanto a mim, porém, estando eles enfermos, as minhas vestes eram pano de saco; eu afligia a minha alma com jejum e em oração me reclinava sobre o peito,

Salmos 35:14
portava-me como se eles fossem meus amigos ou meus irmãos; andava curvado, de luto, como quem chora por sua mãe.

Salmos 35:15
Quando, porém, tropecei, eles se alegraram e se reuniram; reuniram-se contra mim; os abjetos, que eu não conhecia, dilaceraram-me sem tréguas;

Salmos 35:16
como vis bufões em festins, rangiam contra mim os dentes.

Salmos 35:17
Até quando, Senhor, ficarás olhando? Livra-me a alma das violências deles; dos leões, a minha predileta.

Salmos 35:18
Dar-te-ei graças na grande congregação, louvar-te-ei no meio da multidão poderosa.

Salmos 35:19
Não se alegrem de mim os meus inimigos gratuitos; não pisquem os olhos os que sem causa me odeiam.

Salmos 35:20
Não é de paz que eles falam; pelo contrário, tramam enganos contra os pacíficos da terra.
Salmos 35:21
Escancaram contra mim a boca e dizem: Pegamos! Pegamos! Vimo-lo com os nossos próprios olhos.

Salmos 35:22
Tu, SENHOR, os viste; não te cales; Senhor, não te ausentes de mim.

Salmos 35:23
Acorda e desperta para me fazeres justiça, para a minha causa, Deus meu e SENHOR meu.

Salmos 35:24
Julga-me, SENHOR, Deus meu, segundo a tua justiça; não permitas que se regozijem contra mim.

Salmos 35:25
Não digam eles lá no seu íntimo: Agora, sim! Cumpriu-se o nosso desejo! Não digam: Demos cabo dele!

Salmos 35:26
Envergonhem-se e juntamente sejam cobertos de vexame os que se alegram com o meu mal; cubram-se de pejo e ignomínia os que se engrandecem contra mim.

Salmos 35:27
Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o SENHOR, que se compraz na prosperidade do seu servo!

Salmos 35:28
E a minha língua celebrará a tua justiça e o teu louvor todo o dia.

SALGUEIRO É CAMPEÃ DO CARNAVAL CARIOCA - 399.00


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

FORTALEZA: CONSTRUÇÃO COMUNITÁRIA, SEGURANÇA PÚBLICA, POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ E MILÍCIAS III


Estamos numa civilização emergente.

Somos testemunhas de grandes revoluções, desde a saga dos conquistadores, dos navegadores, dos exploradores, dos inventores, dos religiosos e dos pensadores. A saga do gênero humano. Mas recentemente os gestores passaram a ser o centro das atenções. Executivos de primeira linha são requisitadíssimos no mercado, pois eles passaram a inovar implantando gestões que perpassam pelo sucesso da produtividade com qualidade, da gestão democrática e participativa, da organização das pessoas em times de alto desempenho formando redes, do estabelecimento de parcerias e alianças e da valorização das pessoas com nova mentalidade. Tudo isso para enfrentar uma revolução que estamos presenciando, a globalização e a velocidade transformadora da sociedade contemporânea, impingida pela gama de saberes, conhecimentos, inovações e fundamentalmente pela transmissão de tudo isso através das comunicações.

A respeito de tudo isso, também estamos vivenciando aqui em Fortaleza esta realidade. No entremeio não podemos esquecer dos problemas sociais, políticos e econômicos que surgem como conseqüência, daí ser importante a inserção do trabalho da Polícia Militar do Ceará no contexto social das comunidades da cidade.

O Estado invocou para si o princípio de autoridade, com o fito de fazer cumprir as leis, pois há entendimento no sentido de que é importante a relação da autoridade com a ordem, em dois sentidos pelo menos: ordem como organização e como mandato. Há porém, diferentes tipos e graus de ordens e os métodos para mantê-las. Mas é na idéia de ordem como organização que se estabelece o conceito de autoridade.

O manto da autoridade cobre todos os atos provenientes do Estado com a finalidade de preservar o direito público em meio a pugna dos interesses e litígios individuais. Esse manto conquanto cubra atos do Estado – a promulgação de leis – não teria nenhum efeito coercitiva que lhe estivesse arrogada. A força coercitiva do Estado, ou seja, o poder governamental de coerção é exercido pela polícia, tendo sua ação legitimada pelo Poder Público do Estado. A palavra Polícia, diferentemente de MILÍCIA, é aplicada “Latu Sensu”, ou seja, conjunto de procedimentos, processos, institutos e instituições do Estado que visam manter a “ordem pública”.

Todas as sociedades necessitam de meios pelos quais a ordem é mantida. Nas pequenas sociedades que não necessitam de leis escritas, sanções informais inibem desvios nos costumes; mas a partir de certo ponto, os órgãos governamentais necessitam de agentes que dêem garantias de que suas decisões serão acatadas. Quanto maior se torna a sociedade, maior se faz a necessidade do controle dos atos do indivíduo.

Numa grande sociedade as dificuldades de interação entre os indivíduos são cada vez maiores.

Sabemos que a vinculação da Polícia Militar do Ceará à comunidade, define bem o propósito e a finalidade das nossas principais missões. A atuação da corporação não pode, portanto, apartar-se da comunidade e todas as entidades e organizações que, direta ou indiretamente, trabalhem para ela. É necessário, uma permanente e recíproca cooperação, dentro de um clima harmonioso e integrado.

Impõe-se portanto, que a PMCE, como responsável que é pela preservação da ordem pública, continue diuturnamente na procura de novas e aprimoradas técnicas e táticas de prevenção e repressão à criminalidade, ainda que com deficiência de meios. Todavia, se temos consciência de nossas limitações, é preciso que conscientizemo-nos da necessidade da busca de novas alternativas para vencermos tamanho desafio. Uma das alternativas é alcançar a compreensão, a aceitação e o apoio da comunidade para minimizar o sério e grave problema que aflige a todos, a criminalidade e a violência.

Uma vez conseguido o apoio da comunidade, torna-se viável a educação desta quanto a adequação de medidas preventivas de defesa, além da importante colaboração no fornecimento de informações sobre a criminalidade, o que sem dúvida alguma, redundará num aumento da nossa eficiência com a prestação de melhores serviços à própria comunidade.

Entendemos que essa meta, a interação da PMCE com a comunidade, constitui-se numa tarefa de difícil conquista, mas não impossível, portanto, faz-se necessário identificarmos os reais anseios e aspirações das comunidades. É indiscutível essa necessidade de se conquistar a confiança da comunidade, pois em situações normais ou em situações que afetem ou possam prejudicar a segurança do nosso Estado, a PMCE tendo a comunidade ao seu lado, terá melhores condições para solucionar da maneira mais eficiente, eficaz, efetiva e econômica os conflitos que por ventura venham a ocorrer.

Hodiernamente, as ações da PMCE vem merecendo alguns questionamentos por parte de diversos segmentos de nossas comunidades.

A mídia, ultimamente, dá excepcional destaque ao problema de Segurança Pública, em vista dos anseios populares que transformaram o assunto em aspiração imediata a ser atendida pelo Governo.

A segurança não é responsabilidade individual nem tampouco uma questão para ser tratada exclusivamente pelo Estado. Segurança é problema para ser resolvido por todos, Governo e Comunidade, vejamos:

Segurança Pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercido para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.....”

Grande parte da PMCE apresenta atualmente um modelo de polícia tradicional, que tem como missão exclusiva fazer cumprir a lei e prender criminosos. No nosso modo de polícia, verificamos ainda um modelo de organização centralizado, com uma estrutura rígida de comando. Os policiais militares são percebidos simplesmente como representantes das “forças da ordem”, encarregados de promover a ordem pública e a segurança das pessoas.

Hoje, salvante o PROGRAMA RONDA, o raro policiamento nos bairros de Fortaleza restringem-se a poucas cabines, sedes de GPM’s (Grupamento Policial Militar), Companhias ou Batalhões, as Radiopatrulhas destinam-se, pela pouca quantidade, a atenderem as ocorrências do CIOPS, sobrando pouca coisa para raras rondas nos bairros. O Policiamento de Motos destina-se aos corredores comerciais. É tímido, devido ao parco efetivo do Esquadrão de policiamento montada, a presença desse processo nos bairros e por fim o policiamento de bicicleta, está praticamente extinto.

Os PB’s (pontos base) topotáticos e estratégicos, só são realizados quando sobra alguma Viatura, mesmo assim, a média não passa do desejado.

Contamos ainda com os helicópteros e com os grupos especializados, tipo GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais) e COTAM (Comando Tático Móvel), mas convenhamos, estes policiamentos não são do tipo comunitário e ou interativos, pois exercem atividades mais repressivas e especiais, um pouco distante das comunidades.

Outrossim, mesmo os policiais que atuam nas comunidades de Fortaleza, muitas vezes parece apenas querer cumprir as escalas, pois ficam passivos, aguardando o tempo passar ou aguardando a consumação do delito para atuação, dispostos geralmente de forma fixa, apáticos, sem dinâmica, sem muita interação com a comunidade que o circundam. Muitas das vezes esses mesmos policiais militares, quando são chamados a intervirem, agem de forma repressiva, acreditando na autosuficiência, enclausuram-se e não creem no esforço da interação.

Já se vão os tempos em que policiar seria empregar força a pessoas “potencialmente perigosas”.

No momento que estamos estudando a necessidade de se compartilhar a segurança por todos, deve-se ampliar a margem de aproximação da Polícia Militar, visto que o policial militar é homem tirado do próprio povo e que a ele retorna com a missão de proteger, socorrer e reconduzir o organismo social. Não é uma abstração, mas um homem como os outros, depositário de crenças, hábitos e costumes de sua comunidade e, ao mesmo tempo, seu fiel escudeiro e defensor. Aí aparecem as MILÍCIAS, próximas, pagas, interdependentes do pequeno comerciante da comunidade assistida etc.

No próximo texto, poderemos constatar através do resultado da pesquisa que tais assertivas afloraram, traduzidas nos sentimentos do universo das pessoas das comunidades, quando faremos algumas considerações a respeito desse resultado.

Não deu ainda para concluir a temática agora, até o próximo texto.

Fonte:
- Ensaio Estatístico da província do Ceará;
- CPD-CIOPS, até a data pesquisada;
- Percepção social das comunidades de Fortaleza - Seus anseios e aspirações face à postura da Polícia Militar do Ceará. Autoria: lima, P. A. da S. et Paula Neto, F. C. – Orientação: Adail Bessa de Queiroz.


Notas
(1) - Cf. Mapa Estatístico do Estado do Ceará;
(2) - In: O gene egoísta. São Paulo, ed. USP, 1979, p. 190-191.
(3) - Cf. “caput” do art. 144 da Constituição Federal, de 05 de outubro de 1988.

DICAS PARA O CARNAVAL


LITORAL: Beberibe e Jijoca de Jericoacoara
SERRA: Guaramiranga e Viçosa do Ceará
SERTÃO: Quixadá e Iguatú
LITORAL/SERRA/SERTÃO: Itapipoca

CEARÁ 1 X 0 FERROVIÁRIO

O Ceará venceu o primeiro jogo da final do 1º turno do Estadual. 1 a 0 sobre o Ferroviário, na noite de ontem (19), no Estádio Castelão. Com o resultado, o Ceará joga pelo empate na segunda partida, no dia primeiro de março, também no Castelão. Caso o time coral vença, o jogo vai para a prorrogação. Persistindo o resultado a decisão será nos pênaltis. O gol da partida foi marcado aos 20 minutos do primeiro tempo. O lateral Fábio Vidal cruzou na área para Alex Gaibu, que dominou e colocou no canto direito do goleiro Jéfferson.
Renda: R$ 143.752,50
Público: 11.343 pagantes e 1.359 não pagantes

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

CIOPS EM SOBRAL

"O CIOPS INTEGRARÁ AS OPERAÇÕES DE SEGURANÇA DAS POLÍCIAS PREVENTIVAS, REPRESSIVAS E DE SOCORRO À POPULAÇÃO.

Imagem do projeto do Ciops de Sobral

Dentro de 150 dias, o município de Sobral receberá um Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). O Governo do Estado autoriza nesta quinta-feira (19), às 19 horas, o início das obras para reforma e ampliação de edificação para instalação do equipamento na cidade.
Com recursos do Tesouro Estadual, serão investidos cerca de R$ 1,17 milhão, em obras de ampliação de edificação, sistemas de ar-condicionado, instalações elétricas, telefônicas e lógicas, cobertura de estrutura metálica, serviços preliminares, movimento de terra, execução de novas instalações obras de drenagem, instalações hidráulicas e paisagismo. Somente em área construída serão aproximadamente 816 metros quadrados.

Com o Ciops, Sobral terá o planejamento, normatização, coordenação e controle dos serviços de atendimento às chamadas de emergência e ocorrência, centralizando e integrando as operações de segurança das polícias preventivas, repressivas e de socorro à população.
O equipamento compreende em um mesmo ambiente físico a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar, para o pronto atendimento das ocorrências, acionado através dos números 190 (Policia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros Militar). As obras terão a execução e fiscalização do Departamento de edificações e Rodovias (DER). O Governador Cid Gomes confirmou presença ao lado do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, do Comandante Geral da Policia Militar, Cel. William Alves Rocha, do superintendente adjunto do DER, César Barreto e do Prefeito de Sobral, Leônidas Cristino."

(Fonte: Assessoria de Imprensa do DER. In: www.ceara.gov.br)

PROFESSORES DO ESTADO DO CEARÁ GANHAM PROGRESSÃO FUNCIONAL DE 5% - E O SUBSÍDIO DOS PM’s E BM’s NADA !

Deu no O POVO on line:

"19 Fev 2009 - 11h39min
Reunião
PROFESSORES DO ESTADO GANHAM PROGRESSÃO FUNCIONAL DE 5%

Durante encontro, realizado na noite da última quarta, Cid Gomes garantiu o pagamento da progressão funcional dos professores retroativa a setembro de 2008 e já na folha de março.
A diretoria do Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc) foi recebida, nas últimas horas, pelo governador Cid Gomes. Durante o encontro, realizado na noite da última quarta-feira, 18, no Palácio Iracema, Cid garantiu o pagamento da progressão funcional dos professores retroativa a setembro de 2008 e já na folha de março. Isso significará, na prática, um reajuste de 5% para toda a categoria. Cid Gomes garantiu para a Apeoc a antecipação da data-base dos docentes de julho para o início do ano. Essas informações foram divulgadas na manhã desta quinta-feira pela presidente do Sindicato Apeoc, Maria da Penha
."


O ESTADO TEM DINHEIRO


Já saiu o Subsísio dos Policiais Civis, dos Profissionais da Saúde, dos Defensores Públicos e agora a progressão funcional dos Professores. Os investimentos também estão em plena evolução. Vejamos:
E o Subsídio para os PM’s e os BM’s nada !

PAVILHÃO DE FEIRAS NA APMGEF

"O consórcio de empresas Galvão/A. Mendonça entrou ontem com um recurso pedindo a desclassificação do Consórcio Pavmulti, formado pelas empreiteiras paulistas Passareli e Consbem e vencedor da licitação para erguer o empreendimento. O documento alega que a proposta comercial apresentada está em desacordo com a planilha de gastos prevista no edital. Um dos problemas seria em relação ao item 7.3.1 do anexo A, onde estaria especificado uma estrutura em aço, mas o consórcio apresentou o valor para uma em alumínio. A entrada da ação foi dada ontem, às 14h, no protocolo da Procuradoria Geral do Estado (PGE)."

(Fonte: Diário do Nordeste e clipping do SINDIEVENTOS/CE)

GRANADA EXPLODE DENTRO DE AVIÃO E FERE POLICIAIS


A granada que um policial da Colômbia carregava explodiu acidentalmente quando ele embarcava em um avião militar, em Medelín. De acordo com um porta-voz da polícia, a explosão feriu oito soldados e "cortou" a aeronave ao meio.

(Fonte: AP e IG)

NINGUÉM É DE FERRO – NEM HOMEM BOMBA, NEM ATAQUE SUÍCIDA

Soldado norte-americano, numa missão de rotina, ontem em Bagdá, capital do Iraque, aproveitando a ocasião comprou algodão doce de um vendedor ambulante.



(Fonte: UOL)

POSTO DE COMANDO


Em grandes ocorrências é comum o estabelecimento de um Posto de Comando (PC), que pode ser fixo ou móvel. O Móvel possui a vantagem da dinâmica empreendida, dentre elas a possibilidade de fixar um elo próximo ao local da ocorrência. Pergunta um leitor do blog, se aqui no Ceará não dispomos desse tipo de Posto de Comando, pois ele afirma que isso é comum nos Estados Unidos - ônibus tipo Posto de Comando.

Olha meu prezado, aqui no Ceará também possuíamos, não sei se ainda está operando, mas possuíamos um, inclusive com uma boa estrutura, alías feito aqui em Caucaia - CE (foto acima). Funcionou muito tempo como base do G-Crises (Grupo de Gerenciamento de Crises da Segurança Pública). Esse ônibus foi entregue numa solenidade realizada no dia 29 de agosto de 2002, na sede da então SSPDC, num pacote de 217 veículos (173 motos; 14 Renault; sete Blazer; oito Mitsubishi; três Troller; uma ambulância; um ônibus comando móvel; sete microônibus; um F-250/rabecão; um caminhão furgão e uma carro operacional - delegacia móvel).

Todos os veículos foram adquiridos na época por R$ 2,9 milhões, oriundos do Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP), do Ministério da Justiça. Não sei é como anda essa frota atualmente, incluindo o tal ônibus, para poder informá-lo.





O leitor pergunta ainda se no caso de Quixadá, onde a cidade está sitiada (Sic) por ocorrências de furtos e assaltos, não seria o caso? Bom, é uma opção. Agora, se isso vai resolver ou não é outra história, mas lembro que todo apoio logístico é indispensável. Aí lembro também de Napoleão, "ganha a guerra quem tem a melhor logística".

Um forte abraço.

CHARGE DE POLICIAIS MATANDO MACACO CAUSA POLÊMICA

"Afro-americanos qualificaram na quarta-feira de racista uma charge do jornal New York Post que teria comparado o presidente Barack Obama a um macaco - uma imagem forte em meio a uma longa história de racismo contra os negros. A charge, que o jornal disse ser uma paródia da política americana, mostra um policial baleando um macaco - aludindo ao caso real de um chimpanzé de estimação que foi abatido a tiros nesta semana em Connecticut após atacar uma mulher. Na versão do Post, um dos policiais envolvidos diz: "Terão de encontrar outra pessoa para escrever a próxima lei de estímulo econômico".

Na terça-feira, Obama sancionou um pacote de estímulo econômico de 787 bilhões de dólares, por cuja aprovação ele havia se empenhado diretamente. Críticos da charge interpretaram o chimpanzé morto como uma referência a Obama, que se tornou o primeiro presidente negro dos EUA em 20 de janeiro.

- "A charge no New York Post de hoje é na melhor das hipóteses perturbadora dado o histórico de ataques racistas nos quais os afro-americanos são sinônimos de macacos" - disse o ativista dos direitos humanos Al Sharpton. Qualificando o desenho como "ofensivo e divisivo", ele prometeu realizar uma manifestação nesta quinta-feira diante da redação do Post.

O vereador Leroy Comrie disse ter recebido numerosos telefonemas de cidadãos indignados.
- "Publicar uma charge tão violenta e racista é um insulto a todos os nova-iorquinos. (O caso real) foi um incidente lamentável no qual um ser humano ficou gravemente ferido, não uma oportunidade para lançar uma retórica perigosa", disse Comrie em nota.

O chimpanzé de 90 quilos foi morto por policiais na segunda-feira em Stamford depois de ferir gravemente uma amiga de sua dona e atacar um carro da polícia. O animal, chamado Travis, chegou a estrelar comerciais de TV e atualmente tomava uma medicação.

Em nota, o editor-chefe do Post, Col Allan, disse que a charge era "uma clara paródia". "Ela zomba em termos gerais dos esforços de Washington para ressuscitar a economia. Novamente, Al Sharpton se revela como nada mais do que um oportunista (em busca de) publicidade", disse Allan.

Mas a Associação Nacional dos Jornalistas Negros disse que o desenho é "o mínimo denominador comum em termos de gosto e classe". - "O publisher e os editores do New York Post devem uma explicação aos seus leitores", disse a presidente da entidade, Barbara Ciara, em nota.

O Post, de tendências direitistas, pertence ao conglomerado internacional da mídia News Corp, propriedade do magnata Rupert Murdoc."

(Fonte: G1)

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

POSTO DO BANCO DO BRASIL DA 10ª REGIÃO MILITAR EM FORTALEZA É FURTADO

"O posto do Banco do Brasil na 10ª Região Militar, em Fortaleza, foi furtado na manhã desta quarta-feira (18). Segundo o delegado Wilder Brito, o funcionário de uma prestadora de serviço que fazia a limpeza aproveitou um descuido de funcionários e pegou R$ 19 mil. O prestador de serviços fora identificado e preso em flagrante.
De acordo com a polícia, o funcionário alegou dívidas a pagar para levar o dinheiro e agora pode pegar de três a oito anos de prisão."

(Fonte: TV Verdes Mares)

BANDO FAZ PM's REFÉNS E ASSALTA BANCO DO BRASIL PELA MANHÃ

“Mais uma agência do Banco do Brasil foi assaltada. Desta vez, dois policiais militares, um capitão e um soldado, foram feitos refém na cidade de Alto Taquari, a 479 quilômetros de Cuiabá, no Mato Grosso, para que a quadrilha pudesse assaltar o banco.
Fortemente armados, os bandidos invadiram a agência e levaram o dinheiro que estava no cofre do banco. A quantidade não foi revelada. A quadrilha estava em uma caminhonete S-10 de cor prata com placa de Belo Horizonte. Informações preliminares apontam que o delegado da cidade também seria feito refém pela quadrilha, mas conseguiu escapar dos bandidos porque foi avisado a tempo de escapar. Os reféns foram liberados pelos bandidos em uma estrada rural.
Três meses atrás, a mesma agência foi alvo de bandidos. Na época, o cofre do banco foi arrombado,
No Ceará, a Polícia Federal procura a quadrilha que levoucerca de R$ 2 milhões de uma agência do BB em Quixadá. Para chegar ao cofre, os bandidos alugaram um lava-jato e cavaram um túnel de 137 metros. A polícia suspeita que a quadrilha seja a mesma que roubou o Banco Central de Fortaleza em 2005.
Nesta terça, foi preso mais um suspeito de participar do assalto em uma agência bancária do Banco do Brasil em Nova Mutum, a 264 km. Ele teria sido capturado em uma mata. Ele estava sem armas e não reagiu. O rapaz é morador do bairro Coxipó, em Cuiabá, e teria sido contratado por um homem para que tentasse despistar a polícia após o roubo. Ele contou, informalmente, aos policiais militares que receberia R$ 20 mil pelo serviço.
Ao lado de outro rapaz, ele teria buscado dois carros usados pela quadrilha, que montou uma base no meio de um matagal. Um deveria sair dirigindo um Siena e o outro um Fiat Pálio. A função era percorrer as estradas vicinais para despistar as polícias. Como a ação do bando foi frustrada e os dois carros foram apreendidos no primeiro dia de buscas aos criminosos, ele passou a se esconder no meio da mata. Desitradado, ele teve de ser encaminhado para um hospital.
A polícia acredita que outros cinco integrantes da quadrilha estejam na mata. O primeiro assaltante foi morto em um confronto com a polícia. O segundo foi capturado ferido durante um tiroteio na mata
O assalto à agência de Nova Mutum ocorreu no último dia 9 de fevereiro. Pelo menos sete criminosos, encapuzados e fortemente armados, fizeram reféns clientes e funcionários do Banco do Brasil. Um escudo humano foi formado na frente da agência e impediu que a Polícia efetuasse disparos contra os bandidos.
Após assaltar o banco, os criminosos fugiram em veículos roubados para uma região de mata. Foram entregues à Delegacia de Polícia de Nova Mutum, o armamento deixado pela quadrilha na mata. O dinheiro recuperado - R$ 680 mil em dinheiro e R$ 65 mil em cheques, que foi entregue ao banco.” (Sic)

(Fonte: TV Centro América, O Globo)

CORPO DE MENINO É ENCONTRADO EM ESTÔMAGO DE CROCODILO NA AUSTRÁLIA

"O corpo de um menino de 5 anos que havia desaparecido há 10 dias perto de um rio no Norte da Austrália foi encontrado no estômago de um crocodilo na cidade de Cairns. A polícia confirmou nesta quarta-feira que a criança foi atacada pelo animal de 4,3 metros no dia 8 de fevereiro, segundo a imprensa local. Segundo a TV ABC News, testes de DNA foram realizados para comprovar que o corpo encontrado era mesmo do menino desaparecido.
Jeremy Doble desapareceu numa área alagada pelo rio Daintree, no estado australiano de Queensland. De acordo com a polícia, o irmão da vítima, Ryan, de 7 anos, disse ter visto um crocodilo na região. Segundo o jornal Courrier Mail, Jeremy tentou salvar o cachorro da família que se dirigiu para perto de onde estava o crocodilo.
Os pais do menino pediram que o animal seja poupado. O animal foi capturado perto da casa da família e teve seu estômago examinado em uma cirurgia. Ele será levado para uma fazenda ou um zoológico onde não poderá ser exibido ao público por estar "envolvido na morte de um ser humano", segundo a Agência de Proteção do Meio Ambiente de Queensland. Há mais de cem crocodilos no rio Daintree."

(Fonte: G1)

VENTO FORTE NO VATICANO

Vento forte hoje no Vaticano, fez com que o "Solidéu" de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, fosse levado pelo vento durante sua audiência semanal na Praça de São Pedro.

(Fonte: IG e UOL)

QUIXADÁ DE NOVO ! POLÍCIA PREOCUPADA - DUZENTOS QUILOS DE DINAMITE SÃO ROUBADOS

"Cerca de 200 quilos de dinamite foram roubados, na manhã desta quarta-feira, em Quixadá (Sertão Central). Segundo o delegado regional, José Edilson de Oliveira Sobrinho, a carga seria usada nas obras de saneamento do município e estava no paiol da empresa. Três homens armados e encapuzados teriam rendido o vigia e levado o material. O delegado informou que o grupo chegou a ironizar. Disse que iria usar a dinamite para arrombar bancos. No fim de semana, também em Quixadá, um grupo furtou R$ 1,2 milhão da agência do Banco do Brasil. Um túinel foi usado para entrar no caixa-forte da agência e ninguém, até agora, foi preso."
(Fonte: Eliomar de Lima)

QUEBRA-CABEÇA - POLÍTICOS DO CEARÁ DECLARAM GASTOS DA CAMPANHA SUPERIORES AO PATRIMÔNIO PESSOAL

"Quatro políticos cearenses declaram para a Justiça Eleitoral gastos de campanha que são superiores aos seus respectivos patrimônios, segundo o site da ONG Transparência Brasil. Os vereadores Casimiro Neto (PP), Machadinho Neto (DEM), e Vitor Valim (PHS), juntamente com o deputado estadual Lucilvio Girão (PMDB) - que foi candidato a prefeito de Maranguape - fazem parte do grupo de 85 parlamentares de todo o País que, nas últimas eleições municipais, doaram para suas próprias campanhas valores superiores a tudo que afirmavam possuir.
Com um gasto 1.660% acima de seu patrimônio, o vereador e apresentador de programa policial, Vitor Valim, lidera a lista dos cearenses no quesito discrepância entre patrimônio e doações eleitorais. O parlamentar declarou possuir em bens apenas R$ 1 mil. No entanto, informou que, para se eleger, tirou R$ 16 mil do seu próprio bolso. Procurado pelo O POVO, Valim, demonstrando insegurança, disse que é preciso diferenciar “bens” de “receita”. “Você pode ganhar R$ 1 mil por mês e gastar R$ 999. Nunca você vai adquirir bens”, exemplificou. Questionado se realmente possuía apenas R$ 1 mil em bens, Vitor Valim esquivou-se e disse que o Tribuna Regional Eleitoral (TRE) aprovou sua prestação de contas. “Todas as informações foram dadas ao órgão competente”. Em seguida, afirmou que não iria entrar em “celeuma de imprensa”, destacando que as informações eram “infundadas”.
Já o vereador Machadinho Neto apresentou outra justificativa para a diferença entre o valor declarado – R$ 15 mil – e o valor doado por ele para campanha – R$ 27.050: a maior parte dos bens ele teria doado para os filhos, sobrando apenas um carro no valor declarado. Com relação ao dinheiro gasto em campanha, ele afirma que o valor foi acumulado por quatro anos, e seria oriundo de seu trabalho. “Eu acho que um médico consegue guardar R$ 7 mil por ano para, no futuro, fazer a sua campanha com tranqüilidade”, argumentou.
Casimiro Neto, por sua vez, afirmou que recebeu, em dezembro do ano passado, as prestações de contas “devidamente aprovadas” pelo TRE. O vereador acrescenta que deve ter havido algum “problema de informação”, pois o valor dos seus bens realmente é superior ao apresentado pelo Transparência Brasil. “R$ 35 mil eu acho que é o valor da minha casa à época”, diz. Segundo a ONG, Casimiro teria gasto em campanha R$ 40.952. O promotor Emmanuel Girão ponderou que o patrimônio em si não tem correlação direta com as doações. O que deve ser observado é se o candidato realmente tinha rendimentos para fazer as doações. Entretanto, ele alerta que o candidato, pessoa física, só pode doar 10% do rendimento bruto declarado no ano anterior à eleição. No caso de pessoa jurídica, o percentual do faturamento bruto que pode ser doado para a campanha fica em 2%. A procuradora eleitoral Nilce Cunha afirmou, por meio de sua assessoria, ser necessário investigar a origem do dinheiro doado acima daquele declarado em bens pelos vereadores.
O POVO tentou entrar em contato com o deputado Lucilvio Girão, mas seu chefe de gabinete, Luciano Girão, disse por telefone que o deputado estava muito atarefado e só poderia dar entrevista hoje."
(Fonte: Jornal O POVO)

OS 187 ANOS DO “FICO”, A MAÇONARIA E A HISTÓRIA DO BRASIL

Ontem, assistindo rapidamente a televisão num canal local, o programa mostrava uma “troca de família”, onde a cônjuge virago, tinha que passar uma semana em outra casa, com outra família e vice-versa. A troca se deu entre uma mãe portuguesa e uma brasileira. A portuguesa foi levada ao Museu do Ipiranga, em São Paulo, numa visita turística. Ali o cônjuge varão falava da história, enaltecia os portugueses e tal. Lembrei que em tudo existem os fatos ocultos, ou seja, as vezes sabemos da história por um ângulo, quando outros estão ocultos.

No dia 9 de janeiro último, comemoramos um desses fatos, os 187 anos do Dia do FICO. O Dia do Fico deu-se naquele 9 de janeiro de 1822, quando o então Príncipe Regente D. Pedro de Alcântara foi contra as ordens das Cortes Portuguesas que exigiam sua volta a Lisboa, ficando no Brasil.

Por volta de 1821, quando as Cortes Portuguesas mostraram a idéia de transformar o Brasil de novo numa Colônia, os liberais radicais se uniram ao Partido Brasileiro tentando manter a autoridade do Brasil. As Cortes mandaram uma nova decisão enviada para o Príncipe Regente D. Pedro de Alcântara. Uma das exigências era seu retorno imediato a Portugal.

Os liberais radicais, em resposta, organizaram uma movimentação para reunir assinaturas a favor da permanência do Príncipe. Assim, eles pressionariam D. Pedro a ficar, juntando 8 mil assinaturas. Foi então que, contrariando as ordens emanadas por Portugal para seu retorno à Europa, declarou para o público: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico".

A partir daí, D. Pedro entrou em conflito direto com os interesses portugueses, para romper o vínculo que existia entre Portugal e o Brasil. Este episódio prenunciou a Declaração de Independência do Brasil que viria a ser proclamada em 7 de setembro de 1822. Evento, como tantos outros, com forte participação da Maçonaria. Vejamos outros fatos históricos no Brasil envolvendo a Maçonaria.

"Há um capítulo em branco na História do Brasil, e esse capítulo é o que se refere à Maçonaria, presente em todos os momentos decisivos e importantes de nossa pátria.

Em torno da excepcional contribuição da Maçonaria para a formação de nossa nacionalidade, é inadmissível qualquer dúvida. De nenhum importante acontecimento histórico do Brasil, os maçons estiveram ausentes. Da maioria deles, foram os elementos da Maçonaria os promotores. Não há como honestamente negar que o Fico, A Proclamação da Independência, a Libertação dos escravos, A Proclamação da República, os maiores eventos de nossa pátria foram fatos organizados dentro de suas lojas.

Antes de tudo isso, já na Inconfidência Mineira, a Maçonaria empreendia luta renhida em favor da libertação de nossa pátria. Todos os conjurados, sem exceção, pertenciam à Maçonaria: Tiradentes, Thomas Antonio Gonzaga, Cláudio Manoel da Costa, Alvarenga Peixoto, e até mesmo o Judas, o traidor Joaquim Silvério dos Reis, infelizmente também pertencia à ordem.

Há que se ressaltar também a grande contribuição de um maçom ilustre Francisco Antonio Lisboa, o Aleijadinho. Este grande gênio da humanidade. Maçom do grau 18, Aleijadinho, autor de obras sacras, fez questão de secretamente homenagear a Maçonaria em suas esculturas. Ao bom observador e conhecedor da maçonaria, não passará despercebido, ao conhecer a obra do grande mestre, detalhes, pequenos que sejam que lembram a instituição maçônica. Os três anjinhos formando um triângulo, o triângulo maçônico, tornaram-se sua marca registrada.

A própria bandeira do Estado de Minas Gerais foi inspirada na Maçonaria: o triângulo no centro da bandeira mineira é o mesmo do delta luminoso, o Olho da Sabedoria.

A independência do Brasil foi proclamada em 22 de agosto de 1822, no Grande Oriente do Brasil. O grito de independência foi mera confirmação. Ninguém ignora também que o Brasil já estava praticamente desligado de Portugal, desde 9 de janeiro de 1822, o dia do Fico. E o Fico foi um grande empreendimento Maçônico, dirigido por José Joaquim da Rocha, que com um grupo de maçons patriotas, fundou o Clube da Resistência, o verdadeiro organizador dos episódios de que resultou a ficada.

A libertação dos escravos no Brasil foi, não há como negar, uma iniciativa de maçons, um empreendimento da Maçonaria. A Maçonaria, cumprindo sua elevada missão de lutar pela reivindicação dos direitos do homem, de batalhar pela liberdade, apanágio sagrado do Homem, empenhou-se sem desfalecimento, sem temor, indefesamente pela emancipação dos escravos.

Para confirmar estes fatos basta verificar a predominância extraordinária de maçons entre os líderes abolicionistas. Dentre muitos destacaram-se Visconde de Rio Branco, José do Patrocínio, Joaquim Nabuco, Eusébio de Queiroz, Quintino Bocaiúva, Rui Barbosa, Cristiano Otoni, Castro Alves, e muitos outros.

A Proclamação da República, não há dúvidas de que também foi um notável empreendimento maçônico. O primeiro Ministério da República, sem exceção de um só ministro, foi constituído de maçons. Mera casualidade? Não. Ele foi organizado por Quintino Bocaiúva, que havia sido grão-mestre.

Assim foi e tem sido a atuação da Maçonaria com relação ao Brasil, sempre apoiando e lutando para a concretização dos ideais mais nobres da pátria, comprometendo-se em favor da liberdade e condenando as injustiças
.”

Fonte: Sociedades Secretas - Tenório de Albuquerque.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

BUSCA DE ARMA EM MULHER

O Prezado leitor Cavalcante, disse que uma polêmica a respeito de busca de arma em mulher dominou as discussões em sua sala de aula do Curso de Formação (Sic) e queria nossa opinião. Acrescenta ele que alguns colegas defenderam a tese de que busca de arma em mulher só pode ser realizada por outra mulher e que o policial homem não pode revistar a mulher. Cita que tal discussão foi em face de uma ação policial no domingo último, quando policiais militares apreenderam armas em poder de uma mulher antes do jogo Ceará x Fortaleza, em Fortaleza - CE.

Pode sim prezado Cavalcante, mas só quando a ação for para evitar retardamento ou prejuízo da diligência. Na realidade o Código de Processo Penal (CPP) pode decifrar melhor sua dúvida: “A busca em mulher será feita por outra mulher, se não importar retardamento ou prejuízo da diligência” (art. 249, CPP). Não importa de que lado você ficou na discussão. Aprender sempre é o mais importante.

A busca pessoal somente pode ser realizada mediante o que preconiza o art. 240, § 2º do CPP, ou seja, quando existir suspeita de que a pessoa conduza consigo armas, drogas e ou instrumentos ligados a delitos.

Outrossim, busca no interior de domicílio, somente com Mandado Judicial (durante o dia) ou em caso de flagrante delito (qualquer horário), na forma do art. 5º, inciso XI da Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988 c/c o art. 150 do Código Penal Brasileiro.
Um forte abraço.

APRESENTAÇÃO DO CHEQUE PRÉ-DATADO ANTES DO PRAZO GERA DANO MORAL

“Apresentar o cheque pré-datado antes do dia ajustado pelas partes gera dano moral. A questão foi julgada pela Segunda Seção do Superior Tribunal de Jusiça (STJ) em votação unânime. A decisão originou a súmula 370, o que significa que todas as instâncias superiores devem julgar processos semelhantes da mesma forma.
A questão vem sendo decidida nesse sentido há muito tempo. Entre os precedentes citados, há processos julgados de 1993. Em um desses precedentes, afirma-se que a "apresentação do cheque pré-datado antes do prazo estipulado gera o dever de indenizar, presente, como no caso, a devolução do título por ausência de provisão de fundos".
Em outro, o relator, Ministro aposentado Eduardo Ribeiro, ressaltou que a devolução de cheque pré-datado por insuficiência de fundos que foi apresentado antes da data ajustada entre as partes constitui fato capaz de gerar prejuízos de ordem moral.
A nova súmula ficou com a seguinte redação - caracteriza dano moral a apresentação antecipada do cheque pré-datado.”

(Fonte: G1)

ASSALTANTES DE BANCOS E AS FARC


"A Polícia de Minas Gerais apresentou nesta terça-feira seis suspeitos de integrar a quadrilha de roubo a bancos e carros fortes considerada a maior do País. Segundo as investigações, o grupo age também em sequestros, latrocínios, roubo de armas de uso exclusivo do Exército, invasão de Delegacias e Quartéis.

Alguns dos integrantes do bando foram presos em novembro e dezembro do ano passado. As prisões, no entanto, não foram divulgadas para não prejudicar o desdobramento das investigações, que culminaram no último dia 15 com a prisão de João Ferreira Lima, o João de Goiânia.

Além dos suspeitos, a operação denominada VANDEC – nome do policial militar morto pela quadrilha no roubo ocorrido na cidade de São Gotardo, em 2007 – apreendeu uma Van Chrysler blindada, uma metralhadora antiaérea e antitanque, celulares, giroflex, cinco toucas ninja e R$ 8 mil.

Em sua primeira fase (fevereiro de 2007), a ação resultou na prisão de sete suspeitos de participarem de assaltos a bancos nas cidades de São Gotardo, Tiros, Brasilândia de Minas e São Sebastião do Maranhão. Em novembro do ano passado, horas depois de os criminosos levarem R$ 1,25 milhão de um carro forte, em Varginha, outros cinco suspeitos foram identificados e presos por participar da ação.

João de Goiânia e Gilmar Vilarindo de Moura, o “Alemão” assumiram serem os proprietários e operadores das armas de grosso calibre, como a metralhadora .50, usada em várias ações do grupo criminoso. João estava foragido desde 1987 e Alemão não era preso desde 1998. Ele e o comparsa, Paulo César Miguêz foram presos por policiais em Tocantins, quando se deslocavam para a Venezuela.

Segundo a polícia, eles planejavam praticar o assalto de uma tonelada de ouro, avaliada em R$ 50 milhões. Além de João Ferreira Lima, participariam da ação seis ex-guerrilheiros da FARCs - FORÇAS ARMADAS REVOLUCIONÁRIAS DA COLÔMBIA.

O roubo ocorreria entre as cidades de São Romão e Margarita, na Venezuela, onde o veículo de transporte do ouro seria interceptado. Uma Hammer e uma esteira rolante seriam usadas para transportar o produto do roubo."

(Fonte: IG)